Gerente de projetos: a arte de formar uma equipe
O gerente de projetos é um administrador de recursos, mas também precisa ser capaz de gerir de forma eficaz um grupo de pessoas diferentes. Saiba mais (...)
Autor: Redação Impacta
O mercado hoje está “projetizado”. Este neologismo visa explicar um fenômeno, que vem ganhando força no Brasil, em que as constantes mudanças e a concorrência feroz exigem das empresas um profissional capaz de lidar com elas da melhor forma possível.
A figura do gerente de projetos é a de um administrador de recursos que, a fim de atingir os objetivos estratégicos de uma empreitada, lança mão de recursos para criar e manter uma equipe coesa, focada na obtenção de resultados. Mas quais as características desse profissional e do seu ambiente de trabalho o torna capaz de gerir de forma eficaz um grupo de pessoas diferentes? É o que veremos no post de hoje.
Conhecimento
A base de todo profissional é o conhecimento. Nesse termo abrangemos não apenas a educação formal (livros, aulas, workshops), mas a própria capacidade de transformar esse conhecimento em ferramentas para o uso diário.
Segundo o PMBOK (um guia do gerenciamento de projetos), são dez as áreas de conhecimento em projetos:
- Gerenciamento de Escopo
- Gerenciamento de Tempo
- Gerenciamento de Custos
- Gerenciamento de Qualidade
- Gerenciamento de Aquisições
- Gerenciamento de Recursos Humanos
- Gerenciamento de Comunicações
- Gerenciamento de Riscos
- Gerenciamento das Partes Interessadas
- Gerenciamento da Integração
Portanto, o gerente deve conhecer o projeto para fazer um acompanhamento das ações de cada área e como elas irão afetar o todo, traçando planos que comportem as inevitáveis mudanças no decorrer do tempo. E, como é possível intuir, para se fazer isso não basta estar familiarizado com relatórios, é fundamental estar em contato e administrar pessoas. Afinal de contas, nenhuma equipe é composta por planilhas de Excel.
Habilidades
Para se assumir esta importante função, o profissional deve ter um alto grau de competência em algumas áreas. Dinamismo, flexibilidade, liderança e equilíbrio são quatro das quais não se pode abrir mão. Muito embora muitos as considerem inatas, com persistência e prática é possível trabalhar a si mesmo para atingi-las com sucesso.
O gerente de projetos deverá estar sempre disposto a mudar suas ideias e pontos de vista de forma a alcançar os objetivos, sempre que necessário, mas não sem antes ter certeza de que esta é a melhor forma de proceder. Para montar sua equipe, precisa entender e cultivar as potencialidades de cada um e como elas formam as engrenagens para o sucesso do todo.
Atitudes
A primeira atitude de todo gerente de projetos é analisar. Da ideia ao projeto, passando pelos clientes, equipe, áreas de conhecimento, tudo que irá fazer parte da sua jornada. Muitos profissionais acabam, na vontade de apresentar resultados, fazendo por experiência e bom senso. Mas os riscos assumidos são infinitamente maiores – e desnecessários.
A segunda é trabalhar a equipe para que cada um esteja ciente de suas responsabilidades, inclusive você mesmo. O interessante do universo de projetos é a possibilidade de liderar ao invés de manter uma atitude autoritária. O líder é aquele que junta esforços para conseguir melhores resultados para todos os envolvidos.
Mudar o foco também é necessário. Embora gerenciar signifique prestar atenção à big picture, ao macrocosmo do seu universo, também é necessário poder colocar a lente de aumento sempre que necessário para entender os processos, a fim de encontrar alguma falha ou de propor (ou aceitar) mudanças.
É lógico que dentro de um cenário tão dinâmico, os obstáculos e a pressão existem. Os atritos entre membros da equipe exigem jogo de cintura, principalmente se o projeto em si está em uma fase tensa. É necessário dominar as ferramentas para dispor do que for necessário quando surgir a necessidade. E a melhor dica que podemos dar é valorizar o trabalho de toda a equipe a cada passo conquistado.
Afinal, um projeto pode ser difícil, mas fica bem melhor quando temos com quem dividir os problemas e somar as alegrias. Continue lendo, aqui, sobre outras habilidades desejadas pelas empresas nos profissionais em geral. E, caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!
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