Crie conteúdo interessante para seus seguidores
Vivemos uma nova era de comunicação e relacionamento entre marca e cliente. Conheça as novas estratégias de marketing e saiba criar conteúdo interessante.(...)
Autor: Redação Impacta
O mundo está mudando? Sim, isso todo mundo sabe. E no universo dos negócios não é diferente. Está tão dinâmico e ágil que é preciso inovar e constantemente trilhar novos caminhos para se obter sucesso, especialmente se você quer se destacar da concorrência.
Isso vale para todo e qualquer ramo de atuação profissional, em que, com certeza, na próxima esquina tem alguém para competir com a empresa na qual você trabalha ou no seu próprio empreendimento.
Atualmente vivemos a era da informação, e é exatamente aí que um novo interesse surgiu: o marketing digital. Nele apareceu a inovação, a oportunidade de fazer diferente, levando empresas a nova tendência da integração do virtual com o físico.
Portanto, seja pelos baixos custos de investimentos ou pelo maior alcance que ele consegue, o marketing digital já conquistou seu espaço.
Entretanto, você pode dominar a técnica, o método, a estratégia, o planejamento e o seu campo de atuação, mas se você não tiver um bom material para fidelizar esse novo consumidor por meio do marketing digital, ficará para trás.
Com a ajuda do marketing de conteúdo, existem inúmeras possibilidades de estratégias e interação com o cliente, e por isso resolvemos te dar 7 dicas essenciais para uma boa campanha, que se levadas a sério te ajudarão a se destacar perante os outros. Confira!
1. Adeque-se a seu público
Pode parecer básico, mas saber para quem você vai entregar conteúdo é de suma importância. É preciso ser coerente com o que o seu cliente em potencial busca, para que você possa oferecer o conteúdo certo no momento certo, suprindo as necessidades.
O consumidor, em qualquer que seja o meio, passa por três fases, basicamente: conhecimento, escolha e decisão.
Ele primeiro tem um desejo de resolver alguma situação, então ele passa a procurar por informações que o ajudem a entender melhor o que ele está passando e que tipo de soluções ele pode encontrar, o que pode incluir seu produto ou serviço; depois ele balanceia as informações, compara e analisa cada um das opções que tem em mãos e por último, decide pela compra do produto X em detrimento do Y.
Sendo assim, para cada um desses momentos você precisa de um conteúdo específico, mas sem conhecer as dores e anseios do seu comprador não é possível ir muito longe.
Você só estará atirando para todos os lados e mesmo que sua “arma” (produto) seja bom, o cartucho vai esvaziar e causar decepção e descontentamento para ambos os lados, então, fique atento a isso.
2. Ofereça qualidade
O que mais se encontra no mercado são empresários ou profissionais que acham que o que manda é a quantidade e produção em escala, por causa do lucro.
Tudo bem, mas se você não é capaz de oferecer qualidade em seu serviço e produzir como uma máquina, cada um que comprar de você e ficar insatisfeito vai passar a mensagem negativa adiante e o seu produto estará mal visto por aí. Desta forma, o cliente não retornará e não vai recomendar e você passa a perder um por um, mesmo que venham outros.
Voltando isso para um artigo de blog, por exemplo, não adianta nada escrever 10 posts por dia se você não os torna memoráveis. Igualmente, não adianta escrever um e-mail sem nexo algum e sair mandando. É preciso qualidade para que sua empresa gere credibilidade na web, pois escrever mal pode denotar um profissional ruim por trás do computador.
3. Mantenha um relacionamento com sua audiência
Parte integrante do processo descrito acima está a fidelização constante do seu cliente, pois é isso que vai fazer você vender: preocupar-se com ele e se suas necessidades estão sendo atendidas demonstra interesse. Você pode então abrir uma porta para futuras vendas.
E para isso existem infinitas ferramentas como vídeos curtos com sacadas sobre o seu mercado; o próprio e-mail marketing, por meio do qual é possível enviar newsletters; posts de blog; além do site da sua empresa, é claro, que precisa estar sempre atualizado.
4. Faça uma boa divulgação
Agora que você e sua empresa certamente já entenderam a importância de um bom conteúdo e se esforçaram em criar uma estratégia para por em prática, produzindo algo épico, é preciso divulgar. Caso contrário, ninguém tomará conhecimento do seu belo artigo, vídeo ou qualquer que seja o formato.
É crucial, então, ressaltar que existem diversas redes sociais disponíveis, não só o Facebook, como muitos optam por usar. Publique seu link em comunidades relacionadas a seu nicho. Crie uma presença, uma autoridade, para que os seus seguidores voltem sempre.
5. Teste e aperfeiçoe
Como você viu e constatou anteriormente, as técnicas de marketing conteúdo são muitas e infinitas, mas é preciso ir com cuidado, especialmente nas redes sociais. Teste várias formas de compartilhamento, por exemplo com imagens, sem imagens, e por aí vai. Arrisque formatos, gere dúvidas, desenvolva textos diferentes, em diversos métodos, e você vai acabar criando o seu próprio.
6. Monitore e mensure os resultados
De que adianta construir uma base sólida de clientes, mantendo um relacionamento com cada um, entregando o que há de melhor, se não tem como medir seus esforços na campanha? Você precisa, de alguma forma, saber para onde esse novo consumidor vai depois da experiência com sua marca.
Algumas ferramentas estão disponíveis para isso no marketing digital, sendo a mais usada o Google Analytics, uma plataforma que permite avaliar uma série de aspectos do seu site e blog, como taxa de conversão.
Mantendo o foco no seu público e na qualidade do seu conteúdo, você elimina de cara aqueles concorrentes que não entenderam isso e atiram para qualquer lado, gerando então um contínuo relacionamento com seu público. O conteúdo é, sem dúvida alguma, uma poderosa ferramenta que impera e gera uma mensagem positiva em qualquer nicho de mercado.
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