Como o marketing de conteúdo é aplicado no E-commerce?
Para que seu e-commerce seja encontrado pelo seu público, investir nas técnicas e práticas de marketing de conteúdo é fundamental. Veja como aplicar!(...)
Autor: Redação Impacta
O marketing de conteúdo no e-commerce é muito importante para que a sua empresa ganhe destaque no mercado virtual, visto que esse meio tem sido cada vez mais competitivo.
Mas o que é?
Marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia para engajar o seu público-alvo e atrair novos clientes, por meio de conteúdos valiosos e relevantes. Essas informações vão gerar valor ao seu negócio, passando ao seu potencial cliente uma visão positiva da sua marca.
Grosso modo, quanto mais informações importantes a pessoa tiver sobre o seu produto, mais confiante ela será em comprá-lo.
Por meio do marketing de conteúdo, você pode se tornar uma autoridade no seu segmento, se tornando uma referência para o seu público-alvo. Assim, sempre que eles precisarem de um produto do seu ramo de atuação, é da sua empresa que eles vão lembrar.
Agora que você já conseguiu entender a importância do marketing de conteúdo, vamos mostrar como aplicá-lo no e-commerce. Acompanhe!
Crie um calendário editorial
O primeiro passo para a criação de conteúdos é montar o seu calendário editorial. Por meio dele, você conseguirá organizar suas ideias e planejar a sua produção.
O calendário editorial possibilita uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo, desde a criação do conteúdo até a sua publicação e promoção nas redes sociais.
A utilização dessa ferramenta proporcionará a você várias vantagens, tais como:
- melhorar o acompanhamento dos projetos: será possível identificar se a produção está em dia. Isso diminui os atrasos e evita situações embaraçosas com seus clientes;
- melhorar o controle sobre os seus conteúdos: o calendário também pode servir como um documento, onde estará registrado quais os assuntos que já foram abordados no seu blog, evitando assim a repetição de conteúdo;
- melhorar a comunicação da equipe: possibilita que todos acompanhem as datas e prazos de cada tarefa, bem como o andamento de cada processo. Isso evita que um conteúdo seja produzido ou publicado em duplicidade.
Defina palavras-chave relevantes
As palavras-chave, ou keywords, são como o usuário escreve a sua dúvida nos mecanismos de busca, como no Google, para conseguir solucionar o seu problema.
É por isso que a definição de palavras-chave relevantes é muito importante para quem quer produzir conteúdo no e-commerce. Somente assim você consegue direcionar as suas informações para os usuários que realmente possuem interesse no seu produto ou serviço.
Quando você produz um conteúdo com a palavra-chave correta, você passa uma mensagem para o sistema do Google que o seu material se trata de um assunto específico. Então, quando o usuário for realizar uma pesquisa, o seu conteúdo aparecerá para ele de acordo com a palavra-chave pesquisada.
Por exemplo, se você escreveu um assunto com a palavra-chave “formatar um netbook”, sempre que alguém pesquisar sobre esse tema, o seu conteúdo será direcionado a ele.
Porém, as palavras-chave devem ser aplicadas no texto de maneira coerente; se elas forem colocadas de maneira excessiva, o seu conteúdo não terá um bom posicionamento no Google, correndo o risco de ser penalizado. Isso é uma das práticas (não recomendadas) de black hat.
Elabore conteúdos de qualidade
De nada adianta atrair o público-alvo até o seu blog e não oferecer a ele um conteúdo de qualidade, o qual não solucionará nenhuma dúvida do seu potencial cliente. Existem muitas informações na internet que apenas “enrolam” o leitor e não resolvem os seus problemas.
Um conteúdo de qualidade deve trazer ao leitor uma solução, mostrar a ele que você entende do assunto e, assim, passar confiança, para que ele se sinta seguro em adquirir o seu produto ou serviço.
Dessa forma, o cliente vai perceber que você é uma autoridade no assunto e que sabe exatamente o que fazer para resolver o problema dele.
Aprenda mais sobre funil de vendas
Interagir com o leitor é uma das melhores formas de fidelizá-lo. O objetivo do funil de vendas é atrair e fidelizar o seu cliente, acompanhando o usuário desde o momento do interesse da aquisição do seu produto até a realização da compra.
O funil é dividido em três ou quatro etapas, conforme especificado abaixo:
topo de funil: nesse momento, o seu público ainda não possui uma dificuldade que precisa ser resolvida; por isso, os conteúdos devem ser mais amplos e com boa informatividade para aumentar a geração de leads. É proibido citar a empresa;
meio de funil: o consumidor já possui a necessidade de solucionar alguma dúvida ou problema. Devido a isso, é interessante que o conteúdo seja ainda mais informativo, pois é nesse momento que o seu potencial cliente deve ser direcionado à decisão da compra;
fundo de funil: nesse estágio, o consumidor avaliará o seu produto, ou seja, ele já decidiu que vai adquirir aquilo que ele precisa, mas não sabe onde e nem de quem comprar. Nesse momento, o conteúdo deve apresentar a empresa, mostrando ao cliente que ela é a melhor opção para sua necessidade.
Utilize as redes sociais
As redes sociais são excelentes aliadas quando o assunto é divulgação de conteúdo. Para ser notado, você precisa ser visto, e utilizar as redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter e Instagram, entre outras, são as melhores maneiras de alcançar o seu público-alvo.
Cada uma dessas redes sociais possui ferramentas eficientes que segmentam o seu público, fazendo com que você consiga direcionar seus conteúdos para as pessoas que realmente possuem interesse em consumi-los.
Você precisa fazer com que o seu público-alvo encontre a sua empresa, e o marketing de conteúdo te ajuda a prospectar, gerar e converter seus leads.
O marketing de conteúdo no e-commerce tem como principal objetivo destacar o empreendimento no mundo online, utilizando desde as técnicas de SEO até o relacionamento com o cliente.
Isso faz com que o consumidor confie no seu produto e realmente acredite que ele resolverá o seu problema.
Por isso, é muito importante que você aprofunde cada vez mais o seu conhecimento em marketing de conteúdo no e-commerce, para fazer com que sua empresa ganhe visibilidade em meio a esse mercado tão competitivo que é o virtual.
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Excelente matéria, todas as esferas do marketing, bem integradas fazem toda diferença.