Você sabe o que é um banco de dados SQL?
O banco de dados SQL é a linguagem padrão dos modelos chamados Relacionais. Que tal conhecer um pouco mais? Confira no artigo completo!
Autor: Redação Impacta
O termo Banco de Dados é bastante comum quando falamos de programas ou sistemas de informação. Geralmente, ele vem seguido do termo SQL. Mas o que é um banco de dados SQL?O termo genérico “banco de dados” diz respeito ao armazenamento de informações de uma forma geral. Entretanto, ao falarmos de bancos de dados SQL, precisamos de uma definição mais elaborada.
A SQL — Structured Query Language, ou linguagem estruturada de consultas — é a linguagem padrão dos chamados Bancos de Dados Relacionais que, por sua vez, são bancos de dados estruturados em forma de colunas e linhas, também chamadas de tuplas, tendo seus dados armazenados em tabelas.
Os bancos de dados relacionais são, atualmente, a solução dominante no mercado, da mesma forma que a SQL é a linguagem padrão dessa plataforma. É uma tecnologia poderosa, orientada a conjuntos e é a base para manipulação dos dados relacionais.
A linguagem SQL é classificada em 4 categorias, a saber:
1. DML: Data Manipulation Language
Comandos DML são comandos que tratam do conteúdo dos dados. Eles alteram as informações em um banco de dados SQL. Seus comandos mais usados, são:
- SELECT;
- INSERT;
- DELETE;
- UPDATE.
Esses comandos estão frequentemente inseridos no código dos programas que são usados para acessar e alterar as informações contidas no banco de dados. Eles também podem ser acionados por alguém que os execute diretamente no banco de dados, por meio de uma interface de conexão e gerenciamento do SGDB.
2. DDL: Data Definition Language
São comandos que criam ou alteram as estruturas das tabelas onde os dados estão armazenados. Seus comandos mais comuns são:
- CREATE;
- ALTER;
- DROP.
Esses comandos são acionados em situações de atualização de sistemas, em que novas estruturas — como tabelas, visões, procedimentos armazenados, entre outros — são criadas.
Geralmente, são executados pela figura do DBA (Database Administrator), que é o profissional responsável pela administração e manutenção de um sistema de banco de dados.
3. DCL: Data Control Language
Os comandos DCL são usados pelo administrador do banco de dados para dar as permissões de acesso, conforme determinado no processo de modelagem do sistema e pelos seus gestores.
Seus comandos mais conhecidos que atribuem ou revogam os privilégios são: GRANT e REVOKE. Esses comandos geralmente ficam sob a atribuição do DBA, como responsável pela segurança do ambiente de banco de dados SQL.
4. DTL: Data Transaction Language
Esses são comandos que controlam as transações no banco de dados. A forma como um banco de dados relacional implementa a consistência de seus dados se dá por meio dessas transações.
O isolamento das transações é baseado no seguinte princípio: ou uma alteração nos dados é concluída totalmente ou os dados devem retornar à situação original antes da mudança.
Esses comandos são o COMMIT e o REVOKE. Eles podem ser declarados explicitamente no código fonte da aplicação, mas também estão implícitos no próprio mecanismo de controle do servidor do banco de dados.
Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, como bancos de dados orientados a objetos, ou a tecnologia NoSQL (Not Only SQL), os bancos de dados relacionais são, ainda, a solução dominante no mercado.
Por meio de cursos oferecidos por Centros de Treinamento plenamente habilitados, o profissional poderá se certificar e, assim, estar capacitado a atuar com excelência na área de desenvolvimento de sistemas, planejando e desenhando bancos de dados.
Siga-nos nas Redes Sociais, e você vai estar sempre a par das novidades na área de TI, para enriquecer seus conhecimentos com conteúdos sempre atualizados! Estamos presentes no Facebook, Instagram e LinkedIn. Será um prazer ter sua companhia.
Preciso aprender SQL, sou iniciante no Sql, tenho usabilidade, mas preciso de muito mais..
Olá, Otacilio! Nós podemos de te ajudar. Aqui no Blog Impacta já postamos algumas dicas para começar em SQL, VEJA AQUI! E também, não deixe de conhecer nossos cursos presenciais e online em SQL: AQUI!