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8 habilidades de Marketing Digital essenciais na nova realidade

A rápida e necessária digitalização de empresas nos últimos meses, tornou algumas Habilidades de Marketing Digital ainda mais importantes. Saiba quais (...)

Autor: Redação Impacta

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A atual pandemia, implementada pelo novo coronavírus, está trazendo uma série de mudanças, principalmente para o mundo do trabalho. Em pouco tempo, diversos profissionais precisarão passar por uma reinvenção pós Covid-19 para se manterem ativos e competitivos.

O Marketing Digital, por exemplo, ganhou um papel ainda mais relevante no cenário que o mundo está vivendo, oferecendo novas necessidades para quem atua na área. Sendo assim, será preciso se preparar para conseguir qualificação e ter mais chances de obter sucesso.

Pensando nisso, listamos 8 habilidades Marketing Digital que se tornarão ainda mais essenciais para atravessar a nova realidade. Confira a seguir!

As habilidades de Marketing Digital ideais pós-pandemia

1. Performance

O Marketing Digital de Performance consiste em indicadores que contabilizam números que geram dados e relatórios. Geralmente, as estratégias são focadas totalmente em resultados concretos, ou seja, a expectativa é que as ações de campanha ofereçam retorno financeiro de forma eficiente.

Esse é um segmento bastante novo para muitos profissionais de Marketing Digital. Mesmo assim, diversas empresas atualmente exigem esse tipo de competência, uma vez que ela é capaz de dar mais autoridade para as marcas e aumentar o alcance da audiência.

2. Análise de dados

Saber analisar dados e mensurá-los é outra habilidade que aproxima a cultura da empresa do seu público-alvo. Isso até porque o gerenciamento de dados permite maior controle e organização de ferramentas e relatórios, fazendo com que a marca entenda realmente quais são as expectativas da audiência e o que pode fazer para melhorar sua performance no mercado.

Inclusive, os dados podem dar uma projeção mais precisa do futuro, demonstrando quais setores necessitam de investimento. Portanto, quando bem utilizados, eles servem para definir ações, gerar conversões e, consequentemente, aumentar o volume da receita. O Power BI, por exemplo, é uma ferramenta acessível que facilita a apresentação de dados importantes para a tomada de decisões, permitindo insights rápidos e inteligentes para todo o negócio.

3. Entendimento do perfil do consumidor

É fundamental que o profissional de Marketing Digital consiga ter um entendimento aprofundado do perfil dos consumidores e do negócio como um todo para promover maior engajamento e gerar leads qualificados. Da mesma forma, é preciso dar atenção a fatores externos, como crises, valores de produtos, entre outros pontos que podem influenciar os resultados da empresa.

Isso porque, como a tecnologia se atualiza constantemente, exigindo abordagens mais amplas dos profissionais, é imprescindível ter visão estratégica para saber como agir de acordo com as necessidades de cada momento.

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4. Antecipação de demanda

O marketing de produto exige uma antecipação de demanda cada vez mais aprofundada, no tempo certo e com o preço mais justo. Assim, é fundamental inovar e estudar as necessidades dos consumidores para fazer as mudanças que a empresa precisa para se manter atualizada e competitiva. 

Com isso, será possível discernir entre o que realmente é efetivo para a promoção e impulsionamento das marcas, de acordo com as preferências do seu público-alvo. 

5. LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está cada vez mais próxima de entrar em vigor e, com isso, surge a necessidade de adequação dos negócios às novas exigências. A lei estipula mecanismos de controle em relação aos dados dos usuários, sendo essencial para proteger o direito à liberdade e privacidade das pessoas no meio digital. 

Por isso mesmo, é fundamental que o profissional conheça a nova legislação e saiba quais são as regulamentações específicas que ela institui para o setor de Marketing Digital. Isso permitirá um trabalho mais alinhado e mais oportunidades de crescimento para quem souber lidar com as novas regras. 

6. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma área voltada, sobretudo, para a criação de campanhas digitais e para a captação de consumidores. Conhecer as ferramentas específicas para a geração de conteúdo na internet é uma habilidade bastante requisitada, uma vez que ela oferece chances reais de engajamento e conversão. 

Com o crescimento do Marketing Digital, muitas empresas têm tido necessidade de dialogar com seu público-alvo para se aproximar ainda mais de suas demandas e expectativas. Por isso, se qualificar no setor é vital para quem deseja se manter competitivo e ter acesso a oportunidades diferenciadas.

7. SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é uma das competências mais valorizadas entre os profissionais de Marketing Digital. A ferramenta é capaz de tornar as campanhas ainda mais completas, permitindo que os negócios atinjam o topo das pesquisas quando a divulgação é bem planejada.

O conjunto de técnicas ajuda os sites, blogs e demais páginas da web a terem mais relevância e ranqueamento nos mecanismos de busca, fazendo com que a estratégia alcance a audiência de maneira eficiente. Portanto, estar atualizado sobre as técnicas de SEO é, atualmente, um requisito essencial para quem deseja ter sucesso com Marketing Digital.

8. Uberização

A uberização é um termo que representa a aproximação direta das marcas com os consumidores. A função do profissional, nesse sentido, é garantir que os clientes encontrem o serviço que desejam e pessoas que estejam dispostas a oferecê-lo. 

As novas tecnologias, portanto, permitem um acesso infinito a recursos que facilitam esse tipo de troca. Por isso, diante de um cenário onde cada vez mais os indivíduos mudam o foco, é imprescindível garantir facilidades e promover relações mais próximas entre os prestadores de serviços e a audiência.

Para se adaptar e ter um bom desempenho em Marketing Digital, o recomendável é estudar e se especializar nos diferentes setores para ter maiores chances de alcançar boas oportunidades de trabalho. Assim, você pode optar por cursos na área, aproveitando para ter um conhecimento ainda mais aprofundado das novas necessidades.

Tendo em vista o cenário e o comportamento dos consumidores na era digital, contar com as habilidades de Marketing Digital citadas permitirá que você conquiste destaque e se diferencie diante da concorrência. Tenha em mente que ter disposição para aprender é um requisito para ter crescimento na carreira, independentemente do segmento de sua atuação. 

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