faceboook

O amplo e promissor mercado de marketing digital no Brasil

Existe um setor que cresce cada vez mais e ganha importância para os negócios. Conheça o amplo e promissor mercado de marketing digital no Brasil

Autor: Alexandre Campos

Abrir uma revista de negócios e não encontrar nenhuma matéria sobre o mercado de marketing digital é algo raro hoje em dia. O crescimento meteórico do e-commerce no Brasil vem chamando muito a atenção de profissionais de diferentes áreas.

Mais do que nunca, ter conhecimentos em marketing digital podem ser o ingrediente fundamental para seu negócio ter sucesso.

Mas não é só de profissionais de e-commerce que o mercado necessita. Diferente do que se pensa, atuar no mercado de marketing digital não se resume somente em atualizar páginas do Facebook e enviar e-mails marketing. Existem várias áreas de atuação para quem tem interesse em atuar nesse promissor cenário.

Confira algumas áreas  do mercado de marketing digital que buscam profissionais:

Especialista em Digital Analytics é uma das opções no mercado de marketing digital

Especialista em Digital Analytics

Todos os investimentos que são feitos na internet, assim como acontece em qualquer outro tipo de canal, necessitam de justificação. É necessário ter uma visão clara do retorno obtido após cada investimento realizado. E isso só é possível com a análise e mensuração de dados!

Uma determinada campanha de mídia digital converteu o que era esperado? A ação realizada nas redes sociais gerou obteve um buzz positivo? Os visitantes do site da empresa estão navegando e, de fato, consumindo os conteúdos gerados? Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas pelos especialistas em dados digitais.

Analista de SEO

De nada adianta possuir um site rico em conteúdo se esse não é lido e nem compartilhado pelas pessoas. Conteúdo que não é consumido não tem valor.

Assim, é possível gerar audiência para determinado site basicamente de duas formas: pagando (como é o que acontece em anúncios) ou de forma “gratuita”, como quando um site aparece nos resultados orgânicos dos sistemas de busca (como o Google).

A segunda necessita de conhecimentos específicos para que isso aconteça de forma sustentável. Saber quais são as variáveis que podem ser administradas para que determinado site suba nos resultados de busca é função do especialista em Search Engine Optimization (SEO). – Conheça mais sobre SEO aqui!

Analista de Mídia

A internet possibilita o alcance de audiências segmentadas ideais dentro do perfil de nosso público-alvo. Saber criar anúncios que convertem e, mais do que isso, gerar leads realmente valiosos são duas das muitas funções de um especialista em mídia digital.

Cabe a esse profissional gerar audiência para ações e conteúdos realizados no meio digital.

Planner

Todas essas ações precisam ter um norte. Qual é o melhor caminho a seguir dentro do que é esperado pelo cliente?

O profissional de planejamento é o responsável por desenhar todos os processos que possuem maior chance de atingir o resultado esperado. Possuir conhecimentos de todas as áreas, por mais básicos que sejam, é um grande diferencial para esse profissional.

Gestor de Redes Sociais

Um dos postos que mais crescem dentro do mercado digital. O gestor de mídias sociais é o responsável em gerenciar os canais sociais da empresa. O profissional dessa área precisa conhecer muito bem o perfil da audiência para poder se comunicar da forma correta.

De nada adianta possuir uma página no Facebook com milhões de fãs, se isso não é utilizado para gerar algo de valor para a marca. Criação de conteúdo estratégico e suporte à equipe de SAC 2.0 podem ser responsabilidade desses profissionais.

Saiba mais: 

E aí, que tal entrar para promissor mercado de marketing digital?

Para ser um especialista, o curso de MBA em Marketing Digital da Impacta te transforma  em um profissional capaz de traçar estratégias de marketing e gerar negócios, antecipando as tendências e preparando as marcas para uma realidade cada vez mais competitiva. Conheça mais sobre o curso aqui!

Colaboração de Alexandre Campos, editor do Primeiro Negócio.

5 Comentários

  1. De fato, o futuro do Marketing Digital no Brasil é EXTREMAMENTE PROMISSOR, mas ainda estamos galgando nosso espaço, uma vez que inúmeros pessoas infelizmente acham estranho quando dizemos que “temos um Negócio na Internet”.
    Mesmo com o Império que é o Google e tantas outras Empresas no mesmo segmento, percebo que ainda ha resistencia por parte de alguns.
    Mas com fé e muito trabalho chegamos lá.
    Excelente artigo!

  2. aline aparecida disse:

    esse mercado esta crescendo muito rapido aqui no brasil muitos estao procurando trabalhar em casa , gostei muito do artigo

  3. Janario Oliveira disse:

    Na verdade o negocio ta crescendo tão rápido que eu tó até com medo (risos). A concorrencia é grande e disputada, com a crise, as pessoa comecaram a procurar muito por formas de ganhar dinheiro…mas mesmo assim acho que este ramo ainda vai crescer e crescer muitissimo ainda no Brasil.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!