Turbinando o Excel para análise de dados!
Sabia que o Excel é uma ferramenta muito útil para fazer a análise de dados? Confira e conheça 8 funcionalidades para facilitar seu trabalho!
Autor: Redação Impacta
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O Microsoft Office Excel é uma ferramenta bastante poderosa para organizar, analisar e interpretar dados.
Inicialmente, era usado apenas para fazer somas e conferências simples; agora, é visto como uma solução que permite cruzar informações e fazer a análise de dados cada vez melhor.
É possível usá-lo em gestão financeira, montagem de planilhas e diferentes cálculos de controle. Tudo isso com eficiência incrível até mesmo nos segmentos de finanças e contabilidade. Por isso, muitos dos seus recursos são bem conhecidos pelos seus usuários.
O programa tem 4 funções principais — planilhas, bancos de dados, tabelas e gráficos —, bem como um conjunto de ferramentas estatísticas para análise de dados com limite de 1,6 milhão de observações.
8 funcionalidades do Excel para sua análise de dados
1. Mapa de calor
Quando se tem muitos números para analisar, uma das funcionalidades mais úteis é o mapa de calor (também conhecido como escala de cor).
Essa função permite descobrir padrões e tendências na massa de dados de forma mais rápida, já que os números são destacados com base em seu valor (alto ou baixo).
Para usar:
- selecione os números que serão analisados;
- clique em Página Inicial → Estilo → Formatação Condicional → Escalas de Cor;
- escolha o estilo de mapa de calor.
2. Tendências
Um volume de dados sempre é capaz de esconder tendências importantes. Detectá-las pode ser uma tarefa difícil se não for feita da forma correta. Assim, apenas olhar para os números pode não levar a nenhuma conclusão.
Por outro lado, um gráfico de linha pode indicar rapidamente as tendências aparentes nos seus dados e até ajudar a prever qual é o cenário mais provável para o futuro.
Para usar:
- selecione as células com os dados que serão analisados;
clique em Inserir → Gráficos → Gráfico de Linhas ou de Áreas.
3. Média ponderada
Quando se trabalha com dados reais, muitas vezes a média aritmética não é suficiente para que a situação seja descrita adequadamente.
Provavelmente será preciso fazer a média ponderada, com os seus devidos pesos, para chegar a uma visão real dos números.
Não há, no entanto, uma fórmula pronta no Excel que permita fazer esse cálculo. É possível, porém, usar a fórmula SOMARPRODUTO para ajudar a encontrar essa informação. Essa fórmula recebe 2 intervalos de células e retorna a soma dos produtos dos valores envolvidos.
Vamos pensar, por exemplo, no cálculo da média de salários dos colaboradores de uma empresa. Se for feita a média simples, o resultado será irreal.
Com a função SOMARPRODUTO, é possível calcular a massa salarial da organização (salários multiplicados pelas quantidades de pessoas que os recebem) e, em seguida, dividir pela quantidade de profissionais.
Para usar:
- selecione as células que serão analisadas;
- insira a fórmula SOMARPRODUTO;
- clique em Enter.
4. Mais relevantes
Quando se tem muitos itens para serem analisados, é comum priorizar a análise dos 5 ou 10 mais relevantes e, com eles, constituir uma amostra para facilitar o estudo.
Se for, por exemplo, a análise das vendas de 500 objetos diferentes, o estudo de cada um deles pode se tornar uma tarefa quase impossível (ou bem desgastante, trabalhosa, demorada e passível de erros).
A saída, nesse caso, é filtrar a lista pelo topo ou pela base. Depois, os esforços são dirigidos apenas a esses itens.
Para usar:
- selecione a coluna dos números que serão analisados;
- clique com o botão direito do mouse;
- escolha Filtrar → Filtrar por Valor da Célula Selecionada;
- clique novamente com o botão direito do mouse;
- selecione o valor que servirá como referência.
5. Duplicados
Na análise de dados, quando estão sendo avaliados 2 ou mais conjuntos de informações, é comum que seja necessário fazer a busca por dados que aparecem em todas as massas ou, em linguagem mais popular, por valores duplicados.
Imaginando, por exemplo, a lista de clientes que visitaram uma loja nos 2 últimos meses, é possível saber quais consumidores estiveram lá em ambos os meses (os chamados clientes recorrentes) ou quem a visitou pela 1ª vez nesse mês (os novos clientes).
Para usar:
- selecione os intervalos de células que serão analisados;
- clique em Página Inicial → Estilo → Formatação Condicional → Realçar Regras das Células → Valores Duplicados.
6. Tabelas dinâmicas
As tabelas dinâmicas permitem apresentar dados de forma agrupada, já que expandem e encolhem conforme a necessidade.
Com elas, é possível analisar dados rapidamente para tomar decisões de negócios melhores, já que elas ajudam a resumir, analisar, explorar e apresentar os dados.
Um bom exemplo de uso é a análise simples de despesas mensais, em que as informações são atualizadas automaticamente.
Para usar:
- crie uma base de dados com cabeçalhos, dados consistentes e formatação;
- clique em Inserir → Tabela Dinâmica, selecione a tabela a ser usada e clique em OK;
- arraste os campos de acordo com a categoria;
- clique com o botão direito nos dados e selecione a opção Configuração do Campo de Valor;
- selecione a aba Resumir Campo de Valor por e a opção Soma.
7. Segmentação de dados
Na tabela dinâmica, uma funcionalidade bastante útil é a segmentação de dados. Com ela, é possível usar filtros rápidos e visuais que facilitam (e muito!) a análise dos dados.
A segmentação identifica claramente o filtro aplicado e dá detalhes que facilitam a compreensão dos dados apresentados.
É uma função útil para classificar informações de vendas de produtos de cores diferentes, como camisetas, por exemplo.
Pode-se criar uma lista de cores de camisetas, conectá-la ao relatório de vendas e depois usar a segmentação de dados para ver informações sobre as vendas das cores selecionadas.
O 1º passo é criar uma base de dados estruturada. Em seguida, pode ser criada uma tabela dinâmica. Quando ela estiver pronta, é o momento de criar as segmentações de dados.
Para usar:
- clique sobre a tabela dinâmica;
- selecione Dados → Classificar e Filtrar → Inserir Segmentação de Dados;
- selecione a caixa de verificação para as quais quer criar as segmentações de dados;
- clique em OK;
- em cada segmentação de dados, clique nos itens que quer filtrar.
8. Gráficos
A representação gráfica de dados tem a vantagem de apresentá-los de forma rápida e viva. Assim, tem-se uma visão imediata sobre o comportamento das informações.
É importante ter uma visão clara dos pontos essenciais a serem notados e ter cuidado para evitar que os gráficos sejam tendenciosos.
Para usar:
- selecione as células que serão usadas;
- escolha o tipo de gráfico;
- clique para visualizar o gráfico.
As regras básicas para elaborar um gráfico, portanto, são simplicidade, clareza e veracidade. O Excel tem diversas opções de gráficos. Conheça algumas:
- diagrama de barras: gráfico mais usado no Excel. Dá fácil visibilidade aos dados da planilha e permite ver diversas informações ao mesmo tempo, o que facilita o cruzamento de dados;
- pizza: 2º modelo mais usado e certamente o mais conhecido. Utilizado quando se quer ter uma ideia rápida de dados quantitativos;
- dispersão: trabalha com eixos X e Y e é excelente para demonstrar uma sequência de ações, o que ajuda na tomada de decisões;
- linha: excelente para mostrar informações em sequência e mais fácil de ser entendido do que o modelo dispersão;
radar: muito útil para quem deseja precisão no cruzamento de dados.
Para entender melhor a funcionalidade do Excel no desenvolvimento de uma tabela de banco de dados, confira o vídeo do instrutor Fernando Navarro: Criando um Banco de Dados a partir de uma tabela no Excel 2016 – Impacta Online, para entender melhor a funcionalidade do Excel no desenvolvimento de uma tabela Excel:
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Achei as dicas bastante interessantes. Vou acompanhar o blog de hoje em diante.
Tenho uma dúvida e já procurei em várias páginas que tratam de Excel. Minha dúvida é a seguinte: Tenho uma bela dinâmica e também um gráfico dinâmico. Preciso ocultar umas séries de dados do gráfico sem ocultar as mesmas da tabela. Alguém poderia me ajudar?
Márcio, os gráficos comuns possuem um botão de filtragem ao lado dele, que permite você escolher quais séries e pontos deseja exibir ou ocultar, independente do que está sendo exibido na planilha. Gráficos dinâmicos, ao contrário, são sempre vinculados ao que está exibido na tabela dinâmica. Ao filtrar um, o outro reflete a mudança. O botão de filtragem ao lado do gráfico dinâmico não aparece. Nem mesmo se você acionar o comando Ferramentas de Gráfico Dinâmico / Design / Selecionar Dados. Você verá que as séries aparecem, mas não podem ser desmarcadas ou removidas. Os comandos aparecem em cinza. Sou instrutor da Impacta desde 2011 e não imagino maneira de fazer isso de forma fácil.
Boa tarde!
Alguém sabe dizer como manter uma formatação condicional em uma tabela dinâmica que possui segmentação de dados e linha do tempo?
É possível fazer a formatação, mas quando utilizo tanto a segmentação quanto a linha do tempo a formatação sai da dinâmica.
Estou quase careca com isso!
Olá, Igor!
Nosso Instrutor dos Cursos de Excel, Fernando Navarro, tem a resposta pra sua dúvida!
Não sei dizer exatamente em que situação o Igor aplicou a formatação, mas creio que ele tenha aplicado manualmente em um intervalo sobre a planilha, usando as regras prontas. Para tabela dinâmica, a formatação condicional se comporta de maneira diferente e precisa ser criada por uma regra personalizada.
Ele deve clicar em uma célula do campo numérico que deseja formatar. Em seguida acionar Página Inicial / Formatação Condicional / Nova Regra… a caixa da formatação condicional terá uma seção a mais na parte de cima, como indicado na imagem:
Aí ele deve decidir se deseja aplicar somente às células selecionadas ou a todo o campo numérico. A segmentação de dados e linha do tempo deverão funcionar adequadamente depois disso!
Esperamos ter te ajudado, Igor!