Expor em feiras e eventos ainda é importante ao marketing?
Muitas empresas acreditam que participar de feiras e eventos é caro e trabalhoso. Pode ser verdade, mas também pode trazer muito resultado. Entenda aqui!(...)
Autor: Rodrigo Cipullo
Durante muito tempo, para diversas marcas de variados segmentos, estar presente nas principais feiras e eventos do seu setor era tido como obrigação. Nas reuniões de orçamento era praticamente inquestionável não participar ou, até mesmo, ter uma participação menor que a do ano anterior. Afinal, aparecer e ter um estande maior do que seu concorrente era uma questão de honra!
Hoje essa realidade mudou. Novas práticas e ferramentas de marketing, como o trabalho de influenciadores, vídeos e o próprio inbound, somadas a um orçamento cada vez mais enxuto dos departamentos em contraponto a todo o custo envolvido para expor em uma feira, tornaram a participação mais complicada.
Nesse contexto, diversas empresas já possuem um orçamento secundário – no seu planejamento de marketing – para essas ações. Mas, aí vem a pergunta do título do artigo: expor em feiras e eventos ainda é importante para sua estratégia de marketing?
A resposta é: SIM! E vamos te explicar o porquê. Acompanhe.
Por que participar de feiras e eventos é importante para o marketing?
O grande segredo para desmistificar essa questão é que, como todo investimento realizado em marketing, expor em um evento também passa a exigir o retorno sobre o investimento – ROI.
Ou seja, é necessário traçar objetivos e metas, ter um planejamento sólido e bem definido, mensurar os resultados, criar um relacionamento com os possíveis clientes que teve contato e buscar sempre a melhoria desse processo.
Com esses pontos claros e definidos e uma equipe alinhada em busca dos objetivos, o retorno do investimento tende a acontecer.
Confira algumas dicas valiosas para ter sucesso como expositor em feiras e eventos:
Defina seu portfólio
Definir o que será apresentado é um dos primeiros passos na organização, principalmente se sua empresa trabalha com diversos tipos de produtos. Para isso, avalie e entenda o perfil do público através do mídia kit do evento e defina os produtos com maior sinergia com eles para receber destaque na comunicação e material.
Divulgue a sua participação na feira
É fundamental seu cliente saber que você vai estar lá! Além disso, investir nessa comunicação é uma excelente forma de conseguir novos visitantes. Para isso, utilize seus principais canais de comunicação: redes sociais, e-mail e blog, por exemplo.
Essas ações geram curiosidade no público, fazendo com ele tenha mais interesse em visitar o evento e conhecer seus produtos. Além disso, é mais uma maneira inteligente de reforçar a imagem da marca.
Planeje seu espaço e não se descuide da apresentação
Defina um layout inteligente, que tenha um espaço adequado e organizado para receber o visitante, conversar e expor os seus produtos. Por mais que pareça óbvio, é fundamental estar atento a esses detalhes para gerar um impacto positivo e resultar em bons negócios.
Para isso, também é importante contar com fornecedores da sua confiança.
Faça uso da tecnologia
A tecnologia deve ser sua grande aliada e certamente vai auxiliar e simplificar diversas ações necessárias durante o evento. Aposte em softwares e aplicativos para colher os dados dos visitantes, registrar pedidos, montar planilhas e outras questões.
Prepare a equipe de vendas
É fundamental escolher os profissionais certos para ter um bom resultado! É importante que os envolvidos tenham um perfil pró ativo, sejam atenciosos e, acima de tudo, que gostem desse contato “frente a frente”.
Da parte da gerência ou direção de vendas, cabe estabelecer e deixar bem claras as metas, além de definir e treinar a abordagem aos visitantes e potenciais clientes.
E por último e mais importante: avalie a sua participação
Como falamos acima, é fundamental a participação nos eventos para atingir os resultados e metas traçadas. Evoluir e aprender são um dos principais pontos para chegar ao sucesso: avalie as suas últimas experiências, identifique as falhas e corrija-as. Isso vai garantir que, apesar de todas essas mudanças e corte de orçamento, sua marca esteja novamente lá no próximo ano.
E aí na sua empresa, estão participando de eventos? Conta para gente aqui nos comentários!
Deixe o seu comentário!