faceboook

Como começar na área de programação e desenvolvimento?

Quer saber como começar na área de programação e desenvolvimento? Confira dicas e prepare-se para iniciar em uma das áreas que mais crescem!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O setor de Tecnologia da Informação é um dos ramos mais procurados nas últimas décadas para se desenvolver uma carreira. E, de todas as suas subáreas, a de programação e desenvolvimento web é uma das que mais despertam o interesse de jovens de olho no futuro.

Dominar diversas linguagens de programação, ser capaz de lidar com sistemas complexos e desenvolver aplicações para a web, indústrias, computadores pessoais e até smartphones: tudo isso faz parte das competências e habilidades dos programadores.

Essenciais para a integração e a expansão de negócios de qualquer tamanho, não é incomum vê-los tocando um negócio próprio, oferecendo seus serviços e sendo sempre muito bem valorizados.

Quer saber como começar na área de programação e desenvolvimento? Então leia este post e veja algumas dicas:

Aprimore os seus conhecimentos em programação

O 1º passo é se familiarizar com a base do raciocínio de todo programador e desenvolvedor: a lógica de programação. Por mais que você já tenha tido algum contato com rotinas de programação, até mesmo escrito algumas linhas de código com o auxílio de interfaces mais intuitivas, entender como nós humanos e os computadores conseguimos alinhar intenções e ações é fundamental.

É importante observar que esse alinhamento entre ideias e execução vem antes de comunicarmos o que queremos que o computador faça. Ou seja, só depois de ter bem sólidos os fundamentos da lógica de programação você deverá se preocupar com qualquer linguagem.

Não se perca tentando usar a linguagem que estiver mais em alta no mercado como apoio para desenvolver seus códigos. Num primeiro momento, o foco é entender os caminhos e os recursos que pode seguir e recorrer para avançar com a lógica.

Quem consegue desenvolver bons algoritmos, dominando completamente laços de seleção e de repetição, pode transportar de uma linguagem para outra suas ideias sobre o que será feito se uma condição for atendida — ou enquanto for atendida — com muito mais facilidade.

Para começar na área de programação e desenvolvimento é preciso aprofundar seu conhecimentos

Faça cursos na área constantemente

Mais seguro quanto aos seus conhecimentos de lógica, você poderá escolher uma linguagem para se aprofundar. Como iniciante, não é recomendável escolher linguagens mais adequadas a aplicações específicas – como banco de dados e ambientes gráficos -, mas sim uma que lhe dê opções mais amplas de aprendizado – como Java, Visual Basic ou C#.

É aí que a formalização do conhecimento entra. Avançando em seus estudos, você deve buscar certificações diversas, que permitam a você acompanhar a evolução das tecnologias e das demandas do mercado. Cursos na área de desenvolvimento valorizam imensamente o seu currículo e fazem de você um profissional sempre mais completo.

Se por um lado não servem na prática para aplicações de hoje, as tecnologias de tempos atrás sempre servirão como base de construção do seu conhecimento – no seu ponto de vista – e da sua credibilidade – no ponto de vista do mercado. Portanto, você deve se atualizar não para substituir, mas para agregar valor.

Construa um bom networking

Todo profissional precisa ter bons contatos para trilhar sua estrada. Seja nos cursos que faz, participando de eventos, prestando pequenos serviços ou até mesmo nos fóruns de discussão pela web, tente sempre se relacionar com pessoas com interesses e experiências em comum.

Qualquer futuro que se desenhe para você e para essas pessoas pode apresentar oportunidades. É muito importante ter a quem recorrer quando um complemento de uma determinada habilidade é necessário. Também não cai nada mal ser procurado para complementar um projeto com o seu trabalho.

Das indicações às trocas de experiências, das referências a terceiros ao suporte técnico pontual, um bom e vasto networking só traz benefícios. Mesmo trabalhando mergulhado nas máquinas e suas linguagens, jamais se esqueça das pessoas!

Monte um portfólio

Com um certo nível de conhecimento, você já começa a desenvolver pequenas aplicações. Toda e qualquer uma que contar com o seu suor deve compor um portfólio para que você divulgue seu trabalho com propriedade.

Não pense apenas no retorno imediato de cada trabalho. Use todas as suas habilidades e se desafie para conseguir desenvolver, rodar e concluir sites e programas para serem publicados e distribuídos por aí. Mais do que um apanhado de experiências e cursos descritos em um documento de texto, o contato das pessoas com os produtos que você cria é o seu cartão de visita.

Um portfólio é uma vitrine e tanto. Aquele pequeno programa de consultas concentradas a assuntos em páginas dispersas pela web, aquele outro que você pensou que poderia existir para ajudar o dia a dia de quem brinca com jogos de tabuleiro… Planeje, desenvolva e mostre do que você é capaz!

Busque estágios enquanto estuda

A experiência prática é sempre fundamental. E as suas práticas tomam uma proporção completamente diferente quando você as combina com ambientes totalmente novos e com projetos muito maiores do que qualquer ideia que você já teve.

A vivência em um estágio vai impulsionar evoluções em diversos quesitos da sua atuação. O contato com os gestores, colegas e até clientes é uma amostra do que será a sua vida profissional quando tiver a formação concluída.

Tem também a quebra da rotina e o aprendizado que essas pessoas vão oferecer. Afinal, não se descobre sozinho como lidar com situações de urgência de entregas interdependentes nem como evitar piadas durante o trabalho nos dias em que algum superior está mal-humorado.

Ao se aprofundar e se especializar em um ramo específico, ou mesmo ao buscar mudanças e redirecionamentos, é importante se manter aberto a experiências diversas — assim, você não perde as boas opções que aparecerão durante toda a sua carreira.

Encontre trabalhos como freelancer

Tratando-se de experiências na área de programação e desenvolvimento, talvez nada represente melhor as oportunidades para o profissional em evolução do que as ofertas de trabalhos como freelancer.

É bastante comum que pequenas e médias empresas, sem departamentos de TI ou contando apenas com o “rapaz que manda reiniciar o Windows e conserta a impressora”, contratem profissionais para desenvolver seus websites ou aplicações sob demanda.

Em relação a esses clientes, é sempre bom pensar em se adiantar e fazer suas ofertas. Você pode desenvolver sistemas por conta própria, pensando em apresentá-los a empresas com potencial interesse!

Isso sem falar nos trabalhos para empreendedores individuais e até pessoas físicas, que muitas vezes precisam automatizar rotinas e criar páginas mais funcionais e atraentes.

A carreira de programador é muito gratificante. Não se demora a perceber que o conhecimento adquirido na área é de extrema utilidade e se aplica a praticamente tudo no mundo. É certo que você, com suas experiências de estágio, um portfólio significativo e um networking bem feito, será capaz de abrir inúmeras portas em seu caminho.

Gostou de saber como começar uma carreira na área de programação e desenvolvimento? Então, conheça também quais são as linguagens mais usadas no mundo!

Faça já o download de seu ebook gratuito: Decodificando o desenvolvedor web

Baixe o e-book gratuito Decodificando o Desenvolvedor WEB!

Além de explicar as principais funções desse profissional, o e-Book ainda abordará o processo de desenvolver, explicando como é o dia a dia e quais ferramentas e habilidades que um profissional precisa ter.

4 Comentários

  1. GameDesire disse:

    Great post! Programação é o futuro.

  2. Euclides disse:

    Gostei muito enfim consegui tirar algumas duvidas que eu tinha. Um abraco

  3. Muito bom, explicação muito legal, sobre tecnologia, post muito legal

  4. karine leticia morais santos disse:

    quero conhecer mais essa de desenvolvimento, conhecer mais e aprender um pouco, que não tenho eu quero entender mais sobre tudo um pouco.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!