O amplo e promissor mercado de marketing digital no Brasil
Existe um setor que cresce cada vez mais e ganha importância para os negócios. Conheça o amplo e promissor mercado de marketing digital no Brasil
Autor: Alexandre Campos
Abrir uma revista de negócios e não encontrar nenhuma matéria sobre o mercado de marketing digital é algo raro hoje em dia. O crescimento meteórico do e-commerce no Brasil vem chamando muito a atenção de profissionais de diferentes áreas.
Mais do que nunca, ter conhecimentos em marketing digital podem ser o ingrediente fundamental para seu negócio ter sucesso.
Mas não é só de profissionais de e-commerce que o mercado necessita. Diferente do que se pensa, atuar no mercado de marketing digital não se resume somente em atualizar páginas do Facebook e enviar e-mails marketing. Existem várias áreas de atuação para quem tem interesse em atuar nesse promissor cenário.
Confira algumas áreas do mercado de marketing digital que buscam profissionais:
Especialista em Digital Analytics
Todos os investimentos que são feitos na internet, assim como acontece em qualquer outro tipo de canal, necessitam de justificação. É necessário ter uma visão clara do retorno obtido após cada investimento realizado. E isso só é possível com a análise e mensuração de dados!
Uma determinada campanha de mídia digital converteu o que era esperado? A ação realizada nas redes sociais gerou obteve um buzz positivo? Os visitantes do site da empresa estão navegando e, de fato, consumindo os conteúdos gerados? Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas pelos especialistas em dados digitais.
Analista de SEO
De nada adianta possuir um site rico em conteúdo se esse não é lido e nem compartilhado pelas pessoas. Conteúdo que não é consumido não tem valor.
Assim, é possível gerar audiência para determinado site basicamente de duas formas: pagando (como é o que acontece em anúncios) ou de forma “gratuita”, como quando um site aparece nos resultados orgânicos dos sistemas de busca (como o Google).
A segunda necessita de conhecimentos específicos para que isso aconteça de forma sustentável. Saber quais são as variáveis que podem ser administradas para que determinado site suba nos resultados de busca é função do especialista em Search Engine Optimization (SEO). – Conheça mais sobre SEO aqui!
Analista de Mídia
A internet possibilita o alcance de audiências segmentadas ideais dentro do perfil de nosso público-alvo. Saber criar anúncios que convertem e, mais do que isso, gerar leads realmente valiosos são duas das muitas funções de um especialista em mídia digital.
Cabe a esse profissional gerar audiência para ações e conteúdos realizados no meio digital.
Planner
Todas essas ações precisam ter um norte. Qual é o melhor caminho a seguir dentro do que é esperado pelo cliente?
O profissional de planejamento é o responsável por desenhar todos os processos que possuem maior chance de atingir o resultado esperado. Possuir conhecimentos de todas as áreas, por mais básicos que sejam, é um grande diferencial para esse profissional.
Gestor de Redes Sociais
Um dos postos que mais crescem dentro do mercado digital. O gestor de mídias sociais é o responsável em gerenciar os canais sociais da empresa. O profissional dessa área precisa conhecer muito bem o perfil da audiência para poder se comunicar da forma correta.
De nada adianta possuir uma página no Facebook com milhões de fãs, se isso não é utilizado para gerar algo de valor para a marca. Criação de conteúdo estratégico e suporte à equipe de SAC 2.0 podem ser responsabilidade desses profissionais.
Saiba mais:
- Confira ainda O que o mercado espera do profissional de Marketing Digital.
- E baixe o e-Book gratuito: O Guia Completo do Profissional de Marketing Digital
E aí, que tal entrar para promissor mercado de marketing digital?
Para ser um especialista, o curso de MBA em Marketing Digital da Impacta te transforma em um profissional capaz de traçar estratégias de marketing e gerar negócios, antecipando as tendências e preparando as marcas para uma realidade cada vez mais competitiva. Conheça mais sobre o curso aqui!
Colaboração de Alexandre Campos, editor do Primeiro Negócio.
De fato, o futuro do Marketing Digital no Brasil é EXTREMAMENTE PROMISSOR, mas ainda estamos galgando nosso espaço, uma vez que inúmeros pessoas infelizmente acham estranho quando dizemos que “temos um Negócio na Internet”.
Mesmo com o Império que é o Google e tantas outras Empresas no mesmo segmento, percebo que ainda ha resistencia por parte de alguns.
Mas com fé e muito trabalho chegamos lá.
Excelente artigo!
Interessante.
Gostei.
esse mercado esta crescendo muito rapido aqui no brasil muitos estao procurando trabalhar em casa , gostei muito do artigo
Na verdade o negocio ta crescendo tão rápido que eu tó até com medo (risos). A concorrencia é grande e disputada, com a crise, as pessoa comecaram a procurar muito por formas de ganhar dinheiro…mas mesmo assim acho que este ramo ainda vai crescer e crescer muitissimo ainda no Brasil.