Conheça 8 dicas para se destacar e liderar uma equipe em sua empresa
Liderar uma equipe não é tarefa fácil, mas pode ser fundamental para o crescimento profissional. A gente te ajuda com algumas dicas. Confira!
Autor: Maria Cecilia Antunes
Diversos profissionais sonham em desenvolver suas carreiras para conseguir se destacar no trabalho e conquistar cargos mais altos, onde tenham a chance de liderar uma equipe. Além disso, cada vez mais as empresas buscam identificar o perfil para liderança quando vão atrás de novos colaboradores, independentemente de seu cargo.
Entretanto, em um mercado altamente acirrado, essa meta requer muita preparação. Além de dominar os conhecimentos exigidos pela sua função, mostrar iniciativa e ter engajamento, você precisará desenvolver novas habilidades e mostrar que é um profissional diferenciado, capaz de assumir grandes responsabilidades.
Assim, para se sobressair e atender às expectativas do mercado, confira nossas 8 dicas para se tornar um bom líder e conquistar seus objetivos!
1. Invista em uma comunicação eficiente
Um bom líder conhece a importância de se comunicar bem, de forma clara e objetiva, para ser compreendido por sua equipe, disseminar valores e estratégias para o negócio e estabelecer um fluxo de trabalho ordenado.
Entretanto, a comunicação é uma via de mão dupla. O líder também deve saber escutar. Seja acessível e esteja preparado para ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. Estabelecer um canal aberto para o diálogo ajuda a construir um ambiente mais saudável, de entendimento e confiança, dentro da empresa.
2. Dê o exemplo
“Faça o que eu digo, mas não o que eu faço” geralmente não funciona para inspirar pessoas e ter uma equipe motivada a seu lado. Líderes precisam demonstrar, e não apenas comandar.
Se você observa problemas com colaboradores chegando atrasados, por exemplo, seja pontual. Não tire vantagem da sua posição para prolongar o horário de almoço ou sair mais cedo quando isso não é necessário. Se você planeja cobrar essas atitudes de sua equipe, precisa estar preparado para fazer o mesmo.
Paixão e comprometimento são contagiantes, especialmente quando o líder se propõe a dar o exemplo. Dessa forma, você ganha o respeito de sua equipe e provavelmente terá um time de pessoas com muito mais energia e vontade de dar o melhor de si.
3. Lidere com caráter
O carisma é uma qualidade que ajuda muitas pessoas a tornarem-se líderes. Porém, você não precisa ser venerado pela equipe, e sim respeitado. Líderes honestos criam um ambiente de confiança, integridade e, consequentemente, são admirados por seus colaboradores.
Quando você considera o caráter e a honestidade como um hábito em sua gestão, acaba ganhando a estima da equipe e estimulando as pessoas a agirem da mesma forma.
4. Defina objetivos e processos claros
Quando uma pessoa ocupa um cargo de maior responsabilidade, precisa aprender a se planejar, organizar uma rotina de trabalho, metas e tarefas para a equipe. Além disso, deve buscar meios de comunicar objetivos de forma assertiva e alinhá-los às estratégias da empresa.
Faz parte do trabalho do líder estabelecer processos e conduzir a equipe para que todos possam cumprir as metas estabelecidas. Desenvolva um padrão e um conjunto de indicadores eficazes para medir o desempenho dos colaboradores.
Com mais direcionamento, o time trabalha de forma mais eficiente e demonstra melhores resultados. Se observar brechas ou falhas nas equipes, invista em treinamento e capacitação.
A falta de clareza e objetivos em relação às funções no trabalho é um dos grandes motivos que faz com que colaboradores se sintam desmotivados e queiram sair de uma empresa. Compartilhe seus planos e visão de forma nítida com seus colaboradores para estabelecer um ambiente corporativo mais produtivo.
5. Foque no bom relacionamento interpessoal
Equipes e ambientes de trabalho são formados por pessoas. Portanto, preze pela harmonia e por um bom relacionamento com todos, sejam colaboradores, superiores, clientes ou prestadores de serviço.
Desencoraje — e muito menos exiba — qualquer tipo de comportamento como fofocas, preconceitos ou competitividade desnecessária dentro do seu time. Busque também feedback da sua equipe com sugestões sobre o que pode ser melhorado na empresa.
Conciliar diferentes interesses e personalidades de forma que todos sintam que seu trabalho é valorizado é uma importante tarefa para um líder.
6. Valorize o trabalho em equipe
Uma equipe que trabalha em parceria rende os melhores frutos para um negócio. Não incentive atitudes do tipo “eu fiz minha parte, mas o resultado não foi bom porque meu colega não fez o dele”.
Demonstre para sua equipe que a empresa pode ir além e conquistar muito mais se todos trabalharem em espírito colaborativo. Para isso, reforce a mensagem de que cada função é igualmente importante e que cada pessoa possui pontos fortes que podem agregar ao time. No fim, a empresa ganha muito mais se todos se ajudarem ao invés de competirem entre si.
7. Estimule a inovação
Saber liderar uma equipe é, como mencionado anteriormente, estar sempre disposto a ouvir seus colaboradores, incentivando também o debate e a circulação de ideias dentro da empresa. Toda essa diversidade de opiniões e experiências resulta em um ambiente mais criativo e propenso à inovação.
Novas ideias, capazes de fazer um negócio decolar, podem vir de diversas fontes. Estimule o pensamento inovador e você vai se surpreender com o quanto seus colaboradores têm para oferecer.
8. Nunca pare de aprender
O mundo está em constante mudança e existe sempre algo novo que pode ser aprendido para melhorar nossa vida e nossa rotina de trabalho. Um bom líder — assim como qualquer outro bom profissional — reconhece a importância de se manter atualizado e está sempre buscando formas de aperfeiçoar seu desempenho.
Nunca deixe de investir em você e estude questões técnicas de sua área, bem como assuntos relacionados à sua função, como técnicas de gestão e estratégias de negócio, por exemplo. Além disso, inspire sua equipe a fazer o mesmo. Recomende cursos interessantes e passe a mensagem de como o estudo é importante para construção de um plano de carreira consistente.
Valorize colaboradores que buscam se aperfeiçoar para dar o exemplo. Afinal, profissionais mais qualificados acrescentam muito ao seu time!
Liderar uma equipe de forma eficiente é um grande desafio e um trabalho de responsabilidade. Porém, muito recompensador para o desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Aposte em nossas dicas e veja o quanto você pode crescer e ganhar destaque em sua empresa!
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