6 livros sobre gestão de pessoas!
Ter como missão fazer a gestão de pessoas não é tarefa fácil, mas é fundamental para se tornar um bom líder. Para isso, alguns livros podem ajudar (...)
Autor: Redação Impacta
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De todas as habilidades exigidas no mercado de trabalho, gerir pessoas pode ser uma das mais desafiadoras. Se você é um profissional que atua com essa importante missão, poderá encontrar suporte em alguns livros sobre gestão de pessoas que ajudam muito nessa tarefa.
O dia a dia dentro de uma empresa já fornece muitas oportunidades para que um gestor aprenda a lidar com uma equipe de colaboradores. No entanto, livros escritos por experts no assunto podem funcionar como preciosos guias. A seguir, confira 6 títulos que certamente ajudarão você a ter mais qualidade no seu trabalho!
1. Gestão de pessoas
Escrito por Idalberto Chiavenato, essa obra já se tornou leitura obrigatória para quem lida com o ramo de negócios, e reúne o conteúdo mais atual e importante dessa área. Trata-se de um texto prático que percorre todas as etapas envolvidas no processo de gestão de pessoas — seleção, treinamento e retenção dos talentos.
Para tanto, o autor direciona o foco em seis ações principais: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar. A ideia é trazer o entendimento do quanto é essencial introduzir essas seis fases dentro de uma organização, quando o assunto é gerir equipes.
A linguagem é direta, objetiva e acessível a qualquer leitor. Além disso, explora mais sobre o que o futuro pode reservar nessa área em desenvolvimento contínuo.
2. Administração de recursos humanos
Esse título está em evidência entre os profissionais da área. Nele, as autoras Alda Carlini e Rita Tarcia apresentam um conteúdo direcionado para quem se interessa pelo impacto do uso das novas tecnologias dentro de uma empresa.
Discorrem sobre os pontos fortes e fracos dessas ferramentas no desenvolvimento profissional, como: vídeos, webnários, podcasts, blogs, a possibilidade de treinamento on-line e como podem ser usados na aprendizagem e no ensino.
3. Coaching de carreira: construindo profissionais de sucesso
Nesse livro — dos autores Edson Carli e José Roberto Marques — o leitor encontrará métodos para impulsionar melhor o seu progresso na profissão e descobrir formas rentáveis de trabalho.
A obra abrange questões vitais para a construção de uma carreira estruturada e sólida. Tem o objetivo de conduzir as pessoas ao reconhecimento profissional por meio da atividade que desempenham, além de orientar no caminho para se tornar único no mercado de trabalho.
Sua abordagem é diferenciada e demonstra que o coaching é aplicado para que as pessoas alcancem os seus propósitos da forma que desejam. Para quem pretende se reinventar na carreira profissional, esses dois grandes especialistas da área apresentam dicas imperdíveis. Basta reservar um tempo para a leitura e conferir.
4. Como dizer? A arte de dar e receber feedback
Você já parou para pensar que um número expressivo de pessoas passa a maior parte do seu tempo útil dentro do ambiente de trabalho? Em muitas empresas, os funcionários trabalham constantemente sob extrema pressão e com resultados insatisfatórios.
Muitas vezes, isso acontece por dificuldade de comunicação com seus superiores. Alguns gestores têm o péssimo hábito de falhar, com muita frequência, quando o assunto é dar um retorno — feedback — adequado aos membros da sua equipe.
Nessa publicação, Eliana Pitta discute sobre a importância da cultura do feedback para todas as empresas. Revela como essa estratégia é fundamental para o bom andamento de todos os setores de uma organização, bem como para a gestão de competências e de pessoas.
Suas dicas de feedbacks positivos são muito úteis, já que abordam questões que facilitam a correção de deficiências nas relações entre colaboradores e ajudam a aprimorar o trabalho dos recursos humanos. Essa obra é indicada para todo gestor de RH que anseia por uma rotina profissional harmoniosa e proveitosa.
5. Como fazer amigos e influenciar pessoas
Esse livro do autor Dale Carnegie, aponta como cultivar bons relacionamentos no universo corporativo pode ser decisivo para uma gestão de pessoas bem-sucedida, o que proporciona a prosperidade de uma organização no mercado.
Além disso, destaca a importância do traquejo social como maneira eficiente de construir um bom networking, elemento cada dia mais fundamental para alcançar o sucesso profissional.
Esse best-seller é considerado obrigatório para quem busca êxito na vida pessoal e no trabalho. Está comemorando 75 anos e, para fazer um paralelo com os princípios de Carnegie à era digital, foi lançado uma releitura da obra: Como fazer amigos e influenciar pessoas — era digital.
Em sua lista de inovações, o livro discorre sobre o impacto da internet na comunicação, principalmente em relação às redes sociais. Ao usar situações reais, o autor ensina como adotar formas de conduta corretas para os novos formatos de relacionamento social, com o intuito de conduzir o leitor ao sucesso pleno em todos os setores da vida.
O livro explora o comportamento ainda em construção no meio digital, aborda questões como cyberbullying, assédio moral e críticas indevidas que têm resultado até mesmo em processos criminais. Trata-se da reinvenção de um clássico desse gênero literário, porém, com os princípios básicos de boa convivência, tão essenciais para as relações humanas saudáveis.
6. Descubra seus pontos fortes
Donald O. Clifton e Marcus Buckingham expõem como grande parte das empresas não prestam a devida atenção aos pontos fortes dos seus funcionários. Apontam sempre para os pontos fracos e, com isso, gastam muito dinheiro e tempo para tentar corrigir essas fraquezas. Não seria mais fácil e inteligente investir nas qualidades e ajudar os colaboradores a desenvolverem o melhor de si?
Nessa publicação, os autores apontam, ainda, que os profissionais mais prósperos, das mais variadas atividades, são exatamente os que dedicam energia, tempo e dinheiro para aproveitar e aprimorar as melhores qualidades dos profissionais envolvidos.
É algo para se pensar seriamente, e mais que isso, é a única maneira das organizações saírem do círculo vicioso da rotatividade de funcionários, o que gera mais desgastes e despesas. É, por isso, uma obra imperdível!
O dia a dia corrido das empresas muitas vezes impede que os gestores de pessoas enxerguem além daquilo que estão acostumados a executar. Por isso, é importante ficar atento às transformações do mundo corporativo, cada vez mais rápidas, e buscar conhecimento nos livros sobre gestão de pessoas para aperfeiçoar as próprias habilidades, bem como dos colaboradores e, assim, progredir na carreira com mais segurança.
Se você quer saber mais sobre desenvolvimento de carreira e de pessoas, veja como a inteligência emocional ajuda nesse processo!
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