faceboook

9 situações que podem atrapalhar uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um dos maiores desafios para qualquer profissional. Porém, algumas dicas podem ajudar para não se atrapalhar nessa etapa. Confira (...)

Autor: Redação Impacta

Para ingressar no mercado de trabalho, passar com tranquilidade por uma entrevista de emprego e fazer com que os recrutadores tenham certeza de que você é a pessoa ideal para a vaga é um dos pontos fundamentais. O problema é que muitas atitudes sutis e, às vezes, despercebidas podem atrapalhar uma entrevista.

Por exemplo não mostrar interesse pelas ações e programas da empresa para a qual você se candidatou, inventar histórias sobre sua experiência quando elas não existem e tantas outras situações. A parte boa é que, neste texto, reunimos diversas ações que podem interferir negativamente na entrevista de emprego. Acompanhe para se preparar melhor!

1. Não ter conhecimento sobre a empresa

Supondo que você se candidatou a uma vaga de desenvolvedor em uma empresa de tecnologia. Chegar para a entrevista sem muitas informações da companhia vai, sim, te atrapalhar.

Toda vez que conversamos com alguém é ideal estabelecer uma conexão — principalmente quando se almeja algo. Por isso, antes da entrevista, separe um tempo para pesquisar sobre a empresa, entender sua fundação, seus valores e sua missão. Essas informações podem ajudar a elaborar uma boa resposta quando o recrutador perguntar o motivo de você querer a vaga e por que nessa companhia especificamente.

2. Não ser você mesmo pode atrapalhar uma entrevista de emprego

Nesses momentos, muita gente acaba vestindo um personagem para impressionar, como ao falar sem parar um discurso decorado e até dizer o que acha que o time de RH da empresa quer ouvir. Um exemplo clássico é, ao ser questionado sobre os defeitos, se dizer extremamente perfeccionista, em uma clara tentativa de impressionar todo mundo.

O melhor a fazer é usar o autoconhecimento e falar aquilo que você é mesmo, até porque, no dia a dia, as pessoas vão acabar percebendo que você tentou impressionar. Então, um ótimo exercício é entender seus pontos altos e fracos antes de ir para a entrevista. Por exemplo, quais são suas soft skills e o que falta desenvolver mais.

3. Ser sincero ao extremo nas suas redes sociais

É fato sabido que os recrutadores olham suas redes sociais durante o processo de seleção, seja para verificar se existem conexões em comum, seja para ver se suas descrições realmente casam com o que você colocou no currículo.

Por isso, cuidado com postagens do tipo “odeio meu chefe”, “detesto trabalhar” e todas as outras que destoem do que foi colocado em seu currículo e falado na entrevista. É certo que as redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, mostram um lado mais pessoal, diferente do LinkedIn. Mas, ainda assim, evite posturas pouco empáticas e preconceituosas — isso com certeza vai atrapalhar uma entrevista de emprego e o seu networking.

4. Não conseguir interagir durante a entrevista

Sabe o famoso branco quando a gente fica ansioso ou nervoso antes e durante um processo seletivo? Não tem muito como prever se ele vai acontecer, principalmente com a ansiedade envolvida na entrevista. Mas algumas dicas podem ajudar:

  • prepare uma lista de itens bacanas que você pode perguntar ou mesmo para falar sobre si;
  • treine o que acha válido falar de frente para o espelho ou até grave o áudio para ouvir depois;
  • questione os recrutadores sobre quais as expectativas sobre o seu cargo e como pode evoluir em um ou dois anos;
  • desenvolva sua autoconfiança — ela vai ajudar muito na sua colocação e permitir que cresça profissionalmente.

5. Não ter objetivos profissionais definidos

Certamente vão lhe questionar sobre o que você deseja para sua carreira no futuro. Respostas como “ah, sei lá” vão, sim, atrapalhar uma entrevista. Mesmo que você não tenha um plano passo a passo, diga que quer se especializar em tais linguagens de programação ou que se inspira muito em determinados profissionais.

Quando você não sabe bem o que deseja, também pode não ser competitivo o suficiente para ajudar no crescimento da empresa. E isso conta muito para as organizações.

6. Chegar atrasado

Pode até ser que as primeiras impressões não sejam as que ficam, mas você precisa garantir que terá segundas oportunidades, certo? Por isso, seja pontual e, se possível, chegue até uns minutos antes da entrevista — ainda mais quando ela acontece em prédios grandes, que pedem identificação e informações afins.

Quando você está atrasado, a mensagem transmitida é de descaso com a empresa e o tempo dos recrutadores, e pode acreditar: isso vai atrapalhar uma entrevista.

7. Não cuidar da aparência

Aqui, não estamos dizendo que é para você chegar com trajes caríssimos, mas, sim, estar bem-cuidado, com roupas limpas, passando uma imagem de confiança. Existem empresas mais ou menos informais, e vale a pena entender sobre elas antes, pois companhias assim, como startups, não se importam com vestes mais casuais, mas grandes conglomerados preferem a formalidade.

8. Mentir no currículo e na entrevista

Você já deve ter visto séries e filmes nos quais os personagens mentem sobre suas qualidades e depois se veem em encrencas por não conseguirem realizar determinada função. Na vida real é a mesma coisa, e você corre o risco de perder a confiança junto aos líderes e supervisores. Por isso, evite as mentiras sempre e foque as suas reais qualidades e competências.

9. Não ser humilde

Uma coisa é certa sobre qualquer pessoa: ninguém sabe sobre tudo. Se você não quer atrapalhar uma entrevista, é muito importante mostrar sua humildade e vontade em aprender mais acerca de determinados programas ou funções.

Assim, a humildade é um ponto-chave em qualquer recrutamento. Mostrar empolgação em aprender sobre a cultura e os processos da empresa é muito mais positivo do que uma postura de quem já sabe tudo e tem pouco a aprender. Dessa forma, vale falar sobre cursos de capacitação que você tem vontade de fazer e mostrar proatividade e iniciativa.

A fórmula para não atrapalhar uma entrevista? Empenho, ensaiando e buscando informações sobre a empresa, honestidade, autoconhecimento e humildade. Com esses ingredientes e as dicas que leu até aqui, vai ficar mais simples conseguir a tão almejada colocação!

Ok, você já viu o que não deve fazer e que pode atrapalhar em uma entrevista. Agora se informe sobre como se preparar profissionalmente com este guia para turbinar a sua carreira!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!