Design Gráfico – O que são Infográficos?
Autor: Redação Impacta
Por Eduardo Engelmann*
Infográficos são representações visuais de uma informação. Bacana, mas o que significa isso?
O que realmente é um infográfico?
Todo ser que já viu um infográfico, sabe como é, mas não sabia que tinha esse nome. Por exemplo, você abre o jornal e tem um gráfico demonstrando a evolução do câmbio entre dólar e real. Isso é um infográfico.
Numa outra matéria sobre os problemas do joelho do Ronaldo, você vê um desenho mostrando ossos, músculos e cartilagens do joelho – não é aula de anatomia, é infografia.
Foi descoberta uma nova reserva de ouro no Estado de Roraima – aparece um mapa do Brasil com o Estado de Roraima em destaque – também é infografia.
Vai começar o campeonato brasileiro, na matéria temos a tabela do campeonato – isso também é infografia.
Infografia é uma forma ilustrada, por desenhos ou fotografias, ou ainda juntando os dois, de forma a apoiar o texto de uma matéria ou ainda de um determinado assunto. Alguns livros técnicos utilizam demais a infografia. O manual do seu carro é repleto de infográficos. O manual do seu liquidificador, que você provavelmente não abriu uma vez sequer, é repleto de infográficos.
Basicamente a infografia é empregada onde a informação precisa ser explicada de uma forma mais dinâmica, mais visual, facilitando assim o entendimento do texto.
A infografia é um recurso muito antigo e considero (eu considero) Leonardo da Vinci o pai da infografia moderna. Sim, já existia infografia antes de Leonardo, mas ninguém sabia que se chamava infografia.
Hoje, com a necessidade da informação ser absorvida de maneira mais rápida, os infográficos estão sendo utilizados em grande escala. Mas há que se ter consciência de um detalhe: a infografia não pode competir com um texto, ela tem que complementar o texto. E isso é uma das tarefas mais complexas de ser executada.
Acredito que o infografista, profissional caçado a laço devido à escassez no mercado, exerce uma das atividades mais complexas do design gráfico.
Por que?
Porque o infografista completo deve possuir algumas qualidades que tornam esse profissional escasso. Vamos a elas:
- Saber interpretar um texto, ou seja, tem que gostar de ler.
- Saber escolher o que deverá ser apresentado no infográfico, aquilo que realmente é importante.
- Saber rafiar – sim, tem que saber desenhar – não precisa elaborar uma ilustração, mas efetuar a marcação do que será desenhado, qual a sequência e com um aproveitamento de espaço que não brigue com o texto.
- Conhecer o trio calafrio: Photoshop, Illustrator e Indesign – são os três softwares mais utilizados no desenvolvimento de infográficos.
- Saber diagramar – muitas vezes a página que contém infográficos é diagramada pelo infografista.
- Saber trabalhar em equipe – essa equipe é composta de pelo menos duas pessoas, o autor do texto e o infografista.
- Ser ágil, rápido na criação e execução da arte, principalmente se for trabalhar em jornais.
- Gostar de blues – coloquei isso porque sou apaixonado por esse estilo musical.
Ouvi um comentário num seminário de infografia há 5 anos, onde um dos palestrantes, perdão, não lembro o nome do cara, disse o seguinte: “-Se você desembarcar no Aeroporto Kennedy em Nova York, segurando uma placa escrita I WORK WITH INFOGRAPHICS, alguém irá se aproximar de você e oferecer um emprego.”
Este mês falaremos mais de infografia. Isso foi só um aperitivo. Saúde!
*Eduardo Engelmann é Gestor do Clube do Designer. Atuou como ilustrador, infografista e designer gráfico nos últimos 30 anos.
Sou Artista pástico/ilustrador.
Casualmente vi sua matéria. Muito bacana.
Parabéns pelo seu caminho.
aii eu gostei do seu artigu legal
Sou professora de português e para trabalhar com o gênero, infográfico, procurei em vários sites e a sua foi a melhor explicação. Parabéns!
Obrigado, Maria!