5 Ferramentas de Análise para Product Managers
Product Managers precisam ser estratégicos para trazer resultados. Para isso, as Ferramentas de Análise são essenciais. Veja nossa lista!
Autor: Redação Impacta
Na era dos negócios e produtos customer centric, em que a experiência e a entrega de valor ao usuário são fundamentais, um dos cargos que mais vem crescendo no mercado atualmente é o de Product Manager – ou o nosso Gerente de Produto.
Isso porque é esse profissional que ficará responsável por todo o processo, que vai desde o desenvolvimento até entrega de um produto – seja ele físico ou digital.
Mas para construir produtos que entreguem ainda mais valor para a organização e para o cliente, é preciso ter estratégia e contar com uma gama de ferramentas analíticas que permita ao Product Manager focar no que realmente interessa.
Com tantas opções no mercado, fica até difícil saber quais programas podem ajudar mais o gerente de produtos. É por isso que resolvemos dar uma mãozinha ✋
Veja 5 Ferramentas de Análise para Product Managers
Mixpanel
Apesar de já ser conhecida entre os especialistas em analytics, o Mixpanel é uma ferramenta ainda pouco usada no Brasil, talvez por não conter versão em português.
Entretanto, a plataforma de análise é uma grande aliada dos Product Managers de todo o mundo facilitando muito o trabalho desse profissional.
O grande diferencial em relação a outras opções de análise, está em realizar o rastreio das interações do usuário em determinado site ou aplicação, trazendo informações mais completas e permitindo ações segmentadas.
Com painéis personalizados, o Mixpanel fornece ainda recursos de segmentação e criação de funis para cada tipo de usuário, além de ferramentas para testes A / B e criação de formulários de pesquisa.
Com planos de assinatura gratuito – limitado – e iniciante a parte de 25 dólares por mês, a ferramenta com certeza vai ajudar o Product Manager a ter ainda mais resultados!
Google Analytics
A ferramenta de análise mais famosa do mundo também é indispensável para os gerentes de produtos – e para diversos outros profissionais que atuam no meio digital.
Além de rastrear o tráfego e o comportamento dos visitantes em um site, o Google Analytics traz uma série de dados que permitem realizar diversas análises.
Uma dica aos Product Managers é usar o GA para entender o que o usuário está fazendo e também o que usuário não faz.
Se existe uma página ou um recurso no site ou aplicação que os visitantes não acessam, por exemplo, é preciso entender qual é o problema e se vale a pena mantê-lo.
Profit Well
Outro programa ainda pouco conhecido entre os brasileiros, a Profit Well é uma ferramenta de assinatura SaaS baseada em dados, que é ideal para produtos digitais ou empresas baseadas no modelo de assinatura.
Se o gerente de produtos atua com foco em modelos de assinatura, o software será fundamental para saber se o produto está indo bem ou mal, facilitando as análises com relatórios exclusivos.
Com a ajuda da Profit Well é possível otimizar preços dos produtos e ações com o seu público, permitindo um crescimento de receita mais rápido e estratégico.
O plano ProfitWell Metrics é gratuito e pode ser complementado por ferramentas com preços que variam de acordo com a necessidade e tamanho de cada negócio.
Baremetrics
Uma das ferramentas de análise de SaaS mais famosas no mercado, o Baremetrics também tem foco nos negócios baseados no modelo de assinatura.
Com dashboard geral bastante completa, apresentando métricas essenciais para produtos por assinatura, tais como receita recorrente, taxa de execução e reembolsos, o software oferece informações detalhadas em cada tipo de operação.
A ferramenta mostra ainda informações de comportamento e perfil de cada cliente, permitindo saber como o usuário interage com seus produtos, além de apresentar previsões como número futuro de clientes, receita recorrente e fluxo de caixa estimado para o próximo ano.
Com opção de teste grátis em todos os planos, a assinatura do Baremetrics vai de 50 dólares a 125 dólares por mês.
Excel
Isso mesmo, o Excel continua sendo uma ótima ferramenta de análise para diversos profissionais, entre eles o product manager!
Acontece que muitas vezes, mesmo utilizando outras ferramentas de análise, o profissional prefere usar o Excel para organizar os dados brutos e fazer uma análise mais focada e personalizada.
Para isso, porém, é preciso ter um certo conhecimento na ferramenta da Microsoft, que fornece centenas de funções úteis para a análise de dados.
Mesmo assim, as possibilidades são muitas e não precisam ser complicadas para fornecer alguns insights reais de forma relativamente rápida e barata ao profissional.
Aqui inclusive nós já mostramos algumas possibilidades de Análise de Dados que o Excel fornece – dá uma conferida!
Concluindo…
Como você pôde perceber, existem no mercado diversas ferramentas que podem tornar o trabalho do Product Manager mais fácil.
A dica é testar para saber quais se encaixam melhor nas necessidades e, claro, no orçamento de cada empresa.
Mas, com certeza, que usando algumas das citadas no artigo, o profissional terá ainda mais resultados!
Quer saber mais sobre gestão de produtos digitais? Clique aqui e acesse o nosso material gratuito! Ah e diga pra gente o que achou nos comentários.
Fonte: as informações e ferramentas citadas no texto são baseadas no texto original de Robert Drury, que pode ser acessado aqui!
Deixe o seu comentário!