faceboook

11 funcionalidades sensacionais do Premiere e After Effects

Os programas de edição de vídeos da Adobe são requisito básico para quem quer ser um profissional. Veja essas dicas para usar o Premiere e o After (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Muitas vezes, editar vídeos é uma tarefa árdua e complicada. Porém, existem alguns softwares para torná-la mais fácil e eficiente. Dois dos mais famosos no mundo são produzidos pela Adobe: trata-se do Premiere e do After Effects.
Completos e bastante conhecidos no segmento, esses programas trabalham bem em conjunto ou separadamente — atendendo, cada um, um nicho bem específico. Por isso, é preciso apenas escolher a melhor opção para o resultado que você busca.
Conheça, a seguir, algumas das funcionalidades do Premiere e do After Effects:

Funcionalidades do Adobe Premiere

Embora sejam muitas vezes confundidos ou usados como se fizessem a mesma função, o Premiere e o After Effects são bem diferentes.
O Premiere é um aplicativo de edição de vídeo não linear, com ferramentas de edição em tempo real que permitem controlar quase todos os aspectos da produção.
Veja algumas das funcionalidades mais interessantes da ferramenta:

1. Edição

Que o Premiere é um editor de vídeo não é novidade. Mas algumas funcionalidades da ferramenta tornam o ato de editar mais simples, mesmo para quem é iniciante.
O sistema de arrastar e soltar é o maior responsável por essa facilidade na criação de clipes.
Além disso, existem as funções Quick — para clipes rápidos ou para quem é iniciante na ferramenta — e Expert.
Na Quick, tem-se um único storyboard, rápido e fácil de usar. Já a Expert usa um storyboard mais complexo, dividido em várias faixas de:

  • áudio;
  • narração;
  • trilha sonora;
  • vídeo;
  • entre outros.

2. Ferramenta “Título”

Baseada na estrutura que a Adobe usa para trabalhar com texto e com gráficos no Photoshop e no Illustrator, a ferramenta permite adicionar textos diretamente no monitor do programa de forma simples e intuitiva.
Além disso, alterar o tamanho e a posição do texto é fácil e rápido, bem como mudar a sua cor, a sua fonte ou o seu alinhamento.
Os títulos e os gráficos criados no monitor do programa são adicionados automaticamente à sequência, o que garante economia de tempo e oferece flexibilidade ao processo criativo.

3. Modelos de animações

Quando são usadas animações em clipes, geralmente elas são criadas no After Effects (já que os editores de vídeo em geral não têm a experiência necessária para criá-los).
A habilidade de poder mudar as propriedades do núcleo rápida e eficientemente, porém, é muito útil.
Essa é uma das funções disponíveis no Premiere: é possível alterar certas variáveis (definidas no After Effects) sem mudar o visual geral. Por exemplo:

  • cor;
  • disposição;
  • layout;
  • tamanho;
  • texto;
  • entre outros.

Os modelos de animação podem ser compartilhados por meio da integração com as bibliotecas do pacote Creative Cloud (CC).

4. Painel “Áudio Essencial”

É comum que os editores de vídeo incorporem o áudio no clipe sem a ajuda de um profissional.
O painel “Áudio Essencial” permite que as técnicas de mixagem sejam manipuladas facilmente. É possível descobrir se um arquivo de áudio é música, efeito, diálogo ou som ambiente e selecioná-lo para obter o som ideal com agilidade.
Além disso, todo o material criado pode ser compartilhado no Adobe Stock, onde pode ser encontrado por potenciais compradores.

5. Instant Fix

As opções de ajuste instantâneo (Instant Fix) permitem fazer ajustes rápidos em imagens, tais como:

  • ajuste de cor;
  • contraste;
  • recorte;
  • remoção de olhos vermelhos;
  • entre outros.

Na opção Smart Fix, o programa faz mudanças automáticas para deixar a imagem mais bonita com base em padrões pré-definidos internamente na ferramenta.

6. Áudio ambi sônico para VR

Plataformas habilitadas para Virtual Reality (realidade virtual ou VR) usam áudio ambi sônico (que é sensível ao posicionamento representado no vídeo esférico). E o Premiere permite criar áudio desse tipo e, ainda, ajustá-lo de acordo com a sua posição e com a sua orientação.

A ideia é levar a experiência de VR ao próximo nível.

Funcionalidades sensacionais do Premiere e after effects

Funcionalidades do After Effects

Criado pela Company of Science and Art (CoSA), uma pequena desenvolvedora de software dos EUA, em 1993, só chegou ao usuário final em 1995, já pelas mãos da Adobe.
Hoje, integra a solução Adobe para criação de vídeo digital como o especialista em composição e finalização de vídeo.
O After Effects é bem diferente do Premiere: ele serve para criar gráficos em movimento e efeitos visuais com precisão, eficiência e variedade. Ou seja, faz retoques e acabamentos finais, como:

  • animações diversas;
  • criação de vinhetas;
  • efeitos especiais;
  • inserção de elementos gráficos;
  • manipulação de cores;
  • entre outros.

Conheça algumas funcionalidades interessantes da solução:

1. Modelos de animações

Animações criadas no After Effects podem ser transformadas em modelos, com controles selecionados incluídos. Depois, podem ser compartilhadas por meio das bibliotecas da CC ou até como um arquivo local. Assim, os editores de vídeo podem usar os modelos no Premiere.

2. Correção da Vibração da Câmera

É comum que os editores tenham de lidar com gravações pouco nítidas, causadas por tremor do equipamento, que produz desfoques indesejados. Com a tecnologia de fluxo óptico, o efeito “Correção de Vibração da Câmera” reduz essas ocorrências e recupera capturas desfocadas.

3. Alta taxa de quadros

É possível configurar taxas de até 999 quadros por segundo nas composições, na interpretação de gravação e em outras propriedades. Agora, portanto, gravações em 120 e 240 quadros por segundo, vinda de câmeras de iPhone e GoPro Hero, também podem ser manipuladas na ferramenta.

4. Adobe Character Animator

Embora o Adobe Character Animator seja um produto autônomo da CC, vem em conjunto com o After Effects e pode ser iniciado de dentro dele. A ferramenta usa tecnologia de reconhecimento facial para capturar expressões com uma câmera e um microfone e trazer imagens estáticas do Photoshop ou do Illustrator à vida.

5. Rastreamento facial

A tecnologia de rastreamento facial vinda do Adobe Character Animator foi integrada ao After Effects para criar máscaras que permitem isolar rostos. Com isso, é possível fazer efeitos, camadas ou outros objetos para características específicas e tornar alguns fluxos — como maquiagem digital e mudança de olhos — mais simples.
Você gostou deste post sobre as funcionalidades do Premiere e do After Effects? Então entre em contato com a gente para compartilhar a sua ou pedir mais informações para acabar de vez com todas as suas dúvidas!

2 Comentários

  1. Sim eu queria fazer muito um curso mas não sei como

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!