Veja como ajudar seu cliente a ter mais segurança no PC
O que você, no papel de técnico em informática, poderia fazer para orientar melhor seus clientes a conseguir mais segurança no PC? Veja aqui!
Autor: Redação Impacta
Quem trabalha conectado a computadores e sistemas informatizados sabe muito bem sobre o grande perigo que é perder dados ou ter as atividades paralisadas por conta de condutas mal intencionadas na rede ou do contato com arquivos infectados trazidos de fora. A segurança de sua rede de computadores é algo importante não só quando há informações confidenciais ou de forte potencial estratégico da empresa sendo manipuladas por seus funcionários, também é essencial para conservar a produtividade em alta. O mesmo pode se falar de quem trabalha como autônomo, em casa, ou simplesmente usa o computador nos momentos de lazer.
Afinal, hoje em dia o computador se tornou um aparelho eletrônico de alta importância. Portanto, o que você, no papel de técnico em informática, poderia fazer para orientar melhor seus clientes a conseguir mais segurança no PC, seja doméstico ou de sua empresa?
Sugira um bom software antivírus
Tais programas são planejados para resguardar os computadores de vírus informáticos. Esses tipos de ameaça referem-se a programas que, quando instalados em um computador, podem fazer grandes estragos: desde corromper arquivos até capturar senhas de seus usuários.
Todos os vírus de computador funcionam de forma semelhante aos vírus biológicos, multiplicando-se e se espalhando para outros computadores, que seriam seus hospedeiros. Eles se escondem, a fim de não serem eliminados, e os bons softwares antivírus pagos oferecerão ajuda e suporte necessário para uma excelente proteção.
Instale programas antispyware
Além dos vírus, outro grande perigo que pode ser trazido para uma empresa são os spywares. Trata-se de programas que capturam e transmitem suas informações para crackers e outras pessoas mal intencionadas. Os antispywares procuram dentro do computador a existência de algum programa deste tipo e toma as providências para exterminá-lo.
Mantenha o sistema operacional atualizado
É importante que seu Windows (ou outro sistema operacional) esteja sempre atualizado. Não só vai se tornar mais difícil para os crackers e vírus penetrarem em seu computador, mas vale lembrar que alguns softwares de proteção podem não funcionar bem com o sistema que está fora da atualização devida. Você pode, inclusive, configurar o sistema para fazer isso de forma automática.
Obtenha um firewall
Este recurso é usado para bloquear e expulsar qualquer arquivo ou execução que tenha algum aspecto duvidoso, sem que sua máquina seja infectada. Por isso, torna-se um grande parceiro do antivírus: se o firewall falhar, e o computador for infectado, haverá ainda a oportunidade de limpar o computador com o antivírus.
Eduque seus clientes a como navegar adequadamente na internet
Muitos vírus e portas para hackers são trazidos pelos próprios usuários do computador. Assim, o técnico deve conversar com os clientes a respeito de coisas que poderiam lhe expor a esses riscos. Uma delas é não clicar em links desconhecidos dentro de seus e-mails ou nos websites que aparentem ser suspeitos. Também não devem ser feitos downloads de arquivos que não se conhece a procedência.
Quanto mais o técnico de computação ajuda os clientes, melhor vai ser o relacionamento com eles e maior será a sua satisfação. Se você der dicas quentes para as pessoas, elas vão passar a confiar muito mais em seu trabalho e seriedade como profissional.
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Não pare de atualizar seus conhecimentos!
A melhor maneira de estar sempre preparado para atender seus clientes é se manter atualizado e preparado para as tendências do mercado. Para isso, nada melhor do que os cursos e certificações da Impacta Tecnologia.
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