7 Incríveis Fontes do Google para testar e usar em 2021
As Fontes do Google são Gratuitas e Facilitam o trabalho de Designers e Programadores. Mas quais as melhores opções para 2021? Veja Lista!
Autor: Redação Impacta
Quando o assunto é a escolha da tipografia em um projeto, seja para um site ou uma publicidade digital, você provavelmente usa o Google Fonts para buscar opções e testar combinações, não é mesmo?
Com mais de 880 diferentes famílias de fontes disponíveis gratuitamente, o Google facilitou a vida de muitos designers e diagramadores nessa tarefa. Isso é um fato.
Está sem tempo de ler o conteúdo agora? Escute o áudio abaixo:
Porém, com tantas opções diferentes, às vezes pode ficar até difícil de escolher as melhores fontes do Google. É aí que queremos te ajudar com essa lista!
Google Fonts domina o mercado:
Algumas das tipografias disponibilizadas pela gigante das buscas já são bastante conhecidas na web, sendo usadas em milhares de sites, apps e peças digitais.
Pelo próprio serviço de análise do Google Fonts é possível ver quais famílias de fontes são mais utilizadas atualmente. Nesse cenário, se destacam:
- Roboto – criada por Christian Robertson – mais de 15 trilhões de views
- Open Sans – de Steve Matteson – mais de 9 trilhões de views
- Lato – criada por Łukasz Dziedzic – mais de 2,5 trilhões de views
Algumas dessas, apesar de muito populares, já estão em queda se comparadas com os anos anteriores. Como é o caso da Roboto, que diminui em 14% a quantidade de visualizações de 1 ano para cá.
Essas variações são normais, já que é comum buscar outras opções de fonte para ter mais originalidade e se diferenciar no meio digital.
Para isso, existem diversas outras fontes incríveis que podem ser utilizadas e oferecem boas combinações! Veja a lista que separamos:
7 Incríveis Fontes do Google para você conhecer e usar em 2021
1 – Space Grotesk
Design de: Florian Karsten
Estilos: 5
Baixe aqui
Baseada na família Space Mono da Colophon de 2016, é uma fonte variante sem serifa proporcional, que mantém os detalhes enquanto otimiza para a leitura em diferentes tamanhos de tela.
A Space Grotesk funciona bem em conjunto com fontes estendidas, de exibição, grotescas e monoespaçadas.
2 – Syne
Design de: Bonjour Monde e Lucas Descroix
Estilos: 5
Baixe aqui
Disponível em 3 listas separadas: Syne Mono, Syne e Syne Tactile, a família de fontes foi concebida por Bonjour Monde e desenhada por Lucas Descroix.
Com opções divertidas e diferentes, as possibilidades da fonte Syne são incríveis para quem busca projetos mais originais.
A versão extra-bold e a Syne Mono, que lembra os documentos datilografados, oferecem boas opções para testar em projetos específicos!
3 – Krona One
Design de: Yvonne Schüttler
Estilos: 1
Baixe aqui
Inspirado no lettering feito à mão de pôsteres suecos do Século XX, a Krona é uma das poucas opções do Google em fonte semi-estendida de baixo contraste sem serifa.
Com ótima legibilidade, é ideal para ser usada em títulos mas também funciona em tamanhos menores. Infelizmente ainda está disponível apenas no estilo regular!
4 – OI
Design de: Kostas Bartsokas
Estilos: 1
Baixe aqui
Ideal para quem busca fontes largas, a Oi tem suas raízes em serifas grotescas, mais especificamente inspirada – livremente – no estilo clarendonesques.
É uma ótima opção para ganhar a atenção do público. Veja mais aqui na página da Oi!
5 – Archivo Black
Design de: Omnibus-Type
Estilos: 1
Baixe aqui
Desenhada para ser útil em projetos impressos ou digitais, a Archivo Black é uma ótima opção para os fãs do estilo grotesco.
Ideal para títulos, a família da fonte Archivo suporta mais de 200 idiomas e possui ainda as versões Normal e Narrow, permitindo combinações e usos diversos.
6 – Fahkwang
Design de: Cadson Demak
Estilos: 12
Baixe aqui
Inspirada nas manchetes de antigos jornais tailandeses, a família Fahkwang é de uma fonte latina/tailandesa sem serifa que oferece alto contraste.
Com 12 estilos diferentes, a fonte permite diversas combinações, além de ícones e números estilosos e elegantes.
7 – Inter
Design de: Rasmus Andersson
Estilos: 9
Baixe aqui
Desenhada especificamente para telas de computador, a família tipográfica Inter conta com 9 estilos diferentes que permitem criar layouts limpos e com fácil leitura.
Vários recursos OpenType são fornecidos também como alternativas contextuais que ajustam a pontuação na fonte.
E aí, bora testar essas opções do Google Fonts? Afinal, tão importante quanto a mensagem que você quer transmitir é a escolha da tipografia que transmite ela.
Faça o teste e conta pra gente nos comentários o que achou ou ainda quais são as suas fontes preferidas atualmente!
Fonte: artigo de Maja Bjeletic
Deixe o seu comentário!