Você sabe o que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um método eficaz de fazer negócios online. Mas você sabe o que significa? Saiba mais e deixe seu negócio no topo do marketing (...)
Autor: Redação Impacta
Os empreendedores que procuram lançar negócios bem-sucedidos na internet tentam sempre adequar suas estratégias de mercado a metodologias que sejam comprovadas no e-commerce. E um desses casos é o Inbound Marketing.
Desde a grande popularização da internet, este tem sido o método mais eficaz para fazer negócios online. Mas você sabe o que isso significa? Veja a seguir mais explicações sobre o termo e saiba como pode deixar seu negócio online no topo do marketing digital!
Os consumidores que estão na internet mudaram seus hábitos
Quando a internet começou a ganhar terreno e mais e mais pessoas passaram a usar os canais virtuais para se comunicar e fazer pesquisas, as empresas notaram que poderiam aproveitar o espaço para divulgar seus produtos e estreitar os relacionamentos com possíveis clientes.
Mas as ações do marketing tradicional não funcionam na internet, porque os hábitos aí se mostram diferentes de como as pessoas se comportam dentro de lojas ou diante das revistas, jornais e TV. Os anúncios que tentam alcançar o maior número de pessoas possível gastam muito e dão pouco retorno.
Foi então que o Inbound Marketing inverteu esta dinâmica, gerando artifícios que levem os clientes até os produtos e serviços que estão procurando.
São os clientes que chegam até os produtos e serviços
Quem navega na internet tem amplo poder de decisão, escolhendo não só o conteúdo que vai visualizar, mas também quando e por quanto tempo. E essa liberdade de escolha e de procura transformou a relação entre empresas, marcas e seus eventuais compradores.
A metodologia nova do Inbound Marketing tem por objetivo atrair as pessoas para certos conteúdos e cativar os clientes em potencial, inicialmente a partir das buscas que são feitas na internet. Assim, os blogs, o uso de palavras-chave e as publicações em mídias sociais são utilizados para converter visitantes em leads de uma empresa.
A partir daí, disposições de call to action (CTA) e landing pages são empregadas para pegar informações sobre tais pessoas e depois transformá-las em clientes efetivos, com a nutrição constante do relacionamento feito através de redes sociais, e-mail marketing e outros canais online.
Os princípios e as vantagens do Inbound Marketing
Nessa espécie de “marketing de atração”, é possível criar conteúdo direcionado e segmentado, o que vai responder às expectativas dos clientes e suas demandas. As iniciativas de marketing específicas e ferramentas ajudam a transformar os visitantes em compradores e, dependendo-se da nutrição da relação com a marca e da satisfação, futuramente até em promotores.
Além disso, o Inbound Marketing é multicanal por natureza, aproximando-se das pessoas onde elas estiverem, no canal em que quiserem interagir com o empreendedor. O altíssimo nível de integração que pode ser conseguido, a pouco custo, faz desta ferramenta algo essencial para o posicionamento online de uma marca, botando quase em pé de igualdade grandes e menores empresas.
A metodologia abrange os vários estágios do ciclo de vida de um cliente. O Inbound Marketing capacita os empreendedores para atrair visitantes, convertê-los em leads, depois em clientes e, eventualmente, em promotores da marca. A metodologia reconhece que marketing de atração não acontece por acaso, você deve saber como fazê-lo.
Gostou do conteúdo? Veja este vídeo com o instrutor Rogério Costa, explicando as vantagens de se fazer um curso de Inbound Marketing:
Curtiu o post? Deixe seu comentário se tiver dúvidas ou gostaria de auxílio para o começo do curso!
Sou jornalista e tive interesse no curso. Entretanto, não sei se meus conhecimentos são suficientes para ele. Poderiam me especificar se preciso saber algo de marketing?
Olá, Ligia. O curso de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing aborda desde conceitos básicos até as técnicas e estratégias mais avançadas para captação, relacionamento e fidelização de clientes através de conteúdo digital. É importante ter certa familiaridade com Marketing Digital, redes sociais e produção de conteúdo – que você como jornalista já tem.
Para tirar mais dúvidas sobre o curso, você pode nos passar seus dados – telefone e e-mail – que um de nossos consultores especializados entrará em contato com você e passará todas as informações. Não se preocupe, pois os seus dados não serão divulgados.
Obrigado.