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Dia do Cliente: 4 Dicas de Marketing Digital para qualquer site

O Dia do Cliente é uma das Datas Mais Importantes para o Marketing Digital e para os Consumidores. Veja as Dicas que separamos para Aplicar no seu Site!(...)

Autor: Redação Impacta

Em 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, data criada para homenagear os clientes, estreitar o relacionamento entre consumidores e negócios e, é claro, incentivar o comércio. Afinal, não é à toa que a data escolhida seja bem entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, não é mesmo?

Mas se engana quem pensa que só grandes empresas varejistas e plataformas de e-commerce que podem aproveitar a data especial para fazer marketing digital e trazer resultados.

Para provar que é possível comemorar o Dia do Cliente em qualquer site, preparamos esse artigo com algumas dicas básicas para planejar e colocar em prática suas ações! Vamos ver?

Dia do Cliente: por que comemorar?

Seja para fazer uma homenagem, fidelizar ou gerar vendas, o fato é que o Dia do Cliente já está oficializado em 15 estados brasileiros – mais de 150 municípios -, é uma das datas mais importantes para empresas que investem em marketing digital e também já é esperada pelos consumidores.

O crescimento ano a ano das buscas no Google pelo termo, por exemplo, pode comprovar esse acompanhamento do público que espera boas oportunidades. Só de 2016 para 2017 o aumento foi de 85%, segundo o site Google Insights.

Já segundo pesquisa da Social Miner e Opinion Box, 57% dos consumidores consultados buscam produtos de necessidade com o melhor preço e 45% devem ceder a itens de desejo.

Além disso, vale lembrar que a explosão dos e-commerces causada pela pandemia – quase dois abertos por minuto nos primeiros meses – gerou muitos novos negócios que podem aproveitar as facilidades que o cenário digital permite para o relacionamento e experiência do cliente.

Portanto, não vale a pena perder essa oportunidade com seu público, não é mesmo? Mas como fazer isso em qualquer site? Vamos ver nas dicas a seguir!

4 Dicas de Marketing Digital para o Dia do Cliente

É claro que, assim como em qualquer ação de Marketing Digital, o planejamento estratégico é sempre fundamental para o melhor resultado de um campanha para o Dia do Cliente.

Portanto, o ideal é que tudo esteja alinhado e preparado para gerar interesse e garantir a aplicação correta de cada ação, conforme o seu calendário de marketing. Ainda de acordo com a pesquisa da Social Miner e Opinion Box, o engajamento para essa campanha começa em média a 15 dias antes da data.

Por isso, as dicas que vamos apresentar aqui, com certeza, devem trazer mais resultados com um bom planejamento para a sua campanha na data do próximo ano, além de servirem também outras datas de ocasião.

Porém, como sabemos que tem muita empresa começando agora no ambiente online e quer aproveitar o Dia do Cliente, talvez seja possível aplicar algumas delas de última hora e ainda ter um retorno! Vamos lá:

1 – Crie uma campanha e informe no seu site

Como já falamos acima, os consumidores esperam descontos e boas oportunidades no Dia do Cliente. Portanto, o primeiro passo é definir como será a sua campanha:

  • quais produtos ou serviços terão condições especiais?
  • qual será a porcentagem de desconto?
  • quais as regras para validação?
  • qual a validade: apenas no dia ou durante a semana?

Uma boa dica para acertar nessa campanha é ouvir os seus clientes. Se você já sabe qual é o principal desejo do seu público ou qual é a principal objeção na hora de fechar uma venda, vale a pena focar nisso.

Por exemplo, se uma loja virtual sabe que muitos usuários visitam um produto, mas acabando não comprando pelo preço, um desconto especial seria muito bem-vindo na página dele no site, não acha?

Com as condições da campanha definida, o primeiro, mais barato e fácil lugar para informar isso é no seu site. De acordo com a estrutura da plataforma que utiliza, não é muito complicado para publicar banners e/ou pop-ups nas páginas mais visitadas.

2 – Recompense os Clientes Fiéis

Muitas empresas enxergam o Dia do Cliente como uma data muito mais de fidelização do que realmente para gerar lucros. Por isso, uma prática interessante é aproveitar para valorizar aqueles clientes que estão sempre juntos e acabam se tornando “evangelistas da marca”.

Apesar do retorno muitas vezes não ser perceptível na hora da ação, ter pessoas que são verdadeiros fãs da sua empresa, ajuda a construir branding com divulgação orgânica.

Para isso, a dica é seguir os passos:

  1. Analise quem são os seus melhores clientes
  2. Separe essa base de contatos;
  3. Ofereça um desconto, vantagem ou mesmo um brinde especial na campanha;
  4. Defina um objetivo de retorno: o que o cliente deve fazer para validar o desconto ou receber o prêmio?;
  5. Envie para seus melhores clientes;
  6. Acompanhe os resultados.

Uma ótima ferramenta para fazer o envio dessa campanha para o seu público fiel é o E-mail Marketing, que ainda representa uma das maiores taxas de conversões no meio digital.

Porém, essa ação também é possível por outros meios e ferramentas como o próprio Whatsapp ou via redes sociais.

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3 – Aproveite suas redes sociais

Já que falamos delas, devemos lembrar que as redes sociais são cada vez mais importantes para os negócios quando o assunto é relacionamento com o cliente. Afinal, sua empresa pode não estar nelas, mas o seu público certamente está.

Nesse sentido, uma campanha de Dia do Cliente também pode trazer bons resultados por meios dos seus canais nas mídias sociais. Seja de forma orgânica ou mesmo investindo em publicidade nas redes, é importante não deixar a data passar sem se comunicar com seu público.

Aqui, a dica é buscar a humanização e usar a linguagem direta no tom que sua marca e seu público estão acostumados para engajar seguidores e gerar interesse em quem ainda não conhece sua marca.

Podemos citar algumas boas práticas para acertar na sua campanha em mídia social, tais como:

  • Valorize a importância do seu cliente: quem é que não gosta de ser mimado e homenageado?;
  • Promova a interação com o público: invista em posts com foco no engajamento;
  • Garanta vantagens para superfãs: valorize aqueles usuários que acompanham e interagem com suas páginas diariamente;
  • Ofereça conteúdo exclusivo e gratuito: nem sempre é desconto que os clientes querem, entregar um conteúdo de valor pode melhorar a experiência e visão dos usuários com a sua marca.

4 – Prepare o seu atendimento

Nada mais chato para um cliente do que descobrir que pagou por um serviço ou produto um valor, mas no outro dia entrou em promoção. Ou melhor, talvez mais chato ainda seja ter um atendimento ruim bem no Dia do Cliente, não é mesmo?

Por isso, uma dica que não vai trazer nenhum custo adicional para a sua campanha de Dia do Cliente é preparar bem o seu atendimento. Isso vale tanto para avisar usuários de possíveis promoções e descontos, como também para garantir um atendimento ainda mais humanizado e especial para a data.

Para isso, vale informar e preparar todo o seu time de atendimento ao cliente, além de considerar mensagens personalizadas para o dia nos possíveis chats de atendimento e formulários do seu site.

Outras possibilidades

Em tempos de empresas e produtos focados no cliente, a data comemorativa se faz necessária para quem deseja ter resultados de curto a longo prazo.

Para isso, demos 4 dicas que podem ser aplicadas por qualquer site, mas com um pouco mais de planejamento e investimento há uma infinidade de possibilidades para tornar o seu público ainda mais próximo.

Algumas outras ações com boas oportunidades de retorno são:

  • Investir em remarketing e Google Ads para a campanha;
  • Criar e-mails automatizados e segmentados pela interação de cada usuário;
  • Aproveitar a data para fazer lançamentos exclusivos aos clientes!

Esperamos que nossas dicas de Marketing Digital para o Dia do Cliente sejam úteis para a sua carreira ou negócio. Compartilhe com a gente suas dúvidas ou resultados!

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