Qual o peso de uma Pós-graduação na carreira?
Fazer uma Pós-graduação ou um curso de MBA aumenta as Oportunidades, Possibilidades e também os Salários. Entenda a importância no artigo!
Autor: Redação Impacta
Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:
Terminar uma graduação é uma grande conquista profissional e de vida. Afinal, passamos muito tempo decidindo qual carreira seguir, qual curso escolher ou ainda em qual faculdade entrar, até enfrentar anos de estudos e muito esforço para conseguir o diploma.
Acontece quem nem sempre a conquista do diploma no ensino superior significa o fim da vida acadêmica para o profissional. Aliás, fazer um MBA ou Pós-graduação tem se mostrado cada vez mais importante para a carreira!
Continuar estudando não é uma decisão fácil de ser tomada, pois é normal sentir exaustão da rotina de aulas e provas. Mas se você precisa de um incentivo, saiba que fazer uma pós pode ser um grande diferencial na sua carreira e garantir ótimas oportunidades!
Há uma série de consequências que uma pós-graduação pode trazer para a sua carreira. Confira, a seguir, alguns dos benefícios mais interessantes.
5 Vantagens de uma Pós-graduação na carreira
1 – Maior chance de empregabilidade
Se o mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo, resta aos profissionais a missão de se atualizar com frequência.
Nesse sentido, considere se especializar mesmo depois de fazer uma graduação, porque isso pode significar salários melhores e cargos de maior relevância em sua empresa.
Segundo a 54ª Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação em 2020, a diferença salarial entre profissionais que possuem pós-graduação ou MBA em cargos de diretoria chega a até 47,2% a mais do que quem não têm a formação.
Com um currículo mais qualificado, crescem as chances de você conseguir aquela promoção tão esperada ou ocupar uma posição de liderança na empresa.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para conhecer outros profissionais da mesma área de atuação e criar uma rede de contatos efetiva — como veremos mais adiante.
2 – Reconhecimento profissional
Em boa parte dos casos, colaboradores reconhecidos são os que acabam adquirindo um grande número de responsabilidades dentro de uma empresa.
Na prática, isso pode ser traduzido como o aumento de visibilidade diante do mercado ou como um bônus em seus proventos.
Suas habilidades comportamentais e técnicas também podem ser certificadas ou recomendadas pelos colegas, tendo em vista que você se especializou em determinados aspectos e é uma autoridade em assuntos específicos.
O engajamento e a preocupação com a profissão ficarão em evidência, o que denota sua ambição com a carreira — fator tido como positivo por
muitos gestores – dentro ou fora da sua empresa atual.
3 – Adquira novos conhecimentos
Em algumas áreas, como no Marketing ou nas carreiras tecnológicas, as atualizações acontecem de maneira ininterrupta: profissionais que não correm atrás das novidades podem ter dificuldade diante dos desafios impostos pelo mercado.
Por essa razão, se o seu objetivo é se diferenciar e ganhar destaque, considere que a pós-graduação é uma excelente oportunidade para expandir seus horizontes de atuação e se aprofundar ainda mais no ramo que você já conhece.
Lembre-se de que conhecimento nunca é demais e sempre há uma brecha para aprender algo novo.
4 – Tenha mais opções
Imagine que você fez uma boa faculdade de Ciências da Computação. Depois de alguns anos de atuação no mercado, você conheceu a área com maior profundidade e descobriu quais segmentos têm mais a ver com suas pretensões.
Então, você decide fazer um MBA de Gestão da Tecnologia da Informação, por exemplo, porque deseja ocupar funções relacionadas a esse setor.
Após trabalhar uma década na área, você sente a necessidade de explorar novas possibilidades profissionais e cursa um MBA em Engenharia
de Software.
Esses exemplos retratam a realidade de inúmeros profissionais que mudam de ideia conforme adquirem experiência, independentemente da área ou do curso feito na graduação.
Os cursos de MBA e pós-graduações despontam como rotas mais curtas que permitem realizar mudanças e estabelecer certo controle sobre a própria carreira.
5 – Crie contatos profissionais
É fato que uma rede de contatos profissionais, se bem utilizada, pode trazer conquistas significativas para a sua trajetória. Pense bem: em uma pós, é muito provável que você encontre pessoas com formações, experiências e dilemas parecidos com os vivenciados em sua rotina.
Além de aprender com esses profissionais, também é possível compartilhar
o que você sabe, dando origem a uma relação vantajosa para todos os envolvidos.
Mais do que ajudar a manter seus conhecimentos atualizados, o famoso networking pode trazer o auxílio que faltava para alcançar uma posição
na empresa dos sonhos — ou ficar sabendo de uma vaga antes que ela seja aberta para outros interessados.
Contudo, tenha em mente que essa aproximação é construída com o tempo, a partir da genuína troca de valores.
Tome cuidado com as abordagens invasivas e evite enviar seu currículo de forma precipitada — essas atitudes podem fazer com que você seja visto como alguém interesseiro ou oportunista.
Se fizer tudo a seu tempo e com cordialidade, quem sabe seu próximo trabalho não seja fruto de uma indicação feita por algum colega de
pós-graduação?
Conclusão – Fazer uma Pós-graduação vale a pena!
Como vimos no artigo, ter uma pós-graduação ou MBA no currículo traz diversos benefícios para a carreira e aumenta as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Porém, como esses cursos de especialização exercem um impacto considerável em seu futuro, é fundamental se planejar para fazê-lo da melhor forma possível.
Sendo assim, tenha cuidado ao escolher o tipo de pós-graduação, a duração
e o nível de aprofundamento. Se você tiver atenção a esses quesitos, é muito provável que os estudos tragam consequências positivas para a sua trajetória profissional.
Portanto, saiba aproveitá-los para conquistar o sucesso e conte com a gente nessa jornada!
Deixe o seu comentário!