Entenda como funciona o Excel VBA
O Excel VBA permite automatizar diversas tarefas no software de planilhas, sendo ideal para quem deseja usar as funções de programação da ferramenta. (...)
Autor: Redação Impacta
Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:
O uso do Excel VBA permite automatizar diversas tarefas feitas no software de planilhas da Microsoft. O Excel é utilizado para a análise de dados, criação de relatórios, preparação de gráficos e apresentações, além de cálculos e outros dados. Geralmente, ocorre uma repetição de passos ao trabalhar em atividades do gênero.
Um exemplo disso é preparar e enviar o mesmo tipo de relatório com certa periodicidade, apenas com informações diferentes. Um meio de aumentar a produtividade nesse processo é utilizar o Excel VBA, reduzindo o tempo gasto ao repetir essas etapas.
Mas o que é VBA?
Sucintamente, VBA significa Visual Basic for Applications.
Assim como nós temos um idioma, os softwares também têm o seu próprio. No caso da suíte Microsoft Office, onde temos o Excel, PowerPoint, Word, Access e outros programas do mesmo kit, o idioma é o VBA.
A ideia de aprender novos idiomas pode ser intimidadora, entretanto não há motivos para se preocupar. Essa linguagem é mais simples de ser aprendida do que o chinês, alemão ou russo, por exemplo. Isso acontece porque o VBA é quase simplesmente o inglês.
Assim como ocorre com outros idiomas, esse dialeto possui suas próprias estruturas gramaticais, regras e variações. A partir do momento em que você compreender esse funcionamento, usar o VBA para dar comandos ao Excel será tão simples quanto conversar na sua própria língua.
Quais as funções disponíveis com o Excel VBA?
O Excel VBA dispõe de várias funções que ajudam no cotidiano do usuário, agilizando tarefas. Veja alguns exemplos:
- Macros: enquanto o VBA é a linguagem que o Microsoft Excel utiliza, um macro é como um parágrafo com uma ou mais instruções que deverão ser executadas automaticamente pelo Excel;
- MsgBox: é uma caixa de diálogo no Excel VBA que pode ser utilizada para passar informações aos usuários do programa;
- Range Object: essa função, que pode ser considerada a mais importante do Excel VBA, é a representação de uma ou mais células em uma planilha;
- Declaração “If Then”: significa “Se, então” e é utilizada no Excel VBA para executar linhas de código quando uma condição específica é alcançada;
- Loop: é uma das mais poderosas técnicas de programação. Utilizar um Loop no Excel permite que o usuário percorra um intervalo específico de células com apenas algumas linhas de código;
- Array: um Array, ou matriz, é um grupo de variáveis. No Excel VBA, é possível referir-se a uma variável específica de um Array utilizando o nome da matriz e o número do índice;
- Controles ActiveX: com essa função, é possível criar elementos como botões de comando, caixas de texto, caixas de listagem, entre outros.
Como é a utilização do Excel VBA?
Para iniciar o uso do VBA no Excel, primeiramente é importante ter uma planilha preenchida com os dados a serem utilizados.
1. Guia desenvolvedor
Para começar a trabalhar com macros no Excel, é preciso, antes, ativar a guia desenvolvedor, já que ela não está visível por padrão. Por meio dessa aba, é possível utilizar recursos específicos, como o VBA.
Para isso, no Excel, o usuário deverá seguir o seguinte caminho: Menu Arquivo > Opções > Personalizar faixa de opções.
Feito isso, basta deixar marcada a caixa de seleção da guia desenvolvedor e clicar em OK. A partir daí, a guia já está pronta para ser utilizada.
2. Macros
Para utilizar macros, basta selecionar os dados do arquivo e ir no menu “Macros”, disponível na barra de ferramentas do Excel.
Outros menus podem ser encontrados, como a opção “Gravar macro”, por exemplo. Ao acessar esse recurso, será aberta uma janela com definições para a gravação do macro.
Caso deseje fazer uma gravação de macro antes de uma planilha ser preenchida, é necessário apenas posicionar o cursor do mouse sobre a célula que pretende gravar e seguir os passos citados acima.
Além disso, é possível definir o nome do macro com base na tarefa que ele executará e também um atalho de teclado para sua execução.
3. Formulários automáticos
A partir daí, basta iniciar o processo de automatização de tarefas. Como um exemplo, veja a seguir o processo de criação de um formulário automático no Microsoft Excel com VBA.
- Primeiramente, preencha a primeira linha da planilha com os dados correspondentes. Após isso, siga para a guia “Desenvolvedor” e, nessa guia, clique em “Visual Basic”.
- Em seguida, transcreva a expressão “Sub cria_form”. Feito isso, tecle enter e adicione a linha de código “ActiveSheet.ShowDataForm”. A terceira linha com o código “End Sub”, a essa altura, deverá já ter surgido automaticamente.
- Retorne para a planilha, clique na opção “Inserir”, escolha o primeiro botão e, em seguida, clique ao lado da coluna para que o botão seja fixado. Altere o nome do botão e dê um clique fora dele para que as alterações sejam salvas. Logo depois, clique no botão de comando para abrir a caixa de preenchimento automático.
Basta apenas que os espaços disponíveis sejam preenchidos com as informações, e a linha de código mostrará o resultado de forma automática. Após o OK, o resultado ficará disponível automaticamente.
Infinitas possibilidades
A partir desse recurso, que torna o Excel ainda mais poderoso, infinitas possibilidades podem ser aproveitadas. Uma boa forma de otimizar tarefas simples com a utilização do VBA no Excel é o envio de e-mails de forma automática toda vez que uma situação específica se concretizar.
A quantidade de código necessário varia conforme a tarefa, mas o conceito permanece sempre o mesmo.
Quais as vantagens de utilizar Excel VBA?
Existem vários benefícios trazidos pelo uso de VBA no Excel. Entre eles, podemos citar alguns.
Automatização de processos
O uso do VBA possibilita que procedimentos que são, sistematicamente, feitos da mesma forma ou com a mesma lógica possam ser automatizados por meio da programação. Isso gera grande economia de tempo e permite, consequentemente, mais produtividade.
Funções próprias
O VBA permite que o usuário crie suas próprias funções e depois as utilize em suas planilhas.
Dessa forma, é possível criar aplicações que solucionam problemas como somar dados, contar células de acordo com a cor, fazer funções de conversão, retorno de dados a partir da enésima aparição de um caractere ou, ainda, funcionalidades financeiras, fornecendo resultados precisos.
Pequenos sistemas e formulários
Com VBA também é possível criar ferramentas como formulários dentro do próprio Excel e pequenos sistemas para as necessidades do seu negócio.
Manipulação de banco de dados
O Excel pode ser vinculado com boa parte dos bancos de dados, e isso também inclui o VBA.
Utilizar VBA permite que relatórios em Excel sejam gerados, além de criar sistemas com cadastros, gerenciar informações, juntar referências de tabelas e utilizar um banco de dados como fonte do sistema.
Confira esse vídeo com o instrutor Leonardo Costa, sobre a criação de gráficos dinâmicos no VBA:
Curtiu o nosso artigo? Então deixe um comentário de como o conteúdo foi útil para você ou possíveis dúvidas que tenham ficado!
Qual valor do curso e datas..meu filho fez no Senac Informática para escritório ele está apto a fazer esse curso
Olá, Maria. Você pode conferir datas, valores e informações sobre o curso aqui no nosso site. De qualquer forma, eu passei seu e-mail para que um de nossos consultores educacionais entre em contato e te ajude!
Gostaria de saber o valor para fazer o curso/treinamento excel vba
Olá, Carlos Roberto. Você pode acessar todas as informações do Curso de Excel VBA aqui! Mas de qualquer forma, seu e-mail já foi encaminhado e um de nossos consultores educacionais entrarão em contato para te ajudar a encontrar a melhor opção.
Admissions are open for professional GST and Taxation Course in Delhi at a discounted price at Talent Magnifier, a Best GST Training Institute in Delhi. We are the only institute that offers job oriented training courses in Delhi.
Gostaria de informação de Excel VBA , iniciante!
Valores e turma
Bom dia, Erich!
Em breve entraremos em contato para passar as informações solicitadas.
Valeu! 🙂