5 ferramentas que todo profissional de marketing digital deve conhecer
Se você pretende ou já começou a trabalhar com marketing digital, com certeza vai utilizar essas ferramentas. Confira nossa lista para iniciantes!
Autor: Redação Impacta
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Posicionar uma empresa na web tem sido uma necessidade cada vez mais constante. Para isso, é fundamental aplicar as estratégias de marketing digital. Essa vertente do marketing tradicional foca em usar recursos e ferramentas para se comunicar de forma eficiente com público-alvo, divulgando um negócio e conquistando vendas.
Para conseguir atingir esses objetivos, existe todo tipo de ferramenta de marketing digital, cada uma delas com diferentes objetivos, sempre proporcionando resultados positivos. Você conhece as principais? Veja as 5 mais utilizadas a seguir!
1. Mídias sociais
Desenvolvidas com uma proposta de entretenimento, para unir pessoas e promover uma melhor comunicação, rapidamente as mídias sociais também se tornaram uma maneira das empresas marcarem presença forte na web.
Essa possibilidade de interação e de maior aproximação com o público-alvo é o grande diferencial que fazem ambientes como o Facebook e Instagram serem indispensáveis aos perfis comerciais.
Essa tendência é ainda mais forte devido às soluções de anúncios patrocinados que as principais redes sociais oferecem. Hoje, todas as grandes (Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube, além das já citadas) possuem ferramentas em que os perfis de negócios podem direcionar campanhas segmentadas, ou seja, voltadas para as pessoas que têm maiores chances de se configurarem como seu público-alvo.
Além dos anúncios pagos, há também as publicidades orgânicas e a possibilidade de posicionar a empresa nas redes. Isso gera algo muito buscado atualmente: o engajamento.
Ele é o resultado de uma comunicação adequada, um posicionamento em sintonia com o seu público-alvo e com ações que permitam a interação do público. Sendo assim, engajar é ganhar simpatia, conseguir estar próximo do público e se tornar referência no seu segmento.
2. Landing page
Ferramenta de marketing digital fundamental, as landing pages, às vezes, são tão naturais na navegação atual que nem mesmo se percebe que possuem um importante papel para a atuação digital: captar leads. Elas nada mais são do que dados de usuários que, posteriormente, podem se tornar clientes de um negócio, diante da oferta de conteúdos e de um direcionamento adequado.
As landing pages podem estar em diversos momentos e em todos os formatos, mas sempre com a proposta de captar informações em troca de algo interessante.
Você já visitou alguma página que pedia um cadastro rápido com seu nome e e-mail antes de ter acesso a algo que você queria muito? Se sim, você já teve contato com uma landing page, e elas são cada vez mais comuns. O motivo desse crescimento é que essa ferramenta é muito eficiente na hora de conseguir bons leads.
Em um bom exemplo, imagine que você esteja em um site que fala tudo sobre marketing digital, e lá você encontrasse o seguinte e-book: “descubra agora todos os segredos sobre marketing digital”. Parece interessante, não é mesmo?
Ao clicar para acessar o conteúdo, uma pequena janela com seus dados seria mostrada, bastando preenchê-la para receber o e-book no seu e-mail. Pronto, você obteve algo que queria, e o site também: seu contato. Agora, você se tornou um lead por meio dessa landing page que oferecia o conteúdo que você desejava. Boa ferramenta de marketing digital, não é mesmo?
3. E-mail marketing
O e-mail ainda é um recurso muito importante atualmente, e ainda é possível fazer marketing por meio dele, mesmo com dispositivos de spams cada vez mais elaborados, que filtram conteúdos publicitários. É justamente isso que faz com que seja importante se dedicar a campanhas eficientes, humanizadas e pontuais, para que o público-alvo dê valor ao uso desse recurso.
Após conseguir um lead, o e-mail será parte fundamental do processo de transformar esse contato em um possível cliente. Para isso, é fundamental conquistá-lo. Com o e-mail marketing, esse processo é realizado com muita atenção e eficiência, tendo em vista a abordagem ao receptor, as ofertas possíveis e a possibilidade de ser invasivo.
Qualquer erro em questões cruciais podem fazer o e-mail marketing ir de uma ferramenta importante a um fracasso total. Uma boa maneira de conseguir sucesso é fazer tudo de forma gradativa, apresentando conteúdos aos poucos até, então, fazer a oferta final, que realmente é a conversão em uma compra ou contratação de serviço.
4. Marketing de conteúdo
Oferecer um conteúdo interessante pode ser uma ótima maneira de fazer alguém olhar para um negócio de maneira diferente! Atualmente, o ato de vender deve ser algo menos direto, pois antes mesmo de consumir, o público tem necessidades bastante específicas e que precisam ser atendidas. O marketing de conteúdo visa isso: oferecer algo de interessante, conduzir o usuário e torná-lo cliente.
Uma empresa de produtos veganos pode, por exemplo, gerar conteúdos, como blog posts, falando sobre temas correlatos, o que naturalmente atrairá uma audiência qualificada — ou seja, pessoas que buscam por produtos veganos. Dentro da estratégia, a intenção é que esse usuário da web, além de se sentir atraído pelo conteúdo, seja conduzido até a compra de algo que essa empresa vende.
Dessa forma, como ferramenta de marketing digital, o marketing de conteúdo prepara toda uma trajetória para o usuário, alimentando-o com conteúdos úteis e convencendo-o da compra. É nesse momento que suas chances de virar um cliente crescem, e onde acontece a conversão da empresa.
5. SEO
Sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO é uma série de estratégias e adequações técnicas que visam a melhoria de conteúdos e sites da internet, focando em torná-los mais fáceis de serem encontrados no Google. Isso traz grande aumento de visibilidade para um negócio da web.
Se usarmos a mesma empresa de produtos veganos, e ainda falarmos de seus posts, é importante que esses textos tenham palavras-chaves relacionadas ao assunto. Assim, eles poderão ser encontrados em pesquisas de usuários. O mesmo pode ser aplicado a descrições de produtos em e-commerce e outras informações em sites de todos os tipos.
O trabalho de SEO é sempre analisar esses conteúdos, produzir novos e adequar ambientes da web para que eles estejam padronizados dentro desse trabalho de otimização. Dessa forma, é possível estar sempre na primeira página de resultados de pesquisas do Google, com ótimo ranqueamento e visibilidade.
Viu como uma ferramenta de marketing digital pode ser importante para as pretensões de uma empresa na web? O ideal é usá-las em conjunto, atuando de forma ampla e eficiente para conseguir bons resultados!
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