A revolução do Marketing Digital!
O termo marketing online e off-line são termos que não se diferenciam entre si, sendo marketing digital um conjunto de estratégias da web para ter clientes.(...)
Autor: Redação Impacta
Estamos vivendo um momento transformacional no mercado global de marketing, onde a evolução da Era Digital, onde o crescimento da sociedade de rede e os novos padrões tecnológicos como Big Data, BYOD, computação em nuvem, assim como mobilidade e mídia online impulsionaram novas estratégias de marketing e novos processos de negócios nas organizações em todo o mundo.
Presenciamos uma grande convergência tecnológica e social que influencia diretamente a maneira como as organizações fazem marketing. Este cenário exige ações inovadoras que tenham por objetivo integrar o mundo online com o off-line tradicional.
Mas ao contrário do que alguns pensam, na realidade não existe uma distinção entre marketing online e off-line, o termo Marketing Digital é utilizado para referenciar um grande conjunto de estratégias complexas suportadas pela web e/ou outros meios digitais, para encontrar o consumidor online, identificar novas tendências e entender as necessidades deste novo consumidor.
Além de criar o desejo de consumo através de um conteúdo de relevância, para finalmente conquistar clientes e mais vendas.
O neoconsumidor, como denominamos hoje, não é substancialmente diferente do tradicional. A grande mudança é o fato de que a internet multiplicou seu poder de expressão, seu potencial de pesquisa, a capacidade de busca e, principalmente, sua rede de informação.
Por esta razão, o neoconsumidor não acredita facilmente em uma campanha ou nas características de um produto. Além de fazer muitas contas, ele investiga a oferta, pesquisa a empresa, faz inúmeros questionamentos e procura críticas ou recomendações publicadas nas redes.
Ao mesmo tempo em que a internet não perdoa erros nas estratégias de marketing e vendas, ela também traz um potencial nunca antes visto: a verdadeira revolução do Marketing Digital. Nos últimos anos o crescimento foi vigoroso, e já podemos considerar o Marketing Digital como algo estável e consolidado em nosso país.
Não estar atento a isso é como ter o marketing de uma organização na corda bamba. O mundo mudou.
Em minha opinião, a tendência do Marketing Digital nos próximos anos também será seu maior desafio: integrar todas as estratégias de marketing formando uma plataforma multicanal escalável, que suporte ações cross-media e tenha capacidade analítica para processar milhares de informações, com automatização e inteligência para tratar cada lead como único e exclusivo.
O outro desafio é justamente ter uma fina sintonia com ações realizadas nos meios off-line. Na verdade, tudo isso deve ser uma coisa só, promovendo o conceito de experiência em cada interação do cliente com a marca.
Por estas razões, as organizações precisam estar bastante atentas ao Marketing Digital, além de ser uma área estratégica nos planos de comunicação, de marketing e gestão da marca, é vital para manter a visibilidade, sobrevivência e performance nos meios digitais. Mas não para por aí, se isso for bem trabalhado; o céu é o limite!
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Marcelo Moura – Diretor de Negócios
Grupo Educacional Impacta Tecnologia
Que legal, achei muito interessante.