Inteligência mercadológica: o que faz um profissional da área?
Com o contexto tecnológico que está crescendo cada dia mais, a Inteligência Mercadológica tem crescido proporcionalmente, já que a função dos profissionais (...)
Autor: Gabriella Uota
Quer saber por qual motivo? Continue lendo e veja o que preparamos sobre o tema!
O que é inteligência de mercado?
O conceito inteligência mercadológica envolve a análise de dados provenientes de diferentes fontes do setor e da atividade em que uma empresa está inserida, como:
- dos concorrentes;
- de tendências de consumo;
- de hábitos de consumidores;
- de redes sociais;
- de políticas governamentais;
- de inovações;
- de fatores sociais;
- de econometria.
Também são avaliados dados relativos a sua operação, como de registros de vendas, históricos de interação com consumidores, relatórios gerenciais, entre outras fontes. Essas análises fazem parte do que é chamado de Inteligência de Mercado.
Por que é importante para as empresas?
Os dados coletados podem auxiliar a empresa a otimizar sua operação e sua gestão, uma vez que, ao serem convertidos em informações úteis, contribuem para a melhoria nas tomadas de decisão dos gestores.
Algumas tecnologias vêm colaborando para aprimorar a área de inteligência de mercado. Alguns exemplos são as soluções de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Big Data Analytics — incluindo Big Data voltado para Business Intelligence (Inteligência empresarial). Com a ajuda delas, os negócios conseguem:
- mapear padrões;
- detectar riscos e oportunidades;
- elaborar estratégias comerciais;
- realizar projeções de vendas e de crescimento;
- identificar perfis de consumidores;
- analisar estratégias dos concorrentes;
- planejar atividades de marketing, entre outras ações.
Além disso, a inteligência de mercado é capaz de gerar benefícios para a empresa. Por exemplo, ela permite ao negócio se tornar mais competitivo, uma vez que as suas operações e estratégias passam a ser planejadas com base em informações valiosas extraídas dos dados analisados. Também pode realizar previsões de mercado mais acuradas.
Outro ponto é a otimização de processos que não estão dando certo — afinal, os dados coletados permitem entender os resultados dessas atividades. A empresa também poderá aproveitar oportunidades antes que os concorrentes o façam ou, ao menos, simultaneamente a eles graças a análises que venham a descobrir tendências entre o conjunto de dados coletados.
Como é o mercado do profissional de inteligência mercadológica?
O mercado de trabalho para o profissional de inteligência mercadológica tem se ampliado à medida que os processos de coleta e processamento de dados das fontes citadas se tornam cada vez mais necessários para a obtenção de vantagens competitivas.
O profissional que deseja atuar nessa área, portanto, precisa conhecer ou buscar entender bem o segmento de atuação da empresa em que desempenhará atividades ligadas à inteligência mercadológica. Além disso, precisa aprender a lidar com ferramentas tecnológicas que ajudem na análise de dados, como as mencionadas no tópico anterior.
O mercado, em si, apresenta grande potencial, especialmente à medida que as empresas ampliam suas infraestruturas tecnológicas e seus processos de análise de dados. Também colabora para isso o volume crescente de dados produzidos, que integram o Big Data.
Aliás, análise de Big Data (que oferece apoio para inteligência de mercado) é uma área que precisa de muitos profissionais, sendo capaz de contribuir com crescimento de produtividade e aumento de margens operacionais em torno de 60%.
Em relação ao mercado de trabalho, em 2018, apenas nos EUA, estimou-se a falta de 140 a 190 mil profissionais com habilidades para analisar amplas bases de dados em relação à demanda existente.
Estima-se que alcançaremos 40 Zettabytes de dados digitais produzidos mundialmente até 2020. Desse montante, a quantidade de dados que pode ser explorada para fornecer base para a tomada de decisão — isto é, que apresenta valor analítico — deve chegar a somente 33%.
O profissional que deseja atuar com inteligência de mercado precisa entender sobre Big Data, fazendo usos de tecnologias que permitam analisar o grande volume de dados à disposição da empresa.
Em relação às áreas de atuação, é possível trabalhar em startups voltadas para inteligência de mercado, em grandes instituições financeiras, em hospitais e em praticamente todos os tipos de negócios no comércio, na indústria e no setor de serviços.
O que faz o profissional da área?
O perfil esperado para o profissional de inteligência de mercado envolve ampla capacidade de análise, visão macro do mercado e domínio de tecnologias básicas para a profissão. Um desses profissionais é o analista de inteligência de mercado, que costuma ser encarregado de funções como:
- fazer estudos de mercado para entendimento sobre hábitos de consumo e comportamento do público;
- fazer pesquisas sobre dinâmicas do setor da empresa e do mercado de um modo mais amplo;
- analisar a atuação de concorrentes e estratégias que deram certo (o chamado benchmarking);
- avaliar dados internos, como os de marketing, de vendas, de finanças etc. Entre eles, política de preços, estratégias e táticas de vendas, indicadores do negócio, entre outro. Isso é importante para comparar com dados similares de concorrentes ou mesmo de períodos diferentes, a fim de detectar se houve mudanças de consumo por parte do público;
- avaliar diferentes cenários micro e macroeconômicos;
- contribuir para a capacitação de funcionários sobre ofertas de preços, concorrentes, posicionamento de marketing e estratégias de promoção/divulgação;
- analisar dados da concorrência em busca de oportunidades ou de cases de sucesso que podem servir de exemplo para o negócio;
- montar estimativas de vendas, de crescimento, entre outras variáveis;
- avaliar e categorizar informações obtidas de interações com clientes ou de pesquisas;
- conduzir pesquisas de mercado e analisar as informações obtidas, classificando-as conforme critérios preestabelecidos;
- lidar com ferramentas tecnológicas que ajudem na coleta, no agrupamento, no processamento e na análise de dados;
- realizar análises segmentadas de produtos ou serviços etc.
As responsabilidades do analista de inteligência mercadológica são amplas. Porém, ele conta com a ajuda das novas tecnologias para lidar com as suas atribuições e com os dados externos e internos da empresa. Por isso, é importante que ele busque qualificação profissional para obter conhecimento e desenvolver habilidades para utilizar esses instrumentos com eficiência.
Agora que você sabe sobre o mercado e a atuação na área de inteligência mercadológica, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus contatos também tenham esse conhecimento!
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