faceboook

Planejamento estratégico para empresa: como iniciar?

O planejamento estratégico é uma etapa fundamental para qualquer empresa ou negócio de sucesso. Mas como começar o seu? A gente te ajuda, veja dicas!(...)

Autor: Scopi

A cada dia, mais empresas estão aderindo ao planejamento estratégico para melhorar sua produtividade e rendimentos. A criação de um planejamento é imprescindível para organizar suas ações, é através dele que você consegue entender melhor sua empresa, bem como seus pontos fortes e necessidades.
Empresas que investem no estratégico conseguem mais facilmente prevenir problemas, aumentar sua produtividade e qualidade de trabalho, além de reduzir o desperdício e o retrabalho.
O planejamento auxilia trazendo uma visão da atual situação da organização e do que é necessário para atingir seus objetivos. É a primeira e mais importante etapa de qualquer criação para uma estratégia afinada com os interesses do público-alvo e, por fim, a execução de tarefas com um objetivo claro.
Você já utiliza o planejamento estratégico para sua empresa?

Independentemente da sua resposta, esse post fará você entender de uma vez por todas a importância da estratégia para sua organização.

O que é Planejamento Estratégico?

As maiores dúvidas da gestão da empresa, é para que serve o planejamento estratégico e porque ele é tão importante para a organização. Isso acontece pois, geralmente, a fase de planejamento é muito trabalhosa e dá a impressão de que nada está sendo produzido.

Contudo, essa é uma impressão limitada: sem planejamento, fica muito mais difícil atingir os objetivos.

O Planejamento estratégico é um processo contínuo, que serve para traçar um caminho a ser seguido pela empresa para atingir um ou mais objetivos. Para isso, é preciso observar onde a empresa está e o onde ela quer chegar.

Com essa ideia em mente, é criado um mapa com cada passo necessário para chegar na meta que a organização almeja, e o que é preciso fazer para realizá-los.

Para todas as empresas

É comum os gestores acreditarem que o planejamento estratégico só pode ser desenvolvido por grandes empresas. Mas é um erro.

Se pensarmos que todas as organizações possuem objetivos a serem atingidos, qualquer organização pode e deve aderir ao planejamento estratégico, independentemente de seu tamanho.

O planejamento precisa ser um processo participativo, contando com o engajamento de todos começando pelo líder maior da organização. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte da organização é um dos principais fatores para o sucesso do planejamento da empresa.

Etapas do Planejamento Estratégico

Os gestores responsáveis pelo planejamento estratégico, devem elaborar o cronograma para a realização de cada fase do processo. Para ajudar nesse planejamento, softwares, como a Scopi, auxiliam na sistematização e no acompanhamento do planejamento.

Veja as etapas da realização de um planejamento estratégico.

  • Etapa 1: DIAGNÓSTICO

Para começar, deve-se ter uma noção real da situação da empresa no atual momento.

Para isso, é importante reunir a equipe de trabalho para discutir quais pontos precisam ser melhorados no ambiente interno da organização. Percebendo também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Esta metodologia é conhecida como análise SWOT. Há plataformas que permitem mensurar cada item e fazer o balanceamento do SWOT.

  • Etapa 2: FILOSOFIA E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

Nesta etapa são definidas a Missão, a Visão e os Valores da organização, para que além dos seus clientes, os próprios colaboradores também saibam como a empresa funciona e lida com os serviços que presta.

Você ainda vai construir o Mapa Estratégico com as Perspectivas e os Objetivos Estratégicos. Uma das metodologias usadas para definição dos objetivos estratégicos é o BSC (Balanced Score Card).

  • Etapa 3: METAS E INDICADORES

Essa etapa é uma das mais importantes, pois é nela que vai ser determinado o lugar que a empresa pretende chegar. Através da análise de dados da empresa, deve-se estipular o objetivo que a empresa quer conquistar. Você deverá:

– Definir as Metas (métricas financeiras, de marketing, de recursos humanos,…) a serem conquistadas para cumprimento dos respectivos objetivos estratégicos. Sem impor metas absurdas e impossíveis de serem atingidas.

– Criar os indicadores que permitirão o monitoramento das metas. Se a empresa tem uma meta de alcançar um determinado valor de faturamento, o indicador a ser monitorado é o faturamento.

– Classificar os indicadores em estratégicos, táticos e operacionais e relacioná-los aos objetivos estratégicos.

  • Etapa 4: PROJETOS E PROCESSOS

Após as metas serem estabelecidas, é o momento de planejar como atingi-las.

Para isso, é necessário criar um plano de ação, através de projetos e processos, para viabilizar a conquista dos objetivos definidos pela empresa, com as previsões de datas e os responsáveis.

Defina cada atividade necessária, e o que cada colaborador irá fazer, assim elimina as chances de trabalhos repetidos e guia melhor sua equipe.

  • Etapa 5: CONTROLE E GESTÃO

Como falamos anteriormente, o planejamento precisa ser um processo contínuo, e para que ele tenha êxito é importante o monitoramento de cada projeto e processo. Para isso, é preciso realizar reuniões mensais de avaliação e acompanhamento de todo o planejamento, incluindo metas, projetos e processos.

Redefinir periodicamente o SWOT, o planejamento estratégico precisa ser reavaliado conforme seus resultados, entender o que funciona e o que precisa mudar para chegar nos objetivos estratégicos, metas e planos de ação.  

Hora de começar!

A organização que consegue trazer o planejamento para a sua rotina, terá muito mais chances de chegar aonde deseja, sem desperdiçar recursos e tempo.

Agora, que você já sabe a importância de ter um planejamento estratégico, é hora de começar a colocar tudo na prática.

Adotando o método adequado, com tecnologias de apoio que facilitam o monitoramento, o que parecia muito teórico e complexo, acaba se tornando prático e fácil.

Se você ainda não possui um modelo de gestão sistematizado, é hora de começar!

O primeiro passo é elaborar um bom planejamento estratégico, no blog do Scopi você encontra conteúdos que podem ajudá-lo com seu planejamento!

Guest post escrito por blog do Scopi

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!