Como configurar a Restauração do Sistema no Windows 8.1
Autor: Eduardo Popovici
Quem é da época do saudoso Windows XP sabe que quando ocorria um problema bastava restaurar o sistema através de pontos de restauração. Era uma ferramenta muito útil, mas que veio desativada no Windows 8.1 (e em seus antecessores). Porém, o que poucas pessoas sabem é que o recurso está sim ainda ativo e pode ser configurado.
Lógico que toda técnica possui seus prós e contras, mas eu particularmente vejo mais prós que contras nesta técnica de “emergências”, por assim dizer. Além do mais, se você está pensando em prestar a prova do Windows 8.1 (70-687), vai precisar devorar os detalhes deste sistema e das maneiras de resolver problemas e incidentes. Portanto, mão na massa!
Você precisa acessar o painel de controle do Windows, então use as teclas de atalho Winkey + I (Winkey é a tecla com a bandeira do Windows, do lado esquerdo do seu teclado), para acessar um menu do lado direito da tela. Este menu te permite chegar até o painel de controle.
No painel de controle, do lado direito superior da tela, mude as opções para Categorias.
Em sistemas e segurança clique em Encontrar e corrigir problemas.
No canto esquerdo inferior da sua tela, clique em Recuperação para que seja apresentado a tela abaixo. Note que é possível efetuar diversos tipos de recuperação. Clique em Configurar Restauração do Sistema.
Na tela abaixo, podemos verificar que a restauração está desativada. Clique no botão Configurar.
Escolha Ativar a proteção do Sistema e escolha o tamanho do espaço disponível para os pontos de restauração. Lembre-se que quando o espaço que você configurou acabar, os novos pontos sobrepõem os antigos. Na tela abaixo, eu configurei para que seja utilizado 14% do disco para armazenamento dos pontos de restauração.
Na tela abaixo é possível notar que a restauração está ativa dentro da unidade C:. Para o pessoal das antigas, é uma excelente forma de configurar uma chance de recuperar o sistema em caso de problemas de instalação. É algo que pode resolver uma instabilidade devido a instalação de um programa ou recurso de forma fácil e simples.
Se gostou, comente. Se funcionou, comente. Se não… comente também! Sua opinião ajuda a melhorar o blog e, logicamente, fornecer conteúdo de qualidade para quem está com problemas.
Esse conteúdo foi postado originalmente no blog da HTBRAZ Connect, em 23 de maio de 2014, e pode ser conferido aqui.
Deixe o seu comentário!