6 dicas que te ajudarão a gerenciar projetos
Para gerenciar projetos é preciso desenvolver habilidades pessoais e comportamentais, destacando a liderança. Veja aqui 6 dicas que te ajudarão com isso.(...)
Autor: Redação Impacta
Não é por acaso que o gerente de projetos gasta cerca de 80% do seu tempo comunicando-se com os stakeholders, uma vez que gerenciar projetos é gerenciar pessoas, expectativas, dúvidas e conflitos. É nas habilidades pessoais e comportamentais que esse profissional se destaca e mostra sua liderança, fazendo com que a sua equipe esteja unida pelo mesmo objetivo até o fim.
Mas não é apenas de competências comportamentais que se faz um bom gerente de projetos, ele também deve estar antenado com as práticas mais recentes do gerenciamento de projetos, compreender cada uma das dez áreas que compreendem a sua função e transmitir segurança quando dá um comando ou faz uma objeção.
Para os gerentes de projetos que estão nos lendo e os futuros, que estão buscando conhecimento para aprimorar suas competências no gerenciamento de projetos, elaboramos uma lista de 6 habilidades que não podem faltar a esse profissional. Confira!
Tenha um bom relacionamento interpessoal
Um gerente de projetos que não sabe se relacionar terá grandes problemas tanto com a sua equipe quanto com os demais stakeholders, já que estamos falando de gerenciar expectativas. O relacionamento interpessoal é essencial para que o gerente de projetos conduza suas ações com tranquilidade e possa lidar com as pessoas da forma adequada, sendo agressivo quando necessário e sabendo recuar no momento certo.
Saiba se comunicar bem
Quando falamos em relacionamento interpessoal não há como separar a habilidade de comunicação, já que relacionamento implica comunicar-se com as pessoas. O gerente de projetos deve ter fluência verbal e escrita mas, mais do que isso, saber comunicar-se com cada público do projeto da maneira adequada, criando fluxos de informação direta, assertiva e compreensível para todos.
Saiba planejar
O gerente de projetos também dedica boa parte do seu tempo ao planejamento, a ações estratégicas que conduzam todos para os objetivos traçados no escopo do projeto. Dessa forma, desenvolver essa habilidade é essencial para que os projetos sejam executados com sucesso e dentro dos parâmetros de tempo, qualidade e orçamento previstos.
Tenha habilidade em negociação
Negociar com fornecedores, sponsors, equipe, é uma tarefa que não pode ser deixada de lado pelo gerente de projetos. É na negociação que se ajustam os ponteiros para que o projeto saia como o previsto e não haja surpresas desagradáveis, como retenção de informação ou falta de comprometimento.
Saiba gerenciar conflitos
Os conflitos também fazem parte do dia a dia do gerente de projetos e devem ser gerenciados da forma adequada para que não impactem o desenvolvimento da solução. Sejam conflitos internos ou externos, o gerente de projetos deve se mostrar resiliente o suficiente para trabalhar com o melhor cenário e buscar um meio termo para que o projeto continue sendo executado da melhor maneira possível.
Motive e envolva as pessoas
Todo líder deve saber motivar e envolver seus liderados, visando manter a produtividade, o senso de equipe e a colaboração. O bom gerente de projetos é aquele que inspira sua equipe e serve de exemplo, conduzindo as pessoas de maneira natural para os resultados almejados.
Quais dessas habilidades são mais fortes em você? Quais você tem que aprimorar para se tornar um gerente de projetos excepcional?
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AO MEU VER, ESTE ARTIGO ESTÁ MUITO BOM. PORQUE NOS TROUXE ESLARECIMENTO. MEUS CONHECIMENTOS SOBRE ESSA ÁREA AUMENTARAM.