3 inspirações para criar o design de sites mobile
Se seu site ainda não está preparada para os dispositivos móveis é bom começar já. Para te ajudar, veja 3 inspirações para o design de sites mobile(...)
Autor: Redação Impacta
Mesmo com o número cada vez maior de pessoas que acessam a internet exclusivamente por meio de seus celulares, muitas empresas – e até profissionais – ainda não entenderam os diferenciais do design para sites mobile no mercado web. Mas segundo alguns dados recentes, é bom começar a pensar no assunto.
Em uma pesquisa feita pelo Google em parceria com o IBOPE, descobriu-se que 77% das buscas vindas através de tablets e smartphones são feitas em casa ou no trabalho – locais onde normalmente as pessoas têm acesso a computadores convencionais – mostrando que boa parte das pessoas tem preferido estes equipamentos cada vez mais na hora de navegar na internet. Inclusive na hora de ler as notícias (12% do conteúdo acessado através de mobiles) e fazer suas compras (7%).
De olho nesta crescente cultura de acessos através dos pequenos aparelhos, o gigante do Vale do Silício resolveu fazer importantes mudanças em seu algorítimo no dia 21 de abril de 2015, privilegiando os endereços com design mobile-friendly em seus resultados de busca.
Mas quais são as principais características deste novo ciclo de design para web?
Como planejar o design de sites mobile?
Para quem já tem um site na internet e não sabe se ele é ou não amigável para dispositivos móveis, o Google tem uma ferramenta que é uma mão na roda. Basta acessar o teste de compatibilidade fornecido pela empresa e ver se está tudo ok. Mas para aqueles que ainda estão planejando colocar uma página na rede existem outras dicas que podem ajudar bastante.
Webflow | Design fácil para navegar com os dedos
O site webflow.com é, além de uma ótima ferramenta, uma excelente referência de site produzido para se navegar em qualquer em qualquer dispositivo e com qualquer tamanho de tela. Algo que nem sempre é pensando pelos arquitetos de informação e web designers.
As vezes o botão de uma home page fica visível e prático na tela do desktop, mas escondido na do celular. Por isso é sempre bom pensar com o conceito de mobile first, ou seja, primeiramente em como a página vai ser mostrada nos smartphones e tablets e só depois nas telas maiores. Desta forma, aquele designer esperto que sabe desenvolver um projeto web, cria desde o começo uma noção dos tamanhos ideais para cada resolução.
Wired | Tamanho das fontes
É muito fácil comprometer a leitura do usuário que tenta ler o conteúdo de um site em telas como a dos smartphones. Mas a Wired, uma das revistas mais comentadas do mundo, soube resolver muito bem isso em seu novo portal.
Sabendo que uma home page não tem que servir como exame de vista para o usuário, o designer deve trabalhar com tamanhos de fontes que deem a melhor leitura na tela. O ideal é usar algo entre 16 e 20 pixels para o conteúdo e 22 a 24 para os títulos.
Oui Surf | Velocidade de carregamento
A web série francesa Oui Surf é um modelo a se seguir de velocidade de carregamento. Ainda que o foco seja seus vídeos, o loading não dura para sempre e, quando acessado através do smartphone, ele troca os filmes por imagens antes do clique.
Vale lembrar que o usuário que usa o celular para ler alguma coisa no ônibus no caminho para o trabalho não quer gastar todo o plano de dados do seu 3G vendo apenas um site, por isso é bom que o designer saiba um pouco de lógica de programação (ou tenha bons amigos desenvolvedores) para entender como deixar o carregamento da página o mais rápido possível.
Faça a diferença na sua carreira
Agora que você já sabe a importância dos sites mobile, que tal se profissionalizar em Tecnologia e Projeto Web e fazer a diferença no mercado?
Deixe o seu comentário!