Quais são as habilidades interpessoais mais valorizadas?
O mercado de trabalho atual valoriza novas habilidades interpessoais. Quer saber quais para buscá-las? Então confira esse artigo!
Autor: Redação Impacta
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Ter habilidades interpessoais, as chamadas soft skills, é fundamental para desenvolver uma boa carreira. Isso porque as empresas estão dando cada vez mais preferência para os profissionais que conseguem se adaptar às rápidas e constantes mudanças, mantendo-se competitivos no mercado de trabalho.
Mas você sabe como desenvolver essas competências? Pode parecer difícil, mas com uma dose extra de empenho e busca por novos conhecimentos, a tarefa torna-se simples. Com isso, você consegue potencializar e aprimorar as virtudes que já tem, colaborando para que a sua presença seja notada pelos líderes.
Pensando nisso, separamos algumas informações neste post para que você entenda qual é a importância das habilidades interpessoais e, ainda, quais são as mais valorizadas no mercado. Acompanhe!
O que são habilidades interpessoais?
Uma pessoa com habilidades interpessoais consegue se relacionar de forma harmônica e equilibrada em sociedade. No contexto empresarial, essa capacidade impacta significativamente o sucesso em equipe. Desse modo, ela aperfeiçoa suas qualidades e se destaca profissionalmente.
Desenvolver tais habilidades facilita a comunicação do colaborador com os colegas e com as lideranças, fazendo com que seja mais fácil conquistar resultados eficientes tanto em sua vida pessoal quanto no trabalho. Algo que pouco se diz, no entanto, é que a pessoa deve conhecer a fundo os seus pontos fortes e fracos para alcançar uma boa desenvoltura — ou seja, ter uma relação intrapessoal.
Ela diz respeito, principalmente, à sua visão de mundo e seu posicionamento diante das dificuldades. Portanto, o conhecimento de si mesmo é fundamental para se relacionar de forma saudável e eficaz com as outras pessoas. Uma vez que você entende no que é bom, é possível transmitir de maneira positiva a sua contribuição para os demais.
Sendo assim, o primeiro passo para desenvolver as habilidades interpessoais no ambiente de trabalho é o autoconhecimento. Com isso, você conseguirá cultivar relações mais sólidas e baseadas na confiança — aspecto imprescindível para muitos líderes.
Quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho?
A seguir, elencamos as principais competências que todo colaborador que deseja conquistar um diferencial no mercado deve desenvolver. Confira!
Realizar análises
Antes de qualquer tomada de decisão, é essencial saber como realizar análises para se chegar às respostas corretas sobre determinada situação. Portanto, é preciso ter uma abordagem que considere todos os processos e aspectos da empresa. Desse modo, o profissional deve ser claro e objetivo sobre as questões que dizem respeito ao ambiente de trabalho, buscando pelas melhores soluções diante de um problema.
Fazer negociações
Outro ponto imprescindível é a capacidade de negociação. Aqui, consideramos tanto a comunicação com a equipe quanto com os líderes e clientes. Essa habilidade é fundamental para obter um desempenho diferenciado, uma vez que você estará mais aberto e compreensivo para entender as pessoas ao seu redor e saber como lidar em momentos de instabilidade nas relações.
Ter flexibilidade cognitiva
De maneira geral, a flexibilidade cognitiva contribui para que a pessoa consiga ampliar a sua maneira de pensar. Ela envolve, portanto, a capacidade de sair da zona de conforto e desafiar-se diante das diferentes opiniões e visões de mundo. Quanto mais flexível diante das situações um colaborador for, mais simples será entender as ideias e fazer associações entre elas.
Saber trabalhar em equipe
Ao desenvolver uma boa comunicação, sabendo como transmitir a sua opinião de maneira positiva para a equipe, é possível obter um diferencial enquanto profissional. Compreender como trabalhar em equipe, respeitando as diferentes personalidades e ideias também é uma habilidade interpessoal que contribuirá significativamente para a sua carreira.
Desenvolver inteligência emocional
A inteligência emocional capacita o profissional a saber como identificar os próprios sentimentos, possibilitando a motivação e a construção de emoções dentro de si mesmo. Gestores e líderes empresariais demandam bastante essa habilidade de seus colaboradores, uma vez que ela é fundamental para estabelecer empatia entre a equipe e produzir resultados cada vez melhores.
Ser ético
A ética é um aspecto substancial para ser melhor enquanto pessoa e profissional. Quando se é honesto e respeitoso com os demais, o indivíduo consegue gerir a comunicação e transmitir as suas ideias sem ser ofensivo. Do mesmo modo, as suas atitudes também dizem muito sobre quem você é e como pode dar o exemplo para o restante da equipe. Com o passar do tempo, o seu comportamento estimulará os colegas a agirem da mesma forma.
Como desenvolvê-las?
Todos são capazes de desenvolver as habilidades interpessoais citadas. Para isso, é preciso, em um primeiro momento, identificar as capacidades que já tem em si mesmo e aperfeiçoá-las. Outro ponto é entender que, quando se trabalha em equipe, saber ouvir os outros e suas diferentes opiniões torna o ambiente mais agradável e compreensível.
Nesse sentido, desenvolver a consciência social é essencial para minimizar atritos e problemas com os demais colegas. Um bom profissional sabe que é parte do todo e que a responsabilidade de criar um espaço mais saudável também é sua. Portanto, evite apontar essas situações e tenha maior foco na solução.
A disciplina também é outro fator que ajuda no alcance das metas dentro da empresa. Assim, evite deixar as tarefas para depois e tenha o hábito de se motivar diariamente, pensando nos benefícios que essa ação trará para a trajetória da sua carreira.
Mesmo que você se engaje para ser um bom colaborador, os feedbacks negativos ainda podem surgir. Desse modo, a resiliência pode ajudar você a enfrentar as críticas. Aprenda a separar a sua vida profissional da pessoal e foque seus propósitos e objetivos, pois os erros servem para que possamos tirar algo de bom para nós mesmos, sabendo onde podemos melhorar.
Agora que você já sabe da fundamental importância de desenvolver as habilidades interpessoais, certamente será mais fácil atingir um patamar de sucesso. Lembre-se de que muitos líderes estão com demandas de profissionais diferenciados e que possam oferecer as melhores competências para as empresas — qualidades essenciais para ser um bom colaborador.
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