Melhores Ferramentas de Analytics e Business Intelligence
Analisamos o Ranking Gartner e separamos as 5 Melhores Ferramentas de Analytics e Business Intelligence no mercado. Confira!
Autor: Gustavo Ferreira
Anualmente a Gartner, empresa líder mundial em pesquisa sobre tecnologia, publica o “Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms“, contendo os principais fornecedores de ferramentas do mercado, sendo interessante ressaltar o compilado de termos sobre a última década (2009-2018), confira o dash interativo.
- Quantos fornecedores diferentes apareceram nas pesquisas?
- Será que algum fornecedor passou pelos 4 quadrantes (Nicho de Mercado, Visionários, Desafiantes e Líderes)?
- Algum fornecedor permaneceu como líder por todo este tempo?
Vamos a estas respostas e mais algumas. Continue lendo!
As Melhores Ferramentas de Analytics e Business Intelligence
Nos últimos 10 anos foram eleitos 39 fornecedores diferentes, sendo que 7 apareceram uma única vez, 9 deles marcaram presença em todos os anos e apenas a Microsoft ficou no quadrante de líderes durante todo este período.
Por outro lado, daqueles que estiveram em todos os anos, somente Board International não apareceu nenhuma vez no quadrante dos Líderes.
Além disso, há 5 fabricantes que estão há pelo menos cinco anos participando de forma consecutiva das publicações da Gartner: Tableu (desde 2010), Logi Analytics (desde 2011), Birst (desde 2013), Yellowfin (desde 2014) e Pyramid Analytics (desde 2014).
Apesar de termos as análises anuais, não há um panorama geral deste período.
Por conta disso, criou-se um ranking colocando todas as ferramentas que participaram, seguindo um racional simples, onde cada presença em um determinado quadrante recebeu uma pontuação:
1 ponto para Nicho de Mercado;
2 pontos para Visionários;
3 pontos para Desafiantes;
4 pontos para Líderes.
E, conforme os anos seguintes, atribuiu-se um peso maior à eles:
2018 – peso 10;
2017 – peso 9;
2017 – peso 8 … 2009 – peso 1.
Baseado nesta pontuação, os 5 primeiros fabricantes são, em ordem:
1 – Microsoft;
2 – Qlik;
3 – Tableau;
4 – MicroStrategy;
5 – IBM.
De todos os fornecedores, nenhum deles passou pelos 4 quadrantes no período entre 2009 e 2018. Porém, temos 4 plataformas que estiveram presentes em 3 desses quadrantes. Confira:
Logi Analytics
Começou em 2011 como “Nicho de Mercado”, passou para Desafiantes, em 2016 foi para “Visionários”, e desde 2017 voltou para “Nicho de Mercado”.
MicroStrategy
Esteve 6 anos entre os “Líderes”, 3 anos nos “Visionários” e agora em 2018 ficou no quadrante de “Desafiantes”.
Tibco Software
Já figurou entre os “Líderes” em 2013 e 2014, conseguiu passar por “Desafiantes” e atualmente está como “Visionários”.
Qlik
Em 2009 estava em “Visionários”, 2010 em “Desafiantes” e desde de 2011 permanece no quadrante dos “Líderes”.
E já imaginou como ficaria se fosse montado um painel considerando todo o período? Aqui está, veja como ficaram todos os participantes, ressaltando que o compilado foi montado utilizando as posições anuais e ponderado pela administração.
Portanto não há valor como pesquisa (da forma que são divulgados pela Gartner), mas sim uma referência desta nossa década e das principais ferramentas.
Como conclusão, é percebido que temos diversas opções de ferramentas para desenvolver e trabalhar com Analytics e BI.
Um aspecto importante é ter direcionamento de quais são as mais consolidadas no mercado e quais vem ganhando destaque recentemente.
Um grande abraço e até a próxima!
Deixe o seu comentário!