Tecnologia ainda é uma das áreas mais aquecidas no mundo. Saiba quais cargos estão em alta!
Algumas indústria vão se destacar na oferta de vagas no segundo semestre de 2021. A área de Tecnologia e E-commerce se destacam. Confira tudo!
Autor: Redação Impacta
Na última semana de julho a consultoria de recrutamento Robert Half lançou o seu relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, que aponta quais as áreas e cargos são tendência na oferta de empregos no segundo semestre de 2021. E os setores de tecnologia e e-commerce estão presentes!
Para saber quais indústrias devem contratar mais, a pesquisa, que foi realizada em março de 2021, contou com 1.500 executivos entrevistados ao redor do mundo, incluindo países como Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido!
Além disso, a Robert Half também ouviu CIOs, CTOs e CFOs, além de gerentes de contratação em geral, em entrevistas online para elencar quais as funções e habilidades estarão mais em alta nos próximos meses. Vamos ver os resultados!
5 áreas mais aquecidas para o segundo semestre
Os setores mais aquecidos segundo o levantamento são:
- Serviços financeiros
- Tecnologia
- E-business / E-commerce
- Saúde
- Construção
A área de tecnologia foi uma das poucas a se manter em alta mesmo durante a pandemia e que deve continuar em alta para acompanhar a transformação digital do mercado.
Vale destacar ainda o crescimento do setor de Varejo Online, ou os e-commerces, que teve forte e abrupta expansão no último ano e agora busca profissionais e especialistas para dar suporte e estratégia para o operação.
Segundo os recrutadores entrevistados, essa rápida transformação do mercado gerou impactos nos processos de seleção, como uma busca por candidatos com um conjunto de habilidades mais abrangentes e estratégicas.
Planejamento e a capacidade de atuar de forma flexível – como no trabalho remoto ou híbrido também foram bastante consideradas.
Além disso, as chamadas Soft skills também estão em alta. São as habilidades pessoais, como capacidade de liderança, boa comunicação e pensamento criativo.
Quais cargos e funções estão em alta?
Para listar os cargos e funções mais demandadas para o segundo semestre de 2021, a Robert Half ouviu gerentes de contratação em geral, mas também os CTOs/CIOs e CFOs.
É possível dividir ainda as posições abertas entre as que devem ser permanentes e as que devem ocorrem em contratos especializados, algo que aqui no Brasil seria como contratações via CLT ou como prestador de serviço. Vejam quais são:
Cargos mais buscados por gerentes de contratação em geral:
Para as posições permanentes:
- Pessoal de Vendas (incluindo televendas)
- Gestão/Administração
- Gestão de Projetos
- Recursos Humanos
- E-commerce/Marketing Digital
Nos cargos para contratos especializados a única diferença na lista é que a 4ª posição (Recursos Humanos) dá lugar ao Talent Acquisition, indicando a importância que o setor de RH e contratação tem no atual momento.
Para os CTOs e CIOs
Posições permanentes:
- Segurança de dados
- Business Intelligence
- Cloud Computing
- Administração de banco de dados
- Gerenciamento de redes/sistemas;
Já para cinco principais posições para contratos especializados algumas ordem se alteram e surge a área de programação:
- Segurança de dados
- Business Intelligence
- Gerenciamento de redes/sistemas
- Cloud
- Desenvolvimento
Posições buscadas pelos CFOs:
Cargos permanentes:
- Planejamento Financeiro
- Análise Financeira
- Gestão contábil
- Payroll
- Gestão fiscal
Posições para contratos especializados:
- Análise Financeira
- Planejamento Financeiro
- Relatórios
- Gestão fiscal
- Auditoria
Habilidades necessárias
Além das soft skills que já citamos no começo do texto, como ter uma comunicação mais assertiva e colaborativa com a equipe, o levantamento também aponta que saber utilizar alguns dispositivos e softwares específicos também é importante.
Outras habilidades para os candidatos em cargos no geral são a capacidade de processar e analisar dados e o conhecimento em ferramentas de colaboração e comunicação, que são fundamentais para o trabalho home-office.
Porém, é possível destacar também algumas ferramentas ou práticas que são valorizadas por cada área. Confira!
Para cargos em Tecnologia:
- Linguagens Java/.Net/PHP
- Experiência em cloud (Azure)
- Cybersecurity
Para funções Financeiras e Contábeis:
- Especialistas em ferramentas de BI
- Foco em transformação digital para a área de Finanças
Para cargos Administrativos:
- Conhecimentos em programação, análise de negócios e tecnologia da informação
Para as áreas ligadas ao Marketing e Comunicação:
- Ferramentas de análise de dados
- Social media
- Content marketing
- Gestão de projetos
- Gestão de performance
Qualificação é a chave para preencher as áreas mais aquecidas
O relatório apontou ainda que 69% dos profissionais entrevistados acreditam que a transformação digital vai exigir mais qualificação dos candidatos.
Por outro lado, 49% dos profissionais disseram que não receberam treinamento adequado por parte de seus gestores para lidar com as novas tecnologias no trabalho nos últimos meses.
Para resolver essas lacunas a solução para muito dos entrevistados será focar no treinamento das equipes durante o semestre. Nesse contexto, 37% dos profissionais afirmaram que desejam aperfeiçoar habilidades tecnológicas até o final do ano.
Já para 32% a prioridade será melhorar as competências de comunicação. E para 28% os esforços serão em treinamentos para ajudar no planejamento e organização.
Forma de aprendizado
Com o treinamento sendo uma necessidade muito apontada, o estudo também quis saber quais as formas ideais de assistência de treinamento para o semestre final de 2021:
- 38% – Treinamentos práticos
- 36% – Mentoria
- 24% – Consultorias especializadas
Quer ficar sempre por dentro das melhor dicas e novidades para sua carreira?
Então acompanhe o Blog Impacta, assine a nossa newsletter e receba todo mês uma seleção dos nossos melhores conteúdos, de acordo com a sua área de interesse!
Deixe o seu comentário!