O que é necessário para uma certificação PMI?
A área de gerenciamento de projetos é uma das mais procuradas pelas empresas, mas também exige conhecimentos e diferenciais, como ter uma certificação (...)
Autor: Redação Impacta
Elaboração e gerenciamento de projetos são atividades bastante requisitadas por empresas e órgãos públicos, que dependem de profissionais com alto nível de conhecimento para conduzir atividades estratégicas para os seus negócios.
Contar com um profissional especializado nessas ações é fundamental para as companhias que buscam a excelência do seu trabalho e oferecer aos seus clientes um produto diferenciado e de qualidade.
Para assegurar essa boa prestação de serviço, diversas empresas – seja no Brasil ou no exterior – estão cobrando dos gestores de projetos não só a especialização na área, mas também uma comprovação de que detêm o conhecimento técnico necessário para que façam a gestão de seus projetos.
Hoje, o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) tem se notabilizado como a principal instituição do mundo dedicada a certificar a qualidade desse tipo de profissional.
O PMI é uma associação voltada para os profissionais de gerenciamento de projetos e atualmente oferece seis tipos de certificações, que têm como objetivo atestar o conhecimento e competência profissional. Contar com um desses certificados é uma forma de agregar valor a um colaborador e abrir portas dentro do mercado de trabalho, que reconhece a importância de funcionários especializados e com know-how nas suas áreas de atuação.
Vale a pena ter uma certificação PMI?
De acordo com informações divulgadas pelo PMI, um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) mundial – algo em torno de US$ 12 trilhões – é gasto em projetos. Somente esse número é suficiente para demonstrar o interesse e a necessidade das empresas em contar com profissionais qualificados para dar conta de conduzir as suas ações de maneira satisfatória e que mantenha a qualidade exigida.
Além disso, estima-se que muitos profissionais qualificados deverão deixar o mercado de trabalho em 2015 devido às suas aposentadorias. Ainda segundo a pesquisa do PMI, somente no Brasil, 30% da mão de obra deverá deixar as suas funções neste ano, o que implica na necessidade de contratar novos profissionais.
Isso abre oportunidades para novos talentos, que estão buscando o seu espaço junto às companhias. Portanto, deter uma certificação profissional pode ser um mecanismo para ampliar sua presença no mercado de trabalho.
O que preciso para obter um certificado?
Profissionais graduados ou não podem obter uma certificação PMI, porém, para cada uma dessas situações é necessário cumprir alguns requisitos para poder participar das provas avaliativas aplicadas pela instituição. Assim, é necessário ficar atento a essas normas para poder solicitar a avaliação e pleitear o seu certificado.
Para os graduados há mais de três anos, é exigido uma experiência de 4.500 horas em qualquer atividade relacionada à gerência de projetos. Esse período trabalhado deve ser contabilizado nos últimos seis anos. E, claro, é necessário comprovar essa experiência e ainda apresentar a cópia do seu diploma de formação universitária.
Já os profissionais que não contam com uma graduação, a exigência sobe para 7.500 horas de trabalho em gerência de projetos. Aqui o prazo para contabilizar essa experiência cai para cinco anos — e períodos superiores a oito anos não são considerados. Além disso, é obrigatório comprovar a conclusão no ensino médio para poder participar da seleção.
Um profissional que se encaixe nos perfis citados e cumpra todos os requisitos pode ser candidatar a obter uma certificação, mas antes de prestar a prova é importante que escolha qual dos seis certificados melhor se encaixa na sua carreira e no seu projeto de crescimento.
As certificações PMI são:
- Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP®);
- Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM®);
- Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP®);
- Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP®);
- Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP®);
- Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP®).
Outras informações sobre as certificações podem ser obtidas aqui. Para tirá-las, você pode agendar sua prova em um Centro de Exames oficial.
Pretende obter uma certificação? Por que fez essa escolha? Compartilhe com a gente a sua história e experiência!
Tenho interesse na certificação PMI
Olá, Lilian! Aqui na Impacta temos curso preparatório para a certificação PMI: Veja aqui. Além disso, aqui mesmo temos o Centro de Exames, onde você já agenda a prova para ter sua certificação oficial. Se quiser saber mais, nossos consultores educacionais estão à disposição no CHAT ONLINE.
Como posso está comprovando os meses de experiência?