faceboook

8 lições de Jeff Bezos sobre inovação e mindset empreendedor

O homem mais rico e empreendedor do mundo não nasceu tão poderoso — teve muito acontecimento em sua história que o fez chegar nessa posição. Por (...)

Autor: Redação Impacta

O homem mais rico e empreendedor do mundo não nasceu tão poderoso — teve muito acontecimento em sua história que o fez chegar nessa posição. Por isso, as lições de Jeff Bezos podem ajudar na sua trajetória, principalmente profissional.
Neste post, você entende mais sobre o criador da Amazon e consegue se inspirar em seus feitos e frases que vão colocar você pra pensar. Sem medo de errar e com vontade de trazer o futuro para o presente o quanto antes, Bezos sempre esteve à frente! Vamos entender essa história?

Afinal, quem é Jeff Bezos?

Jeff Bezos nasceu no Novo Texas, em um período em que sua mãe tinha apenas 17 anos e cursava o High School. Seus pais ficaram casados por pouco tempo. Mais à frente, a mãe de Bezos se casou de novo com um imigrante cubano e Jeff, que era Jeffrey Preston Jorgensen, adotou o sobrenome do padrasto.
Desde o cedo, o hoje empresário bem-sucedido mostrava interesse por tecnologia. Por exemplo, ainda criança, ele criou um alarme para que os irmãos mais novos não entrassem em seu quarto.
Outro sinal do que estava por vir é que, no Ensino Médio, ao participar de treinamento de Ciências, acabou sendo premiado. Claro que ele frequentou uma das universidades mais prestigiadas nos Estados Unidos, Princeton, e se formou em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. A realização profissional do empresário estava prestes a decolar!
Logo após se formar, ainda nos anos 1980, Jeff Bezos trabalhou em Wall Street com informática, também teve empregos ligados a redes de comércio internacional — sempre de olho no boom que a internet prometia na época. 
Foi em 1994, em uma viagem de Nova York a Seattle, que ele escreveu o plano de negócios da Amazon. A empresa, que começou vendendo livros pela internet, hoje marca território em diversas áreas, como:

  • streaming, com a Amazon Prime Video;
  • bens de varejo, que incluem sapatos, produtos de beleza, roupas e uma infinidade de itens;
  • Kindle, leitor virtual;
  • serviços de infraestrutura web, como soluções de cloud computing.

Se você pensar que tudo começou com um comércio de livros, pode ver que as lições de Jeff Bezos são importantes para quem quer ter uma mente empreendedora e se diferenciar ainda na faculdade. Por isso, vamos a elas!

Quais são as lições de Jeff Bezos?

Ele é inovador, não tem medo da imprensa e se interessa pelo que é mais inusitado. Veja como o jeito de ser de Jeff Bezos pode inspirar você e sua trajetória!

1. Esteja sempre de olho na inovação

Já disse o empresário: “na minha visão, não há tempo ruim para inovar”. Ou seja, a qualquer momento, você pode apostar em algo disruptivo. Foi assim que ele criou um negócio de livros que, hoje, vende tudo o que se possa imaginar.
Da mesma forma, ele passou a investir em serviços de nuvem, superando a gigante Microsoft. Olhar para o futuro envolve perceber o presente e se cercar de pessoas capazes também! “ A vida é curta para nos rodeamos de pessoas sem recurso”, já disse o milionário.

2. Conte com múltiplos interesses

Já vimos que a internet e a tecnologia acerca dela retêm grande parte do interesse de Bezos. Mas vai além: o empresário fundou a Blue Origin, empresa de viagens espaciais para pessoas. Muito disso vem do seu interesse por tudo o que diz respeito ao espaço. 
Também faz parte de seu império o jornal The Washington Post, comprado em 2013. Hoje, o veículo é dos maiores críticos do governo Donald Trump.

3. Trabalhe com foco desde cedo

Das lições de Jeff Bezos, o foco é uma das principais. Tanto que na juventude ele sempre se destacou nos estudos e foi eficiente mantendo os irmãos longe de seu quarto. Foi com total concentração que criou e expandiu a Amazon e as possibilidades da empresa.

4. Não tenha tanta certeza assim

Sabe aquela ideia de esperar ter certeza para tomar uma atitude? Às vezes, isso só faz com que você perca oportunidades. “Se você esperar 90% de certeza, na maioria dos casos, está sendo devagar”, relatou. 
Assim, mais uma das lições de Jeff Bezos é ter conhecimento e coragem para dar passos mais agressivos que vão trazer novas possibilidades no futuro. Até porque, quando Bezos começou com as infraestruturas de nuvem, nem a Microsoft apostava com força nisso!

5. Tome cuidado ao seguir ondas, modismos e mais do mesmo

Hoje, todo mundo pensa em criar um e-commerce e sonha em ser um sucesso no empreendedorismo. Mas ir na onda do que já está acontecendo nem sempre proporcionará tanto retorno.
“Não podemos ficar no modo de sobrevivência. Temos que nos ater ao modo de crescimento”, é mais uma das lições de Jeff Bezos. Por isso, preste atenção aos hábitos das pessoas e mire as estrelas. A Amazon, por exemplo, já está testando entregas por drone!

6. Aposte nos detalhes

O atendimento da Amazon é sucesso entre os consumidores por cumprir prazos, dar opções e fidelizar o público. O empresário relatou que “vemos nossos clientes como convidados para uma festa e somos os anfitriões. É nosso trabalho diário melhorar cada aspecto importante da experiência do cliente”. Isso exige detalhe, empatia e muito trabalho em equipe.

7. Esteja aberto ao aprendizado

Inovar e ter sucesso em tecnologias e produtos disruptivos é aceitar a necessidade de aprender com diversas pessoas o tempo inteiro. “Se você vai fazer apenas as coisas que sabe que vão dar certo, vai acabar deixando diversas oportunidades na mesa”. Unir forças é sempre um bom caminho para isso.

8. Trabalhe seu posicionamento

Quando Bezos foi criticado pela doação simbólica para ajudar a Austrália com as queimadas, ele acabou investindo US$10 bilhões em um fundo que busca maneiras de combater os problemas. 
Essa não é a primeira nem será a última que Bezos sofre críticas da imprensa, mas ele sabe como ninguém revertê-las e virar ainda mais notícia. “Trabalhe duro, divirta-se e faça história”, disse ele. Ou seja, nada de levar tudo tão a sério.
As lições de Jeff Bezos demonstram segurança e coragem para trilhar um caminho que fuja dos padrões e traga muitos benefícios. Esses ensinamentos são úteis para quando tiver dúvidas e não conseguir enxergar tudo com clareza.
Agora que você já sabe algumas das lições de Jeff Bezos, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para gerar comentários com seus amigos?
[rock-convert-pdf id=”3775″]

2 Comentários

  1. roberto poli barbosa disse:

    Perfeito!!! #pollyroberto

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!