O que é Revit MEP? Conheça o programa BIM da Autodesk
Você sabe o que é e para quem serve o Revit MEP? Entenda as diferenças, aplicações e vantagens da ferramenta BIM da Autodesk!
Autor: Redação Impacta
Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:
A tecnologia BIM – sigla para Building Information Modeling (ou Modelagem de Informações da Construção em tradução ao português) – revolucionou o mercado de construção, permitindo criar projetos e modelos virtuais precisos que vão garantir o melhor controle, análise e gerenciamento de dados durante as fases de uma construção.
Baseados no conceito de BIM, uma série de programas e ferramentas foram desenvolvidos e estão disponíveis aos profissionais como engenheiros e projetistas, sendo essenciais para a atuação com eficiência e para a diminuição de erros.
Nesse cenário, o software da Autodesk – Revit se destaca no mercado, oferecendo opções de ferramentas e recursos para as diversas áreas e profissionais envolvidos no projeto de uma construção, como é caso do Revit MEP. Você sabe o que ele faz e quem deveria dominá-lo? Vamos esclarecer a seguir!
O que é Revit MEP?
Como já adiantamos acima, o Revit MEP é o software da Autodesk para projetos de instalações baseado na tecnologia BIM.
Oferecido na plataforma Revit, o “sobrenome” MEP indica os recursos que atendem as demais necessidades de projeto, indo além dos recursos como paredes, portas, janelas, terreno e de documentação executiva, já que significa:
M – Mechanical (para instalações mecânicas, como ar condicionado);
E – Eletrical (para o projeto de instalação elétrica de uma construção);
P – Pumbling e Piping (para tubulações hidráulicas e de esgoto)..
O recurso MEP proporciona a projetistas de elétrica, hidráulica e mecânica a elaborar seus projetos em alto nível de detalhamento, seja de forma individual ou integrada com os outros profissionais.
Na prática, ao saber utilizar o Revit MEP, o profissional é capaz de lançar seu tubos de hidráulica com as conexões e acessórios, eletrocalhas e conduítes com tomadas e interruptores, dutos e suas respectivas saídas de ar-condicionado com equipamentos dos mais variados modelos.
Sendo compatível com projetos em 3D e com ferramentas de verificação de interferências e coordenação, o MEP ajuda a minimizar erros entre os projetos de arquitetura e de engenharia, garantindo desenhos técnicos mais completos e entregas mais confiáveis em todo o projeto.
Quais as diferenças para o Revit Architecture?
Em versões anteriores do software, a fabricante Autodesk basicamente separava a linha Revit em três módulos, resumidamente sendo:
Revit Architecture com recursos específicos para a construção arquitetônica do projeto;
Revit Structure para os trabalhos direcionados para a estrutura do projeto;
Revit MEP voltados para as funcionalidades de hidráulica, elétrica e mecânica.
Porém, nas versões mais atuais do programa, todas essas funcionalidades se unificaram em uma única plataforma, agregando as ferramentas para construção arquitetônica – tais como paredes, portas e janelas, por exemplo – no Revit Architecture, e as demais disciplinas nos recursos do Revit MEP.
Quais áreas e profissionais utilizam ou deveriam utilizar o Revit MEP?
Como vimos, os recursos do Revit MEP são fundamentais para alguns profissionais em funções específicas, sendo o seu conhecimento indispensável tanto para quem já atua nesse mercado quanto aos que pretendem entrar para a área. Podemos citar os principais como:
Projetistas de hidráulica, elétrica e Ar-Condicionado;
Além, é claro, de ser um grande aliado para todos os envolvidos na entrega de um projeto de construção completo, sendo assim indicado também para:
Profissionais e estudantes de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil e áreas relacionadas;
Profissionais de construtoras que desejam aumentar a produtividade com uso da tecnologia 3D BIM.
Deixe o seu comentário!