Veja as 7 melhores práticas para gestão de redes sociais
Para se relacionar e atrair ainda mais clientes, fazer uma boa gestão de redes sociais é fundamental hoje em dia. Para te ajudar, separamos essas 7 dicas!(...)
Autor: Redação Impacta
As redes sociais surgiram para facilitar a comunicação entre as pessoas. Com elas, temos acesso ao dia a dia, aos gostos e às opiniões de amigos, familiares e até de desconhecidos.
Com o avanço das tecnologias de dispositivos móveis, ficou ainda mais fácil manter contato por meio dessas redes, incentivando os usuários a permanecerem cada vez mais conectados.
E onde há público, há empresas querendo divulgar seus produtos e serviços. Com a popularidade das redes sociais, as marcas passaram a participar ativamente delas, buscando estreitar o relacionamento com clientes e fãs.
Mas diante de tantas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, como gerenciá-las da melhor maneira? É o que veremos neste artigo.
1. Conheça o seu público
O seu público pode ter comportamentos distintos nas diferentes redes sociais. Inclusive, pode ser que ele sequer esteja em determinada rede social. Por isso, de nada adianta criar um perfil se não for possível conseguir seguidores.
Não cometa o equívoco de entrar para uma rede só porque ela está na moda. Descubra, primeiro, se a sua audiência está presente ou não. Procure páginas relacionadas aos interesses do seu público-alvo e até mesmo de concorrentes e avalie como as pessoas interagem com elas.
Conhecer bem o seu público vai direcionar a linguagem e o tom dos seus posts para, de fato, alcançar os usuários. Se você usar expressões de adolescentes para um público de pessoas de meia idade, elas ficarão confusas e dificilmente engajarão com o seu conteúdo.
Portanto, procure usar conceitos de marketing de conteúdo para produzir informações que sejam úteis e interessantes para as pessoas.
2. Atente para a finalidade de cada rede social
As mídias sociais têm finalidades diferentes, e você precisa ter isso em mente antes de produzir e publicar nelas. Inovar no uso de redes sociais é ótimo, mas usá-las de maneira equivocada pode passar uma imagem de falta de conhecimento e comprometimento na comunicação com os fãs.
O Twitter, por exemplo, é voltado para publicações mais curtas e diretas. Se você quiser postar um texto mais elaborado sobre a sua análise em relação a alguma novidade na sua área de atuação, talvez o LinkedIn seja mais apropriado.
Outro exemplo seria usar o Instagram para postar fotos regulares dos seus produtos. Isso é um problema, porque os usuários dessa rede esperam imagens bem produzidas que, de alguma forma, ofereçam inspiração enquanto estiverem visualizando as novidades no seu feed.
3. Tenha autenticidade
Não deixe que essa divergência de linguagem e tom entre as redes sociais prejudique a autenticidade da sua marca. Ao tentar passar uma imagem forçada, que não represente o seu negócio de verdade, seus seguidores vão perceber, perdendo a confiança em você e, eventualmente, se afastando.
Por esse motivo, mantenha os valores do seu negócio e a forma de se posicionar sempre que for publicar algum post. Use a criatividade, mas jamais deixe de ser autêntico.
4. Centralize a gestão de redes sociais
Quando temos diversos perfis de redes sociais para administrar, perdemos muito tempo alternando entre elas e formatando os posts em ambientes diferentes. O ideal, aqui, é que o gerenciamento das publicações fique centralizado em um só lugar.
Ferramentas como o Buffer e o Hootsuite permitem gerenciar contas das principais redes sociais, programar publicações e analisar o engajamento do público com os posts. Ambas possuem planos gratuitos para quem só precisa administrar alguns perfis, portanto, vale experimentar se esses sistemas facilitam o seu trabalho.
5. Faça um calendário de conteúdo
Os usuários de redes sociais são bastante orientados a novidades. Um perfil que não publica com frequência acaba sendo visto como esquecido e passa a receber cada vez menos atenção dos seus seguidores. Por isso, é essencial manter os perfis atualizados com a ajuda de um calendário de conteúdo.
Esse recurso nada mais é que uma agenda em que devem constar os horários das publicações com os respectivos temas e a rede em que serão divulgados. Com isso, você e sua equipe (se for o caso) conseguem se programar melhor para procurar temas interessantes para os posts e respeitar os dias e horários de atualizar os perfis.
Inclusive, a funcionalidade de programar posts que citamos na seção anterior pode ser uma ótima aliada para manter o andamento do calendário de conteúdo. E, se você preferir não usar o Buffer ou Hootsuite, saiba que as páginas do Facebook e qualquer conta no Twitter (por meio do TweetDeck) permitem agendar posts com antecedência.
6. Responda os comentários dos seus seguidores
Quando um usuário deixa um comentário, demonstre que você se importa com a opinião dele. Sempre que possível, acrescente alguma informação de valor na sua resposta. Inclua alguma dica e compartilhe conhecimento sobre o seu mercado, de acordo com a pergunta.
Em caso de receber críticas, responda de forma educada e explique o que você está fazendo para melhorar o seu serviço.
E não se esqueça de reservar um horário, todos os dias, para interagir com a sua audiência, respondendo os comentários.
7. Monitore os resultados
Monitorar a repercussão das publicações é essencial para uma estratégia de divulgação em redes sociais. Avaliando os posts que mais tiveram comentários e curtidas, você saberá o tipo de conteúdo que a sua audiência mais gosta e, também, o que ela menos gosta.
Para fazer essa análise, é possível organizar os dados em uma planilha ou utilizar as ferramentas que comentamos na seção 4.
Use isso para direcionar melhor os temas e os formatos de publicação. Com essas informações, você consegue ajustar a sua gestão de redes sociais e otimizar os resultados, em vez de se basear apenas em achismos e palpites.
Conclusão
Seguindo todas essas práticas, você criará uma rotina consistente de publicações, com um risco muito menor de cometer erros.
Com propósito, direcionamento, avaliação dos resultados e o uso das melhores ferramentas, administrar mídias sociais acaba se tornando uma tarefa muito mais simples e agradável.
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