Sisu – Sistema de Seleção Unificada: Como funciona?
O SISU - Sistema de Seleção Unificada é um Programa que Facilita a Entrada de Estudantes no Ensino Superior por meio da Nota do ENEM. Entenda Tudo sobre (...)
Autor: Redação Impacta
Uma questão que ronda a cabeça de muitos estudantes é sobre o que é e como funciona o Sisu. Afinal, esse é um sistema muito importante e eficaz para permitir o acesso de alunos ao Ensino Superior.
Portanto, entender o Sistema de Seleção Unificada é uma ótima forma de garantir a sua entrada na faculdade de maneira descomplicada.
O que é e como funciona o Sisu?
De maneira simples e prática de compreender, o Sisu é um programa do Governo brasileiro em que os estudantes de todo o país podem se inscrever para tentar ingressar no ensino superior.
Basicamente, o objetivo do sistema é selecionar bons estudantes para instituições federais e também instituições estaduais de ensino superior. Ademais, o período de inscrição ocorre duas vezes ao ano a cada início de um novo semestre.
A inscrição é feita por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Uma das maiores vantagens do Sisu é que a sua inscrição não é cobrada e pode ser realizada através da internet em apenas uma etapa.
É importante ressaltar que, a cada edição, não é apenas uma instituição que participa do Sisu. Portanto, é possível encontrar muitas vagas nos cursos desejados.
Por exemplo, no ano de 2017, a Universidade do Pará disponibilizou, através do Sisu, 20 vagas do curso de Administração. No final do período das inscrições, os candidatos que melhor se posicionaram foram selecionados de acordo com o número das vagas disponibilizadas.
Quem está permitido a participar do SISU?
O Sistema de Seleção Unificada funciona semelhante a outro programa nacional, o Prouni. Ou seja, o candidato precisa ter feito a prova do Enem e não ter zerado a redação. Somente dessa forma ele pode se candidatar.
No entanto, é válido frisar que algumas universidades adotam um parâmetro de notas. Assim sendo, para que os alunos sejam selecionados no Sisu, é preciso ter tirado uma nota mínima, a qual é determinada pela instituição.
Por conta disso, se no momento da inscrição do Sisu a nota não tiver sido o suficiente, o aluno não precisa se preocupar. A instituição envia uma mensagem avisando para que ele melhore nas próximas tentativas ou encontre uma instituição que aceite a nota que possui.
Além disso, o estudante que já se encontra matriculado em alguma universidade pública, também pode participar.
Porém, ele precisa ter feito o Enem até o ano de 2018. Nesse caso, é importante ressaltar um porém: o aluno não pode ocupar duas vagas ao mesmo tempo e deve escolher um dos cursos oferecidos.
Realizando a inscrição
Como dito anteriormente, a inscrição é descomplicada e deve ser feita através da internet. Na página do Sisu, por exemplo, é possível encontrar diversas informações para fazer a inscrição.
Uma dessas informações, por exemplo, é sobre a taxa de cobrança. Uma das maiores vantagens do Sisu é que ele não cobra nenhuma taxa. Por isso, para entrar no sistema, basta inserir o número de inscrição e a senha que foi cadastrada no Enem.
Resultado e matrícula
O candidato pode encontrar o resultado nos seguintes locais:
- Na plataforma do Sisu;
- Nas instituições que estão participando;
- Na central de atendimento do MEC.
A partir do momento em que é selecionado pelo Sisu, o aluno precisa entrar em contato com a instituição de ensino a qual o aprovou. A intenção é colher dados como horário, local e procedimento, para que seja realizada a matrícula.
É importante se manter atento nesse instante, já que o prazo para fazer a matrícula é definido no cronograma do Sisu.
Como conferir as notas do Enem no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada permite facilidades na hora de conferir os dados e notas. Quando o candidato entra na página do Sisu e começa a preenchê-la com número de inscrição e senha do Enem, o site consegue recuperar automaticamente as notas do exame.
Dependendo da instituição de ensino, é possível encontrar pesos diferentes para cada prova realizada. Quando isso acontecer, o aluno não precisa se preocupar. Uma ótima funcionalidade da página é que ela calcula automaticamente a nova nota para apresentá-la ao candidato.
Principais vantagens do Sisu
Como já é de se imaginar, o Sisu oferece ótimas vantagens para os estudantes que buscam ingressar em uma faculdade. Os aspectos mais vantajosos notados, são:
1. Não é burocrático
O Sisu não cobra nenhuma taxa de inscrição e nem uma série de comprovantes e documentos muitas vezes desnecessários. Mesmo que seja um programa sério, basta fazer a prova do Enem mais recente.
2. Pode concorrer duas vezes
Com a mesma edição da prova do Enem, é possível participar duas vezes do Sisu. Isso, logicamente, no primeiro e no segundo semestre do ano seguinte.
No ano seguinte, por exemplo, pode-se participar em janeiro e, caso não seja aprovado, em junho.
3. Vasta opção de vagas
Com cada vez mais universidades públicas aderindo ao Sisu, o número de vagas aumenta de forma considerável.
Portanto, a cada ano, é possível encontrar mais opções. Dessa maneira, o leque de oportunidades é muito grande, sendo difícil não conseguir a tão sonhada vaga.
Existe nota mínima para participar do Sisu?
Na verdade, para participar do Sisu não existe, de fato, uma nota mínima. O que pode ocorrer é de algumas universidades terem essa exigência. Entretanto, o Sisu não a possui.
Uma das únicas exigências é, como dito anteriormente, que tenha uma nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso ter feito a prova mais recente do Enem.
Como conseguir uma boa nota no exame?
Uma das melhores e mais tradicionais formas de conseguir uma boa nota no exame é justamente estudando e se dedicando. Além disso, como a redação não pode ser zerada, é indicado sempre estar atento aos mais diversos assuntos do momento.
Dessa maneira, é possível conseguir se sair melhor na redação que é, de fato, uma das principais exigências do Sisu.
Conclusão
O Sistema de Seleção Unificada é uma das melhores alternativas para quem deseja ingressar no ensino superior público.
Como não possui grande burocracia, permite duas tentativas para o aluno. Além do mais, é uma das melhores oportunidades e mais acessíveis a todas as pessoas, independente da realidade de cada um.
Além de dispor de opções vantajosas para todos os candidatos, ainda oferece versatilidade e uma enorme possibilidade de escolha. Para isso, basta entender como funciona o Sisu.
Quer começar a se preparar para tirar uma ótima nota no próximo ENEM? Clique aqui e baixe o mais completo manual de estudos para o ENEM!
3 Comentários
Deixe o seu comentário!