7 habilidades em marketing ainda mais importantes no cenário atual
Algumas Habilidades em Marketing já eram importantes antes da pandemia e agora se tornar Essenciais! Entenda quais são e prepare-se para esse novo cenário!(...)
Autor: Redação Impacta
Os profissionais de marketing se distinguem de outras carreiras porque seu trabalho é diretamente afetado por mudanças culturais, sociais e eventos de grande escala. E é difícil lembrar de um acontecimento que exija tanta adequação de habilidades em marketing como a pandemia de COVID-19.
Mas o interessante é que esse momento pode ser visto também como um aprendizado, além de melhorar na produtividade no home office. Neste artigo, queremos mostrar 7 capacidades que você pode aprimorar e que farão muita diferença para se destacar no mercado a partir de agora. Confira!
1. Visão holística
A primeira lição que ficou muito evidente nos meses de pandemia é que nada hoje acontece isolado do resto do mundo. Ações locais sempre impactam o global, variando apenas em sua intensidade.
A comunicação no mundo inteiro se adaptou de formas diferentes em países para educar, confortar e trazer mensagens positivas.
Ter essa noção é muito importante para quem está começando a carreira agora. É ir além de entender de identidade, elementos visuais e briefing. É se responsabilizar por todas as causas e consequências que levam a um marketing benfeito.
Isso se chama visão holística. Um tipo de conhecimento que busca compreender o mercado, as pessoas e os processos de marketing. Profissionais hoje precisam ser muito mais que apenas operacionais.
2. Estratégia de retenção de clientes
Momentos de tanta incerteza como o dessa pandemia são raros na história, mas acontecem ao longo das décadas em proporções menores.
Assim, durante qualquer crise, a primeira reação de clientes é segurar os gastos, cancelar serviços, comprar menos produtos. É uma atitude perfeitamente compreensível, claro, porém, ela exige outro tipo de habilidade do profissional de marketing.
Estamos falando de fidelização e retenção de clientes. O papel do setor nesses momentos é gerar incentivos e uma mensagem que convença o público a se manter fiel à marca.
Isso se faz com relacionamento. Permitir que clientes façam parte da vida da empresa e até tenham voz nela ajuda muito para que eles se importem com as empresas nas horas difíceis.
Profissionais capazes de criar essa conexão são muito valorizados no mercado. Se desde já você investe nessa habilidade, vai subir rapidamente na carreira.
3. SEO
Não são só os clientes que precisam conter gastos durante momentos de crise. As empresas também buscam soluções mais baratas e eficientes de manter seu negócio em crescimento.
Quando falamos de custos de marketing, nenhuma estratégia tem um retorno maior sobre o investimento do que o Search Engine Optimization, ou SEO.
Essa técnica consiste em utilizar conteúdo, páginas de web e redes sociais para tornar uma marca mais relevante para o Google.
Desse modo, quando o cliente em potencial pesquisa uma palavra-chave que tem a ver com o que a empresa oferece, a companhia aparece entre os primeiros resultados.
Isso é uma exposição enorme com baixo custo. Mas, para alcançar esse ponto, é preciso muita estratégia de marketing. É aí que profissionais modernos entram. Quem sabe trabalhar com SEO apresenta muito valor para o mercado mesmo quando é iniciante — ainda mais em momentos como o da pandemia.
4. Produção de conteúdo
Parte do que torna o SEO possível é o conteúdo que a empresa produz em mídias digitais para o seu público. Mas essa estratégia vai muito além disso.
O chamado marketing de conteúdo é voltado para criar relacionamento, visibilidade e autoridade para uma marca.
Mesmo que o lead (cliente em potencial) não esteja interessado em comprar naquele momento, ele se informa por meio de uma empresa e constitui uma relação de identidade e confiança.
Produção de conteúdo hoje pode ser realizada em blogs, em vídeos, em posts nas redes sociais, produtos digitais e discussões. A habilidade fundamental aqui é entender a melhor forma de conversar com determinado perfil de público e traçar o plano para passar essa mensagem.
5. Automação de Marketing
A criação de conteúdo e o planejamento de relacionamento com o cliente precisam ser tão presentes e constantes hoje, que é impossível de fazê-los manualmente. Pense na quantidade de postagens, interações, conteúdos e conversas por e-mail.
É por isso que profissionais de marketing do futuro entendem muito de tecnologia. Aliar sistemas automatizados a estratégias de comunicação possibilita alcançar mais pessoas e se aproximar mais de cada uma delas.
Antigamente, essas duas coisas eram excludentes. Ou você investia em profundidade ou em visibilidade. A automação traz os dois para uma empresa que conta com pessoas capacitadas para lidar com isso.
6. Foco no cliente
Falando em profundidade, outra coisa que a tecnologia tem proporcionado para os negócios é a capacidade cada vez maior de customizar a experiência com foco em cada um de seus clientes.
É uma mistura de estratégia, automação e principalmente conhecimento por meio de dados. É a partir deles que se cria uma buyer persona.
A persona é um perfil fictício que representa um cliente. Não apenas idade e classe, mas gostos, desejos, dificuldades, hábitos e rotinas.
Profissionais que sabem construir uma boa persona focam melhor a mensagem da empresa para qual trabalham. Assim conseguem adequar a linguagem, o conteúdo e os canais mais utilizados.
A habilidade central aqui é saber alinhar a expectativa do público com a estratégia a ser executada. Quem consegue acertar nessa fórmula tem uma carreira garantida pela frente.
7. Análise de dados
Todas as habilidades que listamos passam pelas mesmas necessidades — conhecer o cliente, automatizar conteúdo, melhorar o SEO e ter uma visão completa de marketing. Tudo isso depende de saber coletar e examinar os dados certos, de modo correto.
Análise de dados já foi coisa exclusiva de setores de tecnologia. Mas hoje é tão mais fácil e eficiente conseguir dados de mercado e de clientes, que essa capacidade é possível para todos os departamentos de um negócio.
Para quem quer fazer uma carreira na área, indicadores de performance já são algo na rotina de estudos. Existe ainda uma habilidade menos técnica que vai bem além disso. É saber não só interpretar os números, mas compreender o que eles significam para o seu trabalho. Que caminhos eles apontam, quais devem ser reforçados ou revertidos e como usar a inteligência de dados para aprimorar sempre suas campanhas.
Outra das mais importantes habilidades em marketing é estar sempre inovando, reinventando. Com esse objetivo na cabeça e melhorando suas capacidades em volta dele, sua carreira está pronta para decolar.
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