faceboook

8 carreiras em ciência de dados que estão em alta

A ciência de dados é um campo onde talvez você queira trabalhar caso tenha uma mente curiosa e seja um solucionador de problemas. Saiba mais!

Autor: Redação Impacta

A ciência de dados é uma das carreiras que mais crescem e são as mais procuradas atualmente. Aprender habilidades nesta área é uma maneira empolgante de crescer ou mudar sua carreira.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Os cientistas de dados são necessários em muitos setores. As vagas de emprego estão aumentando porque as empresas estão produzindo dados úteis em volumes crescentes. Os especialistas são contratados para realizar tarefas como prever tendências de mercado, aumentar as taxas de conversão de vendas e traçar o desenvolvimento de negócios.

O que exatamente os cientistas de dados fazem?

Os cientistas de dados analisam as informações. Eles adotam uma perspectiva multidisciplinar, com base em áreas como programação, aprendizado de máquina, estatística, engenharia de software, análise do comportamento humano, álgebra linear, ciência experimental e intuição de dados. 

Os cientistas de dados resolvem problemas e encontram novos insights sobre como um objetivo pode ser alcançado. Após fazer perguntas relacionadas a um problema fundamental, os cientistas de dados trabalharão com dados brutos, coletando, organizando e analisando. Eles criam e usam algoritmos para a identificação de padrões e tendências no trabalho de responder perguntas.

Então, depois de responder às perguntas em mãos, os cientistas de dados usam os dados analisados ​​para criar visualizações. Esta é uma parte importante da tarefa de apresentar a análise de dados e as descobertas. Os insights devem ser mostrados de forma acessível para colegas que não são treinados ou não possuem conhecimento em tecnologia.

A ciência de dados é a área certa para você?

Cientistas de dados bem-sucedidos têm aptidão nas áreas de matemática, programação e estatística. Os cientistas de dados coletam informações e dados, classificando-os e analisando-os. Eles usam diferentes tipos de fontes de dados ao resolver problemas e abordar questões. Já ouviu falar em algoritmos? Você os criaria como um cientista de dados.

Você usará estatísticas em sua análise e empregará conceitos complexos, incluindo visualização de dados e aprendizado de máquina. Se você gosta de identificar padrões e tendências, a ciência de dados pode ser o campo perfeito para você.

Programação de computadores, IA e até mesmo áreas como comportamento humano são campos onde a proficiência será a chave para o seu sucesso como cientista de dados. Se você tem uma mente curiosa e é um excelente solucionador de problemas, a ciência de dados é certamente um campo para o qual você pode querer treinar.

Talvez você se surpreenda com o fato de que a criatividade também é uma parte importante desse campo científico. Manter a mente aberta e estar disposto a seguir seus instintos (após educação e treinamento, é claro) são fundamentais.

1. Cientista de dados

cientista de dados profissional

A maioria dos profissionais de ciência de dados altamente treinados se autodenominam cientistas de dados ou similares. O trabalho é gerar grandes quantidades de dados e transformá-los em insights sobre os quais uma empresa ou organização pode tomar medidas úteis. Um cientista de dados é uma adição extremamente importante para uma empresa. Este profissional fornece as informações necessárias para uma empresa ou organização tomar decisões.

Os cientistas de dados são empregados em muitos setores, incluindo grandes empresas e agências governamentais. A demanda por esses profissionais é grande. Portanto, você deve achar o processo de procura de emprego menos desafiador do que em muitas outras carreiras, especialmente se você for ainda mais qualificado do que seus concorrentes.

Como cientista de dados, você examina os dados para obter insights e apresentá-los a outros profissionais. Isso deve ser feito de forma que pessoas sem formação técnica possam entender. Os cientistas de dados precisam ter habilidades em áreas como ciência da computação, análise, estatística, modelagem e matemática. Dependendo de sua organização e de seus objetivos, você também pode precisar de um grau razoável ou alto de conhecimento e bom senso de negócios.

A posição do cientista de dados é geralmente classificada um pouco acima da do analista de dados. Por exemplo, um cientista de dados pode criar um modelo de dados complexo que um analista de dados pode usar diariamente para produzir relatórios de negócios. Os cientistas de dados geralmente são fluentes em linguagens de programação como SQL, Python e R.

Um cientista de dados projeta processos para modelagem de dados. Esses processos são necessários para criar modelos e algoritmos preditivos, bem como análises personalizadas. Este profissional deve trabalhar com as partes interessadas do negócio e chegar a conclusões sobre como os dados devem ser utilizados para alcançar objetivos e metas.

Cargos: líder de ciência de dados, cientista de dados (análise avançada), líder de ciência de dados – plataformas digitais, gerente de ciência de dados, cientista de dados, cientista de dados – governo, cientista de dados – aprendizado de máquina / visão computacional / NLP, cientista de dados (visão computacional e deep learning), cientista de dados (manutenção), cientista/analista de dados, cientista/engenheiro de dados, chefe de ciência de dados, cientista de dados júnior, pesquisador quantitativo júnior, cientista de dados de aprendizado de máquina, cientista de dados principal, pesquisador quantitativo, assistente de pesquisa, coordenador de pesquisa, coordenador de desenvolvimento de pesquisa, pesquisador, analista sênior – cientista de dados, consultor sênior de dados, cientista sênior de dados, gerente sênior – ciência de dados.

2. Analista de dados

Analistas de dados

Como analista de dados, suas responsabilidades incluem não apenas a análise dos dados, mas também sua interpretação. Essa combinação de habilidades o torna indispensável para as organizações em seus processos de tomada de decisão. Os empregadores contratam analistas de dados para encontrar novas oportunidades para aumentar a receita e reduzir os custos.

No processo de coleta e análise de dados, os analistas de dados utilizam métodos específicos. Eles coletam estatísticas e as transformam em informações que uma empresa pode entender e aproveitar prontamente para seu benefício. Os analistas de dados relatam suas descobertas para as empresas. 

Algumas das funções do analista de dados incluem tarefas como:

  • colaborar com a gestão empresarial na priorização dos requisitos de informação
  • identificar, compreender e interpretar quaisquer padrões ou tendências encontrados em conjuntos complexos de dados
  • definir estratégias para a otimização da qualidade dos resultados estatísticos.

Para se tornar um analista de dados, você deve obter um diploma de bacharel em análise de dados ou um assunto relacionado, como ciência de dados ou gerenciamento de big data. Alguns empregadores também gostam de ver um mestrado.

Depois de terminar o curso, pondere fazer um estágio. Um trabalho de nível básico (por exemplo, como assistente ou técnico de estatística) também é uma maneira eficaz de abrir a porta. Os analistas de dados geralmente conhecem Microsoft Excel, SQL, Tableau e Python.

Cargos: analista de dados, analista de dados – análise de frota de energia, analista de dados / cientista de dados júnior, consultor de análise de dados, gerente de projeto de análise de dados, analista sênior de dados e análises, analista de infraestrutura de dados, analista de qualidade de dados, analista de dados econômicos, analista de dados júnior / cientista, analista de dados líder, solucionador de problemas – análise de risco, consultor de pesquisa e análise de dados, analista de inteligência de segurança, analista de dados sênior, analista sênior de insights de dados, auditor sênior (análise de dados), analista / cientista sênior de dados, analista sênior de dados e insights.

3. Gerenciador de dados

Gerenciamento de segurança de dados

Os gerentes de dados devem ter uma consciência muito maior do lado comercial das coisas do que os cientistas de dados. Eles são a chave para a conquista de importantes metas de negócios e são responsáveis ​​pelo fluxo de dados, processos e até mesmo pela coordenação de pessoas, sempre que relevante.

Um gerente de dados eficaz deve ter conhecimento em áreas como:

  • Armazenamento e operações
  • Modelagem e arquitetura
  • Integração e interoperabilidade
  • Segurança
  • Gestão de dados
  • Qualidade dos dados
  • Inteligência de negócios e armazenamento
  • Gerenciamento de dados mestre, conteúdo e metadados, dados de documentos e dados de referência

Um gerente de dados é responsável pelos dados de um domínio, de um departamento ou de uma empresa inteira. Você deve garantir a integridade dos dados durante todo o ciclo de vida, garantindo que as pessoas que precisam usar os dados possam acessá-los de maneira eficiente.

Cargos: gerente de sucesso do cliente — data center, gerente de instalação de data center, gerenciamento de data center, gerente de operações de data center, gerente de insight de dados, gerente de projeto de dados, administrador de banco de dados, gerente de operações de data center, gerente de engenharia de dados, gerente de insight de dados, gerente de dados, gerente de projeto de dados, gerente de dados de investimento – análise, gerente – ciência de dados climáticos, gerente – gerenciamento e entrega de dados, gerente de dados de produtos, gerente – gerenciamento e entrega de dados, gerente – modernização de dados, gerente de dados de produtos, comerciante programático, relatórios e dados gerente, gerente sênior de dados — informática e qualidade de dados, gerente sênior — governança de dados, gerência sênior (governança de dados), oficial de dados geográficos.

4. Arquiteto de dados

Diagrama de arquitetura de dados

Os arquitetos de dados são os profissionais especificamente responsáveis ​​pelo design, implementação e gerenciamento da arquitetura de dados de uma organização. A posição de arquiteto de dados é mais sênior do que algumas outras carreiras em ciência de dados. Os empregos de nível básico raramente têm esse título de trabalho. Obter um mestrado em ciência de dados ou ciência da computação é uma excelente ideia se tornar-se um arquiteto de dados é seu objetivo final.

Uma carreira aqui é primeiro obter um diploma de bacharel e, geralmente, pelo menos entre três e cinco anos de experiência. Comece sua carreira em administração ou programação de banco de dados e continue fortalecendo suas habilidades em armazenamento de dados, modelagem de dados, gerenciamento de dados, desenvolvimento de dados e design de banco de dados.

Os arquitetos de dados trabalham em setores como educação, finanças, seguros e negócios. Dois dos empregadores mais importantes de arquitetos de dados são empresas de software e fabricantes de tecnologia. Esses profissionais são necessários em organizações que lidam com enormes quantidades de dados de clientes.

Cargos: arquiteto de big data, arquiteto de soluções em nuvem – IA de ciência de dados, arquiteto de data warehouse, arquiteto de data warehouse/business intelligence, arquiteto de soluções digitais, arquiteto de informações, arquiteto de TI/dados, arquiteto de soluções de TI, arquiteto líder de soluções, arquiteto sênior de dados, arquiteto sênior de serviços, arquiteto de soluções, arquiteto de soluções – dados e análises, arquiteto de soluções – PEGA, arquiteto sênior – dados e integração, arquiteto sênior de soluções de dados.

5. Engenheiro de dados

programa de engenharia de dados

Os engenheiros de dados trabalham em um nível mais fundamental do que os cientistas de dados. Ou seja, são esses profissionais que trabalham com os dados em sua forma mais bruta. É o trabalho do engenheiro de dados que prepara os dados para que os cientistas de dados façam processamento adicional. Os engenheiros de dados podem ser proficientes em várias linguagens de programação, como SQL, NoSQL, Apache Spark e Hadoop, bem como Python, R, Java e C++.

Um engenheiro de dados deve trabalhar com dados brutos que contenham erros de máquina, instrumento ou humanos. Como engenheiro de dados, você trabalha com dados que podem ter registros problemáticos ou não validados adequadamente. É mais difícil trabalhar com ele porque não está formatado e terá códigos específicos para determinados sistemas.

Os engenheiros de dados são mestres no campo da ciência de dados, capazes de criar métodos inovadores para armazenar e acessar enormes coleções de dados. Esses profissionais de tecnologia projetam e criam ferramentas e arquitetura de dados. Eles devem testá-los completamente no processo. As ferramentas que os engenheiros de dados criam destinam-se a facilitar a interpretação dos dados de uma empresa. 

Os engenheiros de dados constroem a arquitetura de dados. Eles são fundamentais para a manutenção desses elementos. Outro dever será analisar e interpretar enormes conjuntos de dados. Para ser um engenheiro de dados, você precisa de uma compreensão excepcionalmente avançada de muitas ferramentas de análise de dados e linguagens de programação diferentes. 

Os trabalhos de engenharia de dados geralmente funcionam para empresas de tecnologia e departamentos de TI de empresas e outras organizações.

Os engenheiros de dados desenvolvem a arquitetura, construindo-a, testando-a e mantendo-a. Essa arquitetura pode incluir sistemas de processamento e bancos de dados em larga escala. As funções do cientista de dados são diferentes, pois ele ou ela é a pessoa responsável pela limpeza e organização dos dados.

Um dos objetivos mais importantes do engenheiro de dados é melhorar a eficiência do negócio, ajudando-o a atingir seus objetivos com mais eficiência. Os engenheiros de dados testam e lançam ferramentas especialmente avançadas para análise de dados, bem como técnicas, incluindo aprendizado de máquina e algoritmos.

Cargos: engenheiro de dados, consultor de engenharia de dados, engenheiro de dados – data warehouse, engenheiro de dados – aprendizado de máquina, engenheiro de dados – processamento e análise, engenheiro de ciência de dados, gerente de engenharia de dados, engenheiro de dados júnior, engenheiro de integração júnior, engenheiro de dados líder, plataforma engenheiro – dados, engenheiro de dados sênior.

6. Analista de Negócios

Apresentação do analista de negócios

Um analista de negócios examina e analisa os processos de negócios. Esse profissional encontra eficiências e assume uma posição de liderança quando se trata de equipes de projetos. O analista de negócios fornece as informações técnicas necessárias para o negócio.

A tecnologia da informação é o setor mais comum onde os analistas de negócios são encontrados. Os analistas de negócios também trabalham em vários outros departamentos de negócios. Alguns dos deveres e tarefas mais comuns incluem:

  • Identificar as oportunidades de um negócio e identificar declarações de problemas
  • Produção de documentos comerciais com informações detalhadas, bem como uso avançado de planilhas
  • Criar soluções e comunicá-las ao negócio
  • Avaliação de processos de negócios
  • gerenciamento de relatórios
  • Análise de dados, incluindo preços, previsões orçamentárias e planos
  • Apresentação eficaz de dados para o negócio

Para se tornar um analista de negócios, você precisa de um diploma de bacharel em um campo como finanças de sistemas de informação, administração de empresas ou outra disciplina intimamente relacionada. Você também pode obter um mestrado em Business Analytics, Administração de Empresas ou Sistemas de Informação para se tornar mais competitivo na procura de emprego.

Cargos: analista de insights de comunicação com o cliente, analista – pesquisa de mercado primário, analista de negócios, analista de negócios – marketing, diretor de consultoria de negócios (gerenciamento de dados), analista de inteligência de negócios, desenvolvedor de inteligência de negócios (BI) e data warehouse, especialista em inteligência de negócios, segmento de clientes analista, especialista em estratégia de clientes, gerente de sucesso do cliente – data center, analista de insights, consultor de insights – cientista de dados, analista de negócios júnior, consultor de desempenho e qualidade.

7. Engenheiro de software

Programação de engenheiro de software

Os engenheiros de software diferem dos cientistas de dados porque seu território se concentra muito mais na funcionalidade do usuário final, bem como no desenvolvimento de aplicativos e na criação de recursos. Seu foco é projetar e desenvolver sistemas de software. Os engenheiros de software também são fundamentais na manutenção desses sistemas.

Os engenheiros de software criam aplicativos que geram dados que podem ser usados ​​por cientistas de dados. Ambas as profissões exigem fortes habilidades de programação.

Os tipos de sistemas nos quais você trabalharia podem variar muito, abrangendo tudo, desde aplicativos simples até plataformas online intrincadas. Os engenheiros de software geralmente desempenham um papel em todas as fases do desenvolvimento de software. Após o lançamento de um produto, o engenheiro de software frequentemente será responsável pela manutenção.

Cargos: engenheiro de software associado, engenheiro de software back-end, engenheiro de software incorporado, engenheiro de software front-end, engenheiro de software graduado, engenheiro de software graduado – desenvolvimento de protótipo, engenheiro de software back-end júnior, desenvolvedor júnior, engenheiro de software júnior, engenheiro de software líder, engenheiro de software líder – plataforma, engenheiro de software PHP, engenheiro de software sênior, engenheiro de software, especialista em engenheiro de software, engenheiro de software – engenharia de confiabilidade do site, engenheiro de integração de software, engenheiro de garantia de qualidade de software, desenvolvedor de software, estagiário de engenheiro de desenvolvimento de software, estágio de desenvolvimento de software.

8. Engenheiro de Machine Learning

Engenharia de aprendizado de máquina

Para ser um engenheiro de aprendizado de máquina, você precisa de conhecimento em ciência de dados e engenharia de software. Os objetivos e metas de um engenheiro de aprendizado de máquina são diferentes dos de um cientista de dados.

Um engenheiro de aprendizado de máquina cria um software funcional. Isso é diferente dos cientistas de dados e seu objetivo de visualizações e análises. Algumas das habilidades que você precisa como engenheiro de aprendizado de máquina incluem estatística e probabilidade; avaliação e modelagem de dados; projeto de sistema e engenharia de software; ciência da computação e programação; e aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina.

Como engenheiro de aprendizado de máquina, você desenvolverá sistemas e máquinas de IA (inteligência artificial). Esses sistemas e máquinas não apenas aprendem, mas aplicam seus conhecimentos. Para fazer isso, você deve ser altamente qualificado com algoritmos e conjuntos de dados sofisticados.

Cargos: engenheiro de visão computacional – processamento de imagem de aprendizado de máquina, engenheiro de aprendizado de máquina, líder de soluções de aprendizado de máquina, líder de equipe de aprendizado de máquina.

Se você decidir seguir carreira em ciência de dados, o primeiro passo é estudar programação e álgebra linear. Você deve ter força nessas áreas para iniciar e se destacar nos estudos de ciência de dados. Probabilidade e estatística são outras duas áreas essenciais. Os cientistas de dados geralmente têm diplomas de bacharel em tecnologia, programação ou campos de matemática.

Depois de ter competência nessas áreas, você deve se inscrever em um programa de ciência de dados. As principais opções para educação e treinamento em ciência de dados são um certificado de pós-graduação em ciência de dados, um diploma de pós-graduação em ciência de dados ou um mestrado completo em ciência de dados.

Depois de concluir sua educação formal em ciência de dados, considere iniciar sua carreira com um estágio na área. Se for difícil encontrar ou garantir estágios, você pode ser voluntário para obter a experiência de trabalho. A ideia é apenas começar com o aprendizado aplicado, fazendo conexões e subindo na carreira.

Mantenha um portfólio de projetos concluídos que você pode mostrar a potenciais empregadores e clientes. Isso pode incluir problemas práticos e trabalhos universitários. Se você acha que seu portfólio está um pouco escasso, pergunte a familiares e amigos se eles gostariam que você fizesse alguns projetos para eles. Também pode ser útil ingressar em comunidades de ciência de dados online.

Você também pode participar de competições de ciência de dados. Você pode encontrar tais competições online. Participar dessas competições lhe dará a chance de praticar suas habilidades, aprender com outras pessoas e até mesmo se conectar com potenciais empregadores.

Se você está planejando seguir uma carreira em dados, a Impacta pode te ajudar. Visite o nosso site e conheça os nossos cursos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!