Qual importância das métricas de Marketing no seu negócio?
Foi comprovado que muitas empresas não usam as métricas para medir otimizar seus sites e a outra grande maioria chega a não saber nem utilizá-las.(...)
Autor: Redação Impacta
Conforme o último relatório da e-bit, o setor de comércio eletrônico brasileiro cresceu 12% somente no primeiro semestre de 2019, tal crescimento representa R$26,4 bilhões de faturamento.
É por esse potencial demonstrado pelo e-commerce, que cada vez mais pessoas tendem a entrar nas plataformas de vendas, aumentando assim a disputa pelo cliente virtual. Mas será que as empresas online estão se preparando para essa concorrência?
Muitas utilizam Redes Sociais, Google Ads, noções de Usabilidade, Google Analytics, pagam diversos softwares para gerar outros diversos relatórios, tudo isso a fim de mensurar os resultados de suas ações. Mas o que está sendo feito com tanta informação?
Para tirar o melhor proveito dos relatórios e dados, é preciso saber usá-los com inteligência de negócio. Uma dica para começar é entender quais são as principais métricas do marketing que podem ajudar na sua loja online ou site
Separamos algumas no artigo de hoje, acompanhe!
Principais métricas do marketing
Tráfego no site
Se a sua empresa possui um site na web, você já está no caminho certo para o sucesso. Mas não é apenas lançá-lo, é preciso acompanhar os dados e as taxas de satisfação dos usuários.
Por isso, é fundamental o constante trabalho dedicado na análise dos dados do seu site com o objetivo de aumentar o número de clientes.
O primeiro tópico a se analisar é o tráfego no site. As pessoas devem conhecer sua plataforma, para que o visitem e se interessem pelos produtos oferecidos.
Quanto maior o tráfego, as chances de vendas serão maiores e o lucro da empresa crescerá. Com ele é possível realizar as análises e elaborar estratégias baseadas no resultado, para que a expansão possa ser melhorada.
Dentro do tráfego existem dois tipos de caminho em que os usuários cheguem ao seu site, que são:
– Tráfego orgânico: são aqueles que chegam até a plataforma através de ferramentas de busca como o Google, Bing, Duck Duck Go e etc. Para isso,o trabalho de SEO é fundamental.
– Tráfego pago: aqueles que chegaram por algum anúncio como o Google Ads, Facebook ADS, links patrocinados, entre outros.
O investimento no tráfego orgânico deve ser a longo prazo, visto que a competição para ser o site melhor ranqueado será acirrado. Se deseja algo imediato o melhor a se fazer é optar pelo pago, criando sua campanha de divulgação e gerando mais visitantes.
Taxa de conversão
Esse indicador mede os usuários que fizeram uma compra em seu site, baixaram um E-book, se inscreveram em uma Newsletter, preencheram um formulário e muito mais.
O cálculo é feito pelo número de navegações em seu site, dividido pelo número de usuários que finalizaram esse processo. Se o valor estiver baixo é preciso identificar os problemas na finalização da compra.
Esse indicador é bom para analisar se as estratégias do Marketing estão realmente sendo eficazes, ou mesmo se existe algum problema de usabilidade no seu site. Portanto, é sempre bom estar atento e realizando os cálculos das conversões para aperfeiçoar o resultado.
Ticket Médio
O valor que foi gasto por cada usuário no seu site é chamado de ticket médio. Esse indicador exige uma análise cuidadosa, para que veja os mínimos defeitos no processo de vendas e ofertas, surgindo mudanças que altere a solução de forma drástica.
Para fazer esse cálculo é necessário dividir o faturamento total pelo número de vendas do período selecionado, uma conta simples e que pode restabelecer o lucro da empresa.
Esse valor pode aumentar de acordo com a estratégia utilizada, tais como promoções, programas de fidelidade e frete grátis, que acabam gerando interesse no público. Por isso, é sempre bom conversar com o departamento do marketing e pensar em qual o melhor método para se utilizar, de acordo com a sua necessidade.
Abandono de carrinho
Outro elemento essencial para analisar o desempenho de seu site é o abandono de carrinho. Ou seja, se o número de pessoas que desistem da compra é alto. Conhecer os motivos da desistência do cliente é primordial, trabalhando em uma forma para que esses problemas deixem de ocorrer, melhorando a efetividade de vendas e gerando mais lucro.
As principais causas do abandono de carrinho são:
– Preço do frete: O cliente quer que o produto chegue o mais rápido possível em sua residência, mas o valor do frete não pode estar acima do normal, pois muitas vezes a compra está em um valor elevado, com o custo do frete pode acabar assustando os usuários.
A melhor solução seria de pesquisar valores de frete dos demais sites e tentar nivelar a taxa, ou até mesmo um desconto de frete grátis a partir de um determinado preço gasto em compras.
– Navegação: Sites lentos e páginas com erro podem dificultar a navegação, com essas barreiras o cliente acaba desistindo de continuar com a compra. Talvez seja necessário mudar a plataforma ou o layout da página, para que não fique pesado a navegação, facilitando o acesso e a experiência dos usuários.
– Forma de pagamento indisponível: Os clientes sempre estão em busca de sites que ofereçam diversas formas de pagamento, para que no final do mês não tenha que passar por aquele aperto nas contas.
Existem várias bandeiras de cartões, forma de pagamento online como PicPay, Mercado Pago e outros, pagamento em débito automático, são diversas formas de pagamento online que você pode oferecer, e se o usuário não encontra aquela que seja melhor para si, ele logo desiste de sua compra.
– Pesquisa de valores: Muitos consumidores entram no site para visualizar um produto, calcular o frete e analisar qual site terá o menor custo, outros selecionam os itens no carrinho e na hora do pagamento se questiona se realmente é necessário para aquele momento.
Como forma de incentivo, que tal oferecer um cupom de desconto? Ou optar por reviews e descrições para enviar informações para o cliente, o ajudando a tomar uma decisão.
Existem outros diversos motivos para o acontecimento desse indicador. Fique sempre ligado no número de casos como esses, estima-se que percentual máximo seja de 65%, caso esteja acima é bom revisar as dicas e repensar melhor as estratégias utilizadas.
As métricas do marketing são de extrema importância para a evolução de sua plataforma, para que cada dia mais ela esteja melhor ranqueada, por isso permaneça sempre atento aos valores de cada indicador, eles ajudam a entender o comportamento de seus consumidores, otimizar seus investimentos, utilizando do lucro gerado para buscar novos modos de atrair os usuários e investindo em campanhas.
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Muito bom este post.
Você trabalha com marketing digital a quanto tempo?
Eu também tenho uma página com um conteúdo incrível, você vai aprender a fazer uma coisa no youtube que você nunca imaginou que fosse possível.
É para conseguir tráfego de visitantes, sem subir vídeo nenhum, nem pagar anúncios.
Vou deixar a página ai no campo site, da uma espiada.