Como investir em Marketing de Conteúdo?
Ainda tem dúvidas se deve investir em Marketing de Conteúdo? Então confira aqui 6 bons motivos e ainda 12 estatísticas para você ter certeza!
Autor: Bruno Saes
O marketing digital mudou a maneira das empresas e marcas se comunicarem, atraírem clientes e se relacionarem com seu público. (Entenda as principais diferenças entre o marketing tradicional e o digital). E uma parte muito importante dessa nova era é o conteúdo!
O Marketing de conteúdo – ou Content Marketing – visa atrair e engajar o público-alvo da sua empresa através da produção de conteúdo relevante e valioso para ele.
Oferecendo artigos, e-Books, vídeos, tutoriais e outros tipos de conteúdo, você atrai interessados e cria uma percepção positiva da sua marca, sempre com o objetivo final de gerar mais vendas e exposição da marca.
Para facilitar, separamos alguns números que mostram que você deve começar a investir em Marketing de Conteúdo agora. Veja:
6 motivos e 12 números para investir em Marketing de Conteúdo
1 – O marketing tradicional perde força
- 38% – Foi a queda de audiência média da TV Globo entre 2004 e 2014. O SBT perdeu 33% no mesmo período.
- 540.000 – É o número de telefones cadastrados no Procon de São Paulo para não receber chamadas de telemarketing.
2 – O público está na internet
- 3h40 – é o tempo médio que um brasileiro maior de 16 anos passa por dia na internet, segundo a Secretaria de Comunicação Social. Esse tempo é maior do que em qualquer outro meio de comunicação.
- 89 milhões – é o número de brasileiros que usam o Facebook. As redes sociais são muito utilizadas para consumir e compartilhar conteúdo.
3 – O Marketing de conteúdo é efetivo
- 67% – mais leads recebem as empresas que mantém um blog atualizado, segundo o site Viver de Blog.
- 62% – mais barato é o marketing de conteúdo em relação ao tradicional. Além disso, com conteúdo são gerados 3 vezes mais leads. Os dados são do DemandMetric.
4 – Está em constante crescimento
- 69% – dos profissionais que trabalham marketing de conteúdo planejam aumentar o orçamento para os próximos anos, segundo levantamento da Rock Content.
- 82% – dos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo desejam aumentar o conhecimento da marca. Em segundo lugar vem a geração de leads.
5 – Conteúdo te ajuda a ganhar “evangelizadores da marca”
- 70% – dos clientes afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.
- 50% – do tempo online de um usuário é gasto consumindo conteúdo.
6 – Apareça nas buscas
- 14,6% – é a taxa de fechamento de leads adquiridos através de forma orgânica – SEO. Em comparação a taxa para leads “outbound” – como impressos e mala direta – é de apenas 1,7%.
- 434% – a mais de páginas indexadas nos buscadores. Esse é o resultado de sites que têm blogs em comparação aos que não têm.
E aí, é bastante motivo para você investir já no conteúdo, não é mesmo? Deixe seu comentário e diga o que achou ou se ficou com alguma dúvida!
Conheça o curso de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing da Impacta e seja um especialista na nova era de vendas e comunicação.
Adorei o artigo sobre Inbound Marketing, era exatamente o que eu estava procurando para me dar uma ideia para o meu trabalho da faculdade.
Muito Obrigada!
Que bom que te ajudou, Amanda.
Artigo muito interessante, irá me ajudar muito em um projeto que estou desenvolvendo.. obrigado pelo post..
Que bom que te ajudou, Miguel! Continue lendo sobre marketing de digital e recebe as novidades primeiro, inscrevendo-se na nossa newsletter!
bom dia.
aqui na Agencia NOIMD a utilização do marketing de conteúdo têm dado resultados aos nossos clientes, e projetos internos, no fortalecimento orgânico (tráfego, branding, autoridade). e vamos investir em formatos que ainda não usamos, para mais resultado.