Saiba como os cursos de Office são valorizados em seu currículo
A Microsoft criou programas que são utilizados por quase todas as empresas. E é por isso que seu currículo ganharia muito com os cursos de Office. Veja!(...)
Autor: Redação Impacta
Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:
Os cursos de Office são unanimidade no mercado de trabalho. Afinal, ter no currículo um certificado de treinamento em ferramentas básicas e avançadas desse produto mostra um diferencial enorme.
Praticamente todas as empresas utilizam os programas do pacote, porém nem sempre encontram funcionários devidamente capacitados. Com isso, ter conhecimentos comprovados de Office pode torná-lo um ativo essencial para seus empregadores. Confira!
1. Os programas do pacote Office são necessários em todas as empresas, não importando a área
Um estudo conduzido pela Companhia Internacional de Dados (IDC) mostrou que habilidades avançadas em programas do pacote Office estão entre as três mais desejadas pelos empregadores. Esse resultado é bem significativo, uma vez que a IDC analisou cerca de 14,6 anúncios de vagas.
No Brasil, o baixo conhecimento das ferramentas digitais torna o domínio do Office um diferencial ainda maior. Afinal, não há área que dispense algum software do pacote:
- o PowerPoint é essencial para apresentações corporativas de resultados e projetos;
- o Word é o editor de texto referência nas comunicações internas e externas das empresas;
- o Outlook é o gerenciador de e-mail mais eficaz para o ambiente dos negócios;
- o Excel facilita diversas tarefas de gestão de finanças, de recursos humanos e de operações;
- o Access é o principal gerenciador de databases para pequenas e médias empresas.
2. Os colaboradores treinados no Office são mais produtivos
Os colaboradores com treinamento em Office são capazes de automatizar determinadas tarefas, poupando muito tempo do seu trabalho. Com isso, eles podem se dedicar a tarefas mais complexas e importantes dentro da empresa.
Por exemplo, saber ferramentas básicas de Excel pode ajudá-lo a criar fórmulas mais efetivas com células integradas. Assim, quando uma planilha precisar de correção, não haverá necessidade de ficar revisando células cujos valores foram preenchidos manualmente.
Além disso, há outro inconveniente enorme: todas as empresas precisam de colaboradores com domínio de Office. Se você não possuir, eles terão de treiná-lo. Como treinamentos drenam recursos, eles preferirão alguém já capacitado.
3. Os empregadores buscam mais versatilidade no mercado de trabalho
Com conhecimento avançado de ferramentas do Office, você será capaz de trazer uma versatilidade muito grande para um empreendimento. Colaboradores com essa características são muito valorizados e figuram nas primeiras posições das listas de promoções.
Vamos exemplificar com uma situação recorrente: seu chefe pediu para que você redigisse um comunicado interno para ser enviado por e-mail. Sabendo somente o básico, você escreveria um documento simples apenas com variações de fonte e, no máximo, um WordArt.
Porém, com um domínio avançado, você será capaz de introduzir marcas d’água, hyperlinks para endereços de e-mail e websites, cabeçalhos e notas de rodapé. Com poucos minutos, você deixaria o documento com uma aparência profissional. Seus superiores certamente valorizariam isso.
4. Seu poder de persuasão impressionará seu recrutador
Uma apresentação em PowerPoint pode seguir dois caminhos: ser um sucesso e impressionar o público ou ser um fracasso e entediar a todos. Se você não quer seguir o segundo caminho, então é importante dominar as ferramentas do Office.
A maioria das pessoas comete erros de iniciante em relação ao PowerPoint. Assim, em vez de criar apresentações persuasivas, produz demonstrações chatas, cheias de texto e sem atrativos visuais.
Esses indivíduos esquecem que o foco de um slide é facilitar o entendimento do público, e não resumir todo o conteúdo da sua fala. Por isso, mais que dez palavras por slide é muito! O foco deve ser as imagens.
Sabendo as ferramentas avançadas de PowerPoint, você poderá moldar as sensações e sentimentos da sua audiência. Você pode fazê-los rir, impressioná-los, surpreendê-los, entre tantas outras possibilidades. Desse modo, sua apresentação fica mais interativa e prende a atenção do público.
Afinal, o que mais tem no mundo corporativo são apresentações chatas e pouco significativas.
5. Você se tornará mais crítico em relação às informações e aos dados
Sem o conhecimento de Office, você será somente aquele funcionário que lança valores em uma planilha automaticamente. Não entende o porquê e nem sabe como criar suas próprias funções. Você concorda que isso não traz diferencial algum para seus empregadores?
Por outro lado, quando você entende tudo o que se passa no Excel, você é capaz de interpretar os dados que está lançando. Assim, você poderá identificar erros, elaborar soluções mais sofisticadas e trabalhar os dados com maior eficácia. Dessa forma, você se torna ativo necessário para a empresa.
Daqui a alguns anos, muitas atividades dentro de um negócio serão automatizadas. Se você não trouxer nenhum destaque, acabará sendo demitido.
6. Há ferramentas inexploradas no Office
Há curiosos que acabam conhecendo muitas funcionalidades do Office ao explorar os programas em casa. Porém, há ferramentas que, possivelmente, você sequer abriu. É o caso do Microsoft Access.
Com o avanço dos bancos de dados das empresas, o Excel se tornou incapaz de lidar com todas as funções. Então, a Microsoft investiu em uma ferramenta especializada nessa função. Assim surgiu o Access.
Suas ferramentas tornam possíveis aplicações simples, como o cadastro de clientes ou de produtos. Porém, também permitem tarefas mais complexas que podem abarcar toda a rotina de um departamento, como o controle de logística.
Com isso, você será capaz de reunir, em um único programa, o cadastro do fornecedor, do produto, da nota fiscal e do frete.
Por que investir em cursos de Office?
Diante tudo isso que mencionamos, você deve ter percebido que o treinamento em Office traz funcionários muito mais completos para as empresas. A Microsoft investiu pesado nesse pacote para torná-lo o produto de referência no mercado.
Muitos colegas seus podem até falar que ferramentas gratuitas, como o BrOffice, tomarão o lugar do Microsoft Office. Porém, há quase dez anos que o BrOffice vem tentado assumir a liderança, mas nunca foi bem-sucedido.
Além disso, todas as funções do pacote gratuito são baseadas no que a Microsoft inventou, tornando as habilidades do Microsoft Office intercambiáveis.
Portanto, se você não quiser ficar para trás no mercado de trabalho, é hora de investir em cursos de Office. Não importa se você é administrador ou enfermeiro, analista de dados ou contador; você certamente precisará dos programas do Office.
Quer receber nossas dicas diretamente em seu e-mail? Assina a nossa newsletter!
Deixe o seu comentário!