7 designers renomados que você precisa conhecer
Conheça o trabalho e inspire-se com designers de sucesso em uma lista que vai de Wally Olins a Zanini de Zanine, passando ainda por Will Murai!
Autor: Redação Impacta
A carreira de designer tem se tornado uma opção bastante procurada por jovens que estão entrando no mercado de trabalho, e um entre os tantos motivos para isso é o fato de a identidade visual de uma marca ser considerada atualmente algo primordial para o mercado.
Isso acaba por aumentar as demandas de trabalho e, consequentemente, de profissionais qualificados.
Está sem tempo para ler o conteúdo agora? Escute o áudio abaixo:
É justamente pensando em profissionais qualificados que preparamos este post, em que trazemos 7 designers renomados que você precisa conhecer! Ficou curioso? Então continue acompanhando para conferir!
Sobre a profissão designer
O profissional que trabalha com design precisa ser inovador e criativo com o que está desenvolvendo. Além disso, ele deve possuir afinidade com áreas como tecnologia, arte e desenho, entre outras, já que é preciso lançar mão de um grande leque de ferramentas para que desenvolva bem seus trabalhos.
Essa profissão conta com variadas vertentes de atuação, sendo algumas delas:
- Web Design;
- Design de Interfaces;
- Design Gráfico;
- Motion Graphics;
- Design de Moda;
- Design de Produto;
- Design de Interiores;
- Design de Games;
- Design Automotivo.
Viu só como o mundo do design é diversificado? A seguir, falaremos sobre alguns dos designers que mais têm se destacado em algumas das áreas que citamos acima.
7 designers renomados da atualidade
Esses profissionais consagrados estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo, têm diferentes formações e trabalham com diferentes técnicas e tipos de materiais. Contudo, possuem uma característica em comum: todos fortaleceram / estão fortalecendo o design no mercado.
Muitas vezes, acabamos nos perguntando quem criou este ou aquele trabalho magnífico que tanto nos chama atenção, como ilustrações, logos, roupas, sites ou decorações, não é mesmo? Então, vamos conhecer algumas dessas mentes brilhantes?
1. Zanini de Zanine
Zanini vive na cidade do Rio de Janeiro e trabalha nesse campo há mais de 14 anos. O designer começou a construir a sua carreira em 2003, explorando diversas áreas, como as de produção industrial e de peças de coleção.
Ele utiliza diversos materiais e processos para desenvolver o seu trabalho com qualidade, ainda mais carregando um nome tão importante: o de seu pai, o arquiteto Zanine Caldas.
Com esse modo de trabalho, o designer acabou alcançando a Europa, e essa investida no mercado internacional abriu muitas portas para ele no Brasil.
Atualmente, seu estúdio possui inúmeras parcerias ― que ele administra por conta própria. Inclusive, o designer está se preparando para abrir uma loja na cidade do Rio de Janeiro somente dedicada às suas produções.
Zanini tem bastante interesse na criação de peças colecionáveis ou limitadas, o que também atrai um público de colecionadores brasileiros e estrangeiros, dispostos a valorizar os trabalhos exuberantes feitos pelo designer.
2. Brunno Jahara
Brunno é um carioca formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília, trabalha no campo de design há mais de 15 anos e possui um estilo tropicalista que viajou mundo afora, desde a Europa até a Ásia.
Essas experiências internacionais foram primordiais para a construção do seu ideal de design, que envolve linguagens e conhecimento de diversos materiais e técnicas sofisticadas.
Atualmente, o trabalho de Brunno Jahara é reconhecido por muitas empresas que trabalham ou apostam no design, e suas coleções, como a Stacks e a Transatlântica, venderam excelentemente!
3. Gerard Huerta
Gerard nasceu no sul da Califórnia, formou-se na Art Center College of Design e trabalha nessa área há mais de 43 anos! É um designer que possui portfólio bastante versátil, além de ser o responsável por um número enorme dos maiores logotipos existentes, inclusive o da banda australiana AC/DC.
São poucos os profissionais de design, especificamente da área gráfica, que conseguiram a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em campos tão diferentes como Gerard Huerta tem conseguido.
Muito presente nas indústrias cinematográfica e da música, ele expandiu sua atuação para além dessas áreas, trabalhando com identidades diversas, como as das redes de TV MSG e CBS e da marca Swiss Army.
4. Sagi Haviv
Sagi é um israelita que iniciou seus trabalhos nessa área em 2003, logo após se formar na The Cooper Union School of Art, em Nova Iorque.
Ele atualmente é sócio na Chermayeff & Geismar & Haviv, empresa que está no topo no campo de design gráfico, e é reconhecido por ter criado logotipos bastante conhecidos, como os da Library of Congress e da marca Armani Exchange.
Além disso, Sagi Haviv desenvolveu projetos de motion graphics, como a abertura do Emmy Award, e outros projetos de identidade corporativa bastante premiados!
5. Will Murai
Atualmente com 31 anos, Will já trabalhou em muitas agências desde que começou nessa área, lá em 2003, se destacando entre a nova geração de ilustradores. Embora tenha formação em design, o profissional já colaborou em variados trabalhos de ilustração e desenho.
Mesmo não seguindo sua carreira de formação, no mundo da ilustração ele já trabalhou com histórias em quadrinhos, infográficos, publicidade e jogos para clientes bastante conhecidos, como Wizards of the Coast, Ubisoft e iG Internet Group.
6. Sérgio J. Matos
Sérgio é um designer de produto formado pela Universidade Federal de Campina Grande e tem como inspiração para os seus trabalhos a cultura brasileira, especificamente as do Mato Grosso e de alguns lugares do Nordeste.
Em 2010, criou um estúdio para a comercialização e criação de peças assinadas por ele, onde também desenvolve trabalhos para as indústrias de decoração e moveleira. Ele é o criador de diversas peças premiadas, como os bancos Ianomâmi e Xique-Xique e a Mesa Galho.
7. Wally Olins
Wally é mundialmente reconhecido como um dos mais experientes no campo de branding. Ele foi nomeado para o Prince Philip Designers Prize e ganhou a medalha Royal Society of Arts devido aos seus esforços no mercado de design, além de ter criado marcas como Indra, Vueling, EVO e ICEX.
Junto com outros designers, Wally ampliou o significado de identidade visual além dos logos, elaborando sistemas que abrigam todo os elementos visuais existentes dentro da área de comunicação de uma empresa, o que hoje é um conceito muito conhecido ― e até comum ― para os profissionais de design. Wally Olins faleceu em 2014.
Gostou deste conteúdo? Então venha conhecer mais sobre esse mundo com o nosso post sobre arte digital!
gostei muito e pretendo me torna uma pessoa assim mais para frente.
Uau, só homens, bacana.
Olá, Dafne! Realmente, você tem razão. Foi uma falha nossa de não ter nos atendado a isso, pois com certeza existem diversas designers renomadas e reconhecidas em suas áreas. Vamos fazer uma atualização no post para corrigir o nosso erro. Obrigado pelo alerta.