5 Tendências para Web Design em 2015
Agência de Web Design de Long Island, nos Estados Unidos, criou um infográfico apontando as cinco principais tendências para a área no ano de 2015.(...)
Autor: Bruno Saes
Toda empresa sabe da importância de ter um website com qualidade e que proporcione uma boa experiência ao usuário, servindo para engajar consumidores e ampliar seu espaço no mercado, seja on-line ou não. Pensando nisso, a Bowen Media, agência de Web Design de Long Island, nos Estados Unidos, criou um infográfico apontando as cinco principais tendências para a área no ano de 2015.
Além das dicas de tendências, a agência apresenta dados, que, apesar de se tratarem do universo dos EUA, servem para confirmar um cenário mundial no setor de web:
1 – Web Design com foco no Mobile
Dizer que o design de sites deve ser adaptável aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pode parecer um tema batido, mas, por incrível que pareça, ainda existem muitas páginas na internet que não são responsivas ou adaptadas para navegação mobile.
Segundo o estudo, 57% dos consumidores norte americanos não recomendam empresas com sites ruins no mobile. Além disso, 67% dos usuários preferem comprar em um site que está adaptado aos dispositivos móveis.
Se isso ainda não te convenceu, um levantamento do Google aponta que 48% dos usuários sentem que uma empresa, que não tenha um site funcional em smartphones, está desinteressada com os negócios.
2 – Scroll Interativo
Scrolling nada mais é do que a rolagem para visualização das informações em uma página de web. No infográfico da Bowen Media são apresentados dois tipos do chamado scroll interativo: parallax e infinito.
Parallax, chamado também em português de “paralaxe”, é um tipo de rolagem usado para ganhar a atenção dos visitantes em um website, mostrando elementos em 3D e guiando o usuário para uma área específica.
Já o Scroll Infinito é uma técnica de web design que carrega o conteúdo da página automaticamente enquanto o usuário faz a rolagem, diminuindo o tempo de espera do usuário. Espera essa que, segundo o estudo, gera descontentamento em 66% dos usuários de ambiente mobile. Além disso, esse tipo de scroll dispensa o clique, que, com o avanço das telas touchscreen, perde cada vez mais lugar.
3 – Flat Design
Flat design é uma espécie de filosofia para web design que se populariza cada vez mais entre os profissionais da área, defendendo a simplicidade com bordas nítidas, cores brilhantes e ilustrações 2D, ao invés dos efeitos 3D.
A tendência do uso do Flat Design proporciona interfaces mais clean, facilitando a experiência do usuário. Além de carregar mais rapidamente a página e funcionar bem com design responsivo.
4 – Sites de páginas únicas
A ideia de ter todo o conteúdo condensado em uma só página da web pode soar estranha. Porém, são vários os argumentos que comprovam que a técnica de design funciona e explicam a crescente popularidade entre os sites e, principalmente, nos dispositivos móveis.
Com a página única, a navegação fica mais fácil, oferecendo conteúdo atrativo e condensado, focado no visual para contar uma história e transmitindo rapidamente sua mensagem para os usuários, que, segundo o infográfico, levam, em média, apenas oito segundos para perder a atenção em um site.
5 – Layouts simples e clean
Ter um layout simples é essencial para criar uma experiência de usuário que o guie pela página. Para conseguir isso, o levantamento aponta para o foco em fotografias de alta qualidade, utilizando o mínimo de texto, levando em conta o dado que diz que 90% da informação transmitida para o cérebro é visual.
Além disso, a tipografia utilizada, desde o logo até os links no website, deverá ser estudada para estar de acordo com a linha da empresa e ainda ser de fácil leitura ao usuário. Para garantir um layout simples, deverá ainda remover quaisquer páginas e itens desnecessários, visando simplificar a navegação.
Quer ver como ficou o infográfico (em inglês) da agência Bowen Media? Clique aqui.
Deixe o seu comentário!