Saiba mais sobre pós-graduações na área de marketing digital
O marketing digital é uma das áreas que mais cresce no mercado, visto que é a nova forma de produzir conteúdo e divulgá-lo no mundo globalizado. Afinal, (...)
Autor: Jéssica Lima
A tecnologia faz parte do nosso cotidiano de forma tão intensa que é quase impossível viver sem sua praticidade. Ao falarmos em avanços tecnológicos, logo pensamos em modernos notebooks, smartphones, tablets e todos os dispositivos que facilitam a nossa rotina.
Sendo assim, podemos concluir que a maioria das pessoas, se não todas, possuem pelo menos um desses aparatos. Nesse contexto fica fácil entender por que o marketing digital é uma das áreas que mais cresce no mercado, visto que é a nova forma de produzir conteúdo e divulgá-lo no mundo globalizado. Afinal, hoje procuramos absolutamente tudo na internet e nos interessamos pelo que é mostrado em suas vitrines.
Como a carreira no marketing é desafiadora e competitiva, é preciso estar sempre apto a novas tecnologias, técnicas e estratégias online. Desse modo, o profissional formado nessa área pode aprofundar seus conhecimentos fazendo uma pós-graduação em Marketing Digital, o que permitirá o desenvolvimento de competências dinâmicas e atuais.
Ficou interessado? Saiba, neste post, o que é e como funciona a pós-graduação em marketing digital e expanda seus conhecimentos. Boa leitura!
Por que fazer um curso de pós-graduação em marketing digital?
Antigamente, as informações sobre produtos e serviços estavam nas mãos das empresas que os vendiam. Afinal, para adquiri-los, era necessário ir até uma loja, por exemplo, onde o vendedor mostraria seu produto e faria sua propaganda de forma positiva.
Porém, nos dias de hoje, o consumidor só entra em contato com o vendedor após pesquisar e ter decidido, em quase totalidade, a comprar um produto. Isso porque é possível navegar pela internet, no conforto de casa, e escolher qual é o melhor serviço e custo-benefício. Além disso, é possível ler comparações de produtos e até críticas a uma empresa, por exemplo. Depois, só é preciso ir até a loja e adquirir.
Essa é uma grande oportunidade para multiplicar as chances de negócio de uma empresa, visto que o mundo online alcança milhares de pessoas com maior facilidade. Além disso, também é um ótimo investimento para os profissionais da área de marketing, já que a tecnologia e o mundo online estão na vida de todos. Ou seja, essa é uma área de atuação em constante crescimento.
O que é a pós-graduação?
A pós-graduação, de modo geral, é um curso que atualiza o profissional, abre sua carreira para novidades e incorpora as exigências do mercado atual. Assim, é possível valorizar o currículo, ter ascensão e reconhecimento profissional, ganhar um salário maior, ampliar a rede de contatos profissionais e, principalmente, traçar novos caminhos para uma área diferente.
No caso da pós em marketing digital, o profissional aprenderá quais são as ferramentas disponíveis e as estratégias no mundo online, de forma que elas se integrem com o marketing offline. Isso porque nem todas as ações serão feitas na web, ainda será necessário realizar muita pesquisa, planejar e ter a ajuda de colaboradores.
Além disso, o profissional será atualizado constantemente sobre as novidades do mercado, o que é imprescindível para acompanhar as tendências na internet, visto que elas mudam de forma muito rápida. Diante dessa velocidade, as instituições que oferecem cursos correm risco de ensinar um conteúdo ultrapassado. Na hora de escolher qual pós fazer, fique atento e confira se as faculdades correspondem às exigências do mercado de trabalho.
O profissional com pós-graduação em marketing digital estará apto para desenvolver campanhas na área de forma eficaz, ser gestor e atuar em outras áreas de conhecimento, entenderá as ferramentas de automação e terá noções de como diferenciar mídias sociais e quais estratégias são indicadas para cada uma delas.
Qual é o enfoque de estudos dessa área?
Normalmente, a formação em marketing para web contém os seguintes tópicos:
Ferramentas de monitoramento
Essas ferramentas são usadas para monitorar a eficácia de campanhas na internet e avaliar os resultados. Como essa é uma tarefa essencial do profissional de marketing digital, ele precisa ter conhecimento em métricas e ferramentas de monitoramento dos dados, como o Google Analytics.
Data Science
Data Science, ou ciência de dados, que estuda e transforma informações e analisa dados, está diretamente ligado ao Big Data, que são dados estruturados e não estruturados criados e armazenados em nível global. Desta forma, o Data Science estuda esses dados e, assim, as organizações se beneficiam deste estudo para tomar decisões e alavancar os negócios.
Design Thinking
Design thinking é a solução de problemas através de um método prático-criativo com a perspectiva de um resultado futuro, ou seja, é uma maneira de pensar visando soluções.
Comportamento do Consumidor
É preciso estudar e entender o papel do consumidor na sociedade e o seu comportamento no momento da compra e na relação com a marca, assim como o ambiente digital na hora da decisão, os processos perceptivos e motivacionais, estilo de vida e mudança de atitude. Todas essas etapas envolvem fatores cognitivos, psicológicos, sociais e antropológicos.
Internet das Coisas (IoT)
A tecnologia, que conecta objetos do dia a dia à rede mundial de computadores e gera uma comunicação mútua, vai mudar o futuro e melhorar a vida das pessoas. Atualmente, muitas áreas investem em soluções criativas que agradam ao público e conquistam novos consumidores com a aplicação da IoT, como nas geladeiras inteligentes, no transporte público, nas lâmpadas inteligentes, etc.
Mídias sociais
Como a grande maioria das pessoas possui uma (ou várias) redes sociais, essas páginas se tornaram ótimos meios de realizar campanhas de marketing. No entanto, criar um conteúdo para elas é desafiador, visto que é preciso levar em consideração diversos fatores, como o público-alvo e como o conteúdo será visto na página.
Assim, a pós-graduação permitirá que o profissional esteja apto para implementar essas ações e conectar ainda mais a empresa e o cliente.
SEM – Search Engine Marketing
Nesse tópico o profissional aprenderá técnicas para criar links patrocinados e de SEO (Search Engine Optimization), ferramenta responsável por aumentar os acessos do site do cliente por meio de um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de mecanismos de busca, como o Google.
Ambas as estratégias têm ótima conversão, ou seja, atraem muitos clientes para a compra, o que é excelente para a campanha.
Inbound Marketing
Novidade no mundo do Marketing Digital, o inbound marketing é um conjunto de práticas ligadas à produção e à distribuição do conteúdo que visa a geração de leads. Estes, por sua vez, são consumidores em potencial, ou seja, que demonstraram interesse em comprar o seu produto. Dessa forma, é possível direcionar a campanha para essas pessoas, tornando-a mais eficaz.
E-mail Marketing
Embora essa técnica já seja conhecida por muitos profissionais da área, é imprescindível se atualizar para atrair e convencer clientes no mundo atual. Assim, o curso oferece técnicas e as aplicações do e-mail marketing, que nada mais são do que e-mails que criam uma comunicação entre a empresa e o consumidor. As promoções, newsletters e ofertas de passagem aérea são exemplos dessa estratégia.
Mobile Marketing
Além de criar estratégias e campanhas online, é preciso adequá-las para cada um dos dispositivos móveis. Como as pessoas acessam cada vez mais de seus dispositivos e não de um lugar fixo, essa é uma área interessante e em constante crescimento.
Quais são os pré-requisitos?
O curso é destinado para profissionais formados em áreas de marketing, propaganda, comunicação, jornalismo, TI (tecnologia da informação) e administração, além de pessoas que trabalham nos mercados de branding e varejo.
Como o marketing no mundo digital é um assunto relativamente novo, existem poucos profissionais capacitados para exercer essa função. Assim, uma pós-graduação na área com certeza será um grande diferencial e abrirá as portas para os melhores cargos em sua carreira.
E então, ficou interessado em fazer uma pós-graduação em marketing digital? Saiba como aprofundar seus conhecimentos fazendo um MBA na área, conheça:
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