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5 Tendências Digitais para conhecer em 2019

O concorrido mercado exige cada vez mais empresas preparadas para a inovação. Por isso, separamos aqui 5 Tendências Digitais para ficar de olho. Confira!(...)

Autor: CSP Consultoria

Os recursos tecnológicos atuais já são indispensáveis para o cotidiano, seja ele pessoal ou corporativo. Em meio a esse cenário, cada vez mais surgem tendências digitais que mudam a forma de se fazer negócios, gestão e marketing. Para as empresas, acompanhar de perto essas mudanças é estrategicamente fundamental. Só assim os melhores recursos poderão ser aproveitados.
Em 2019, algumas dessas tendências prometem se destacar mais, muito por conta do desenvolvimento que vêm passando ao longo dos últimos tempos. O ano é de inovação e cada vez mais esses recursos e ferramentas serão colocados em prática. Neste post você conhecerá as 5 tendências para ficar de olho em 2019!

1. Power BI

Desenvolvido pela Microsoft, o Power BI é um dos mais relevantes softwares de apoio à gestão do mercado. Ele funciona como um grande painel para dar suporte à gestão, controle e análise de dados, algo muito importante no mercado atualmente. Hoje, todas as atividades de uma empresa gera registros, especialmente quando as tarefas são executadas em softwares e plataformas.
O Power BI permite que o big data, ou seja, o amplo volume de dados seja devidamente analisado, dando origem a relatórios e painéis personalizados para cada usuário da solução. Assim, os colaboradores conseguem ter o acompanhamento de métricas e indicadores de seu interesse. Isso fortalece uma atuação mais estratégica, com foco no alcance de resultados.
Essa plataforma gera gráficos e apontamentos dos dados com um alto nível de detalhamento e segmentação. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com vendas, o Power BI ajuda a identificar em quais regiões o volume de saídas foi mais alto, tudo isso de forma automatizada e simples. O software é remoto e pode ser acessado de qualquer lugar por computadores, tablets ou smartphones.

2. Salesforce

O Salesforce já é um dos nomes estabilizados no mercado, mas ainda segue como uma das tendências digitais mais relevantes para 2019. Ele é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), ou seja, oferece suporte no controle de informações e de gestão de clientes. A busca não é só por reter informações, mas também por conhecê-los melhor.
Com um suporte estratégico, o gerenciamento do Salesforce dá assistência até mesmo para que a empresa consiga ter uma previsão de vendas. Isso é possível porque essa tendência possibilita o controle de hábitos e preferências dos seus clientes, oferece informações que geram insights sobre novas oportunidades de negócio e auxilia na manutenção da fidelização.
Entre os suportes do Salesforce, os principais são a gestão dos dados dos clientes. Ela permite um atendimento mais preciso e com muito mais produtividade, gerando um nível de satisfação maior. O software também gera um ponto de contato centralizado, em que o colaborador pode se comunicar com o cliente enquanto visualiza todos os dados e preferências dele.

3. Cloud computing

Uma das principais tendências tecnológicas do momento, o cloud computing está expandido para diferentes setores e funcionalidades. Trata-se da tão falada nuvem, a qual possibilita que softwares funcionem de maneira remota, ou seja, sem precisar de instalação ou de uma ligação a um periférico físico, como um HD.
A computação na nuvem tem entre seus principais destaques o nível de segurança maior. Dados e informações relevantes não ficam centralizados em um local físico, mas salvos em servidores online. Isso reduz muito as chances de qualquer perda de informações por falhas ou problemas técnicos, além de ser uma ótima proteção contra ataques.

Sistemas e softwares em cloud podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Essa vantagem traz um ganho muito significativo, especialmente nos dias de hoje, em que a tecnologia permite a maior mobilidade para os profissionais. O cloud computing vai de encontro a isso e traz muitos benefícios.

Tendências digitais de 2019

4. Otimização das redes sociais

As redes sociais não param e há algum tempo já são muito mais do que meras plataformas de interações entre pessoas. O potencial para negócios é explorado e isso só aumenta as oportunidades de negociações. Entre as principais tendências digitais do momento está o uso dessas mídias como ferramenta de promoção de empresas e de vendas. Quanto mais novos recursos, mais isso se fortalece.
Às empresas, cabe sempre acompanhar de perto as mudanças que as redes sociais trazem. Um bom exemplo foi a mudança do algoritmo do Facebook, que passou a priorizar posts de amigos e familiares na linha do tempo dos seus usuários. Isso fez com que as companhias precisassem se superar para manter a visibilidade em alta em seus posts e campanhas nessa rede.
Além disso, há também o surgimento de novos recursos que podem ser usados como forma de gerar conteúdo por perfis empresariais. A última novidade veio por parte do Instagram, com o IGTV. A expectativa é de que novas funcionalidades surjam e mudanças no funcionamento também apareçam como forma de otimizar essas plataformas.

5. Marketing de conteúdo

Entre as tendências digitais do momento, o marketing de conteúdo é uma das mais eficazes quando o assunto é manter uma forte relação com o público. Trata-se da oferta de posts, e-books e outros conteúdos relevantes ao público, com a proposta de gerar interesse, proximidade e conduzir essas pessoas em uma jornada até a compra ou uma conversão.
Nessa busca, o marketing de conteúdo sempre leva algo relevante com a proposta de gerar valor e interesse. Esses materiais podem ser informativos, sobre assuntos em geral, ser mais voltados para os produtos — isso para quando o alvo já está em fase de decisão de compra — ou, até mesmo, educativo, nesses casos, eles precisam ser mais profundos e detalhados.
Os materiais mais técnicos estão ganhando bastante espaço e relevância no cenário atual. Os usuários da web procuram por conteúdos profundos e que detalham mais os assuntos que estão pesquisando. Nesse cenário, outra característica interessante é que esses materiais tratem de questões mais específicas e pessoais, atendendo completamente diversos tipos de demandas do público.
Ficar de olho nessas tendências digitais é o melhor caminho para empresas que querem acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e os impactos positivos disso! Assim, os melhores resultados são obtidos com ajuda das ferramentas certas e das estratégias mais adequadas.
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2 Comentários

  1. Joel disse:

    Marketing de Conteúdo é fundamental… tanto para posicionamento, quanto para construção de autoridade. Ótimo artigo.

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