A nova era do Marketing Digital Empresarial
O Marketing Empresarial também mudou e agora precisa se adequar as novidades do digital. Saiba mais e veja como se adaptar ao online!
Autor: Redação Impacta
Cada vez mais, as empresas estão buscando melhores soluções para impulsionar seus negócios e fidelizar os clientes.
Com o objetivo de atender a essas necessidades é que as estratégias do marketing empresarial migram para o ambiente online.
Assim, o marketing digital é apenas uma extensão do marketing tradicional. A diferença está nos canais de comunicação, que agora online, trouxeram inúmeros benefícios para as empresas como a economia e a flexibilidade — com a análise e possibilidades de ajustar estratégias em tempo real, permitindo maior assertividade.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais as empresas têm apostado tanto nesse novo e próspero ambiente. Ainda há um ainda mais óbvio: quem não está presente na web é facilmente esquecido.
Então, qual impacto é possível promover na sua empresa, caso ela também passe a desenvolver essas estratégias com profissionalismo? Acompanhe o post e confira as respostas para essa pergunta e descubra ainda como ter sucesso por meio delas.
O impacto do inbound no marketing empresarial
Provavelmente, você já deve ter ouvido em algum lugar que o marketing tradicional está se transformando e dando espaço ao novo, que por sua vez, possui inúmeros benefícios superiores. Mas, afinal, o que seria esse novo marketing? Entenda melhor esse contexto:
Estratégias invasivas e interrupção
No passado, a maior parte dos investimentos em marketing nas empresas era direcionada para a publicidade tradicional, comerciais, outdoors ou panfletagem. O problema é que, além de muitas vezes serem estratégias invasivas que interrompem o momento de lazer das pessoas, elas não permitem mensurar precisamente o impacto e seus resultados.
Porém, o extremo oposto é o benefício do marketing digital: a quantidade e qualidade dos dados e informações que é possível obter com suas campanhas, por meio da análise dos resultados. Ainda assim, o uso de publicidades evasivas no ambiente online, por si só, não é capaz de garantir a atração do público que se espera atingir.
Geração de conteúdo capaz de atrair as pessoas
É nesse contexto que entra o Inbound Marketing, uma estratégia focada na geração de conteúdo para atrair o público, ao invés de invadir seu espaço durante o momento de lazer com promoções e peças publicitárias que ele não quer ver.
Assim, o foco dessa nova abordagem é descobrir os principais problemas, dúvidas e incômodos dos consumidores para ajudá-los com conteúdos capazes de oferecer soluções e gerar confiança de que a empresa que as oferece é a melhor opção.
Isso se torna tão poderoso que os clientes passam a criar um vínculo com a marca, confiando na empresa pela capacidade de enxergar seus problemas com o conhecimento que é necessário para solucioná-los.
Você sabe quais são os elementos indispensáveis para que sua estratégia de Inbound Marketing no ambiente digital dê certo de fato? Acompanhe os próximos parágrafos e descubra.
Os elementos de uma estratégia de resultados
O que determina o sucesso de qualquer tipo de ação?
Se pensou em planejamento, você está certo! Antes de qualquer ação e independentemente do canal de comunicação utilizado, é indispensável pensar nos objetivos da empresa, delimitando quais são os resultados esperados ao final de determinado período.
Sem esses números, fica difícil saber se a estratégia realmente obteve bons resultados, mesmo com a infinidade de dados que elas são capazes de oferecer. Essas métricas são chamadas de KPIs, ou indicadores chave de performance.
Com esse conceito muito claro em mente, conheça agora os elementos capazes de trazer resultados expressivos no contexto do marketing empresarial.
Blog
Que os sites são indispensáveis todos sabem, mas uma estratégia de marketing de conteúdo precisa de um canal específico para atrair e engajar esse público e, para isso, nada melhor do que um blog.
No entanto, não basta criá-lo. É preciso focar na otimização dessa mídia por meio de táticas de SEO — otimização dos mecanismos de busca responsável por melhorar a experiência para o usuário e posicionar um site no Google — e na construção de conteúdos realmente relevantes e úteis para seu público.
Por isso, tenha em mente que o conteúdo é a base para qualquer estratégia e o blog será o território da empresa para compartilhar esse conhecimento.
Redes sociais
Como a sua empresa pode atrair tráfego para o seu blog? Nada melhor que utilizar as redes onde os usuários estão super conectados, não é mesmo?
Afinal, diferente do que muitas empresas pensam, as redes sociais são um meio indispensável para a divulgação de conteúdos relevantes e não mais um canal de propaganda dos produtos ou serviços da marca.
Longe disso, é por meio desses canais que você vai criar uma proximidade maior com os consumidores, permitindo ainda pensar em conteúdos que gerem interação entre a sua marca e seus potenciais clientes. Assim, com o tempo, é possível criar um relacionamento muito mais próximo, o que vai determinar o sucesso dessas estratégias.
Lembre-se: o objetivo aqui é conquistar a confiança dos consumidores, estabelecendo e aumentando sua credibilidade junto a eles, uma vez que um conteúdo focado nos problemas enfrentados pelas pessoas gera maior interação, além de maior confiança por parte delas.
E-mail marketing
Esse é o meio de comunicação mais direto e próximo entre o cliente e a empresa, por meio do qual é possível conversar e sanar todas as dúvidas sobre o produto ou serviço que o blog e as redes sociais não foram capazes de abordar.
Sendo assim, é nessa mídia que o relacionamento que foi sendo construído por intermédio das outras estratégias é solidificado.
Mas você sabe como pode conseguir o e-mail da sua audiência?
Para isso, você vai precisar de materiais ricos em conteúdo de qualidade que resolvem problemas muito específicos dos consumidores, como um e-book, por exemplo. Em troca disso, você pede seu e-mail para que possa enviar esse material.
E, com isso, comece a criar uma lista de contatos interessados em resolver determinado problema que o seu produto ou serviço é capaz de resolver, estabelecendo uma comunicação muito mais direta e assertiva.
Assim, fica mais fácil compreender as estratégias de marketing empresarial que vão gerar os melhores resultados para o seu negócio, pensando crescentemente na atração de consumidores. E o melhor de tudo: oferecendo conteúdo relevante e fazendo que cheguem naturalmente até você, ao invés de interrompê-los nos seus momentos de lazer com as formas tradicionais de publicidade.
Portanto, ao pensar na criação da presença online da sua empresa, foque em gerar o máximo de valor mediante conteúdo útil, relevante e de qualidade para o seu público, utilizando todas as plataformas disponíveis para isso, como o blog, as redes sociais e o e-mail.
Este conteúdo ajudou você a compreender o papel do marketing empresarial em plena era digital?
Então, não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que outras pessoas também aprendam sobre a importância e o impacto que as estratégias certas podem trazer para uma empresa!
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