Tendências 2016 – Sou humano, sou influenciado: as Tendências Comportamentais Humanas
As tendências comportamentais humanas são influenciadas pela tecnologia presente em nossas vidas. Entenda como!
Autor: Maurício Maruo
Olá, este é o último post sobre Tendências Visuais de 2016. E para fechar bem o assunto, vamos falar sobre as influências comportamentais que vivemos e como isso afeta nosso futuro. Então, basicamente, falaremos sobre Tendências Comportamentais Humanas e suas várias facetas.
Convivemos durante séculos com vários estímulos visuais e isso vem adaptando o nosso comportamento e tornando-o cada vez mais intrigante. No século XIX começaram os estudos sobre o comportamento humano, mas nada tão focado. Somente com a revolução industrial os estudos foram mais elaborados e descobrimos um fato super interessante.
O ser humano é claramente influenciado por estímulos visuais
Sabendo disso, vou falar sobre o futuro do nosso comportamento. Talvez você não seja diretamente influenciado por isso, mas seus filhos provavelmente serão. Vamos lá.
Exposição a mídia
Não é novidade que a internet mudou nosso comportamento e também o nosso futuro. E esse futuro está cada vez mais interativo.
É muito provável que as futuras gerações não tenham mais o prazer de assistir programas de TV e tenha mais interesse em ter seu próprio programa. É o caso dos vários canais do YouTube. isso muda muito o futuro do nosso comportamento, criando seres humanos mais comunicativos e mais inseguros.
O que isso me afeta?
Sim, seremos mais comunicativos. Porém a busca de seguidores fará com que os seres humanos sejam cada vez mais inseguros e tenham menos capacidade de lidar com problemas de relacionamentos.
Avesso à tecnologia
O avanço tecnológico muitas vezes assusta e isso já está sendo sentido por várias pessoas, influenciando uma mudança de comportamento. Muitos estudos apontam uma migração massiva de pessoas nos próximos anos para regiões sem muita tecnologia.
O que isso me afeta?
Vamos sentir que queremos ser mais ligados com a natureza e com as coisas mais simples da vida. Porém essa mudança será sentida nas regiões em que iremos viver, influenciando o desenvolvimento tecnológico da região. Ou seja, sim, infelizmente já somos viciados em tecnologia e praticidade.
É só analisar algumas pessoas que tiveram filhos recentemente e distraem as crianças com programas infantis no celular ou na tablet. A região que iremos viver será inevitavelmente influenciada pela nossa sede de tecnologia.
O jogo da vida
Em sua história, o ser humano sempre participou de jogos ou desafios e não podia ser diferente nas tendências comportamentais. O estímulo aos desafios será cada vez mais forte nos próximos anos, criando um ser humano racionalmente mais inteligente, porém mais frustrado e hiperativo.
O que isso me afeta?
A nova geração de seres humanos adora tecnologia e desafios, e, consequentemente, os games. Mas, imagine que você não consiga chegar ao final de um jogo. Talvez você fique frustrado.
Mas e se você chegar ao final do game, com muito esforço, e no final você descobre ser algo que você não esperava. Como um filme empolgante com um final ruim. É pior ainda, imagine que esse mesmo jogo tire seu sono, pois seu desejo de chegar ao final é muito maior do que seu sono.
Em busca da verdade
A verdade tecnológica é restrita ao Google? Ou melhor, as informações são restritas ao Google ou as redes sociais?
É provável que no futuro tenhamos mais filtros para a verdade. Entretanto a verdade não é tão mais forte quanto à especulação e a fofoca. E outra, será que o ser humano está mesmo preparado para algumas verdades?
O que isso me afeta?
No futuro, o ser humano será um potencial divulgador de informações, e isso nem sempre ajuda a verdade. Talvez porque nem sempre a verdade é legal. A busca sobre algumas verdades ficará cada vez mais distante, infelizmente deixando espaço para as “verdades fakes”.
Conclusões finais
O futuro e as tendências sobre ele são influenciados por nosso comportamento e nossas descobertas, mas, para isso, muitas vezes temos que “desacelerar” e descobrir que a vida foi feita para ser “explorada” e não somente para ser vivida.
Desacelere, descubra quem realmente você é, busque seu equilíbrio e influencie mais pessoas. Obrigado a todos pela jornada de Tendências Visuais e até qualquer dia. Deixe seu comentário.
Artigo publicado originalmente no blog: mauriciomaruo.wordpress.com
Seja um especialista em criatividade e design
Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.
Interessante.