Como escrever um e-mail formal e ser melhor compreendido
Um e-mail mal escrito pode gerar problemas sérios na comunicação de uma empresa. Veja como escrever um e-mail formal e ser compreendido corretamente!(...)
Autor: Rodrigo Cipullo
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Sabe aquele momento em que estamos digitando, sua cabeça sabe exatamente o que você quer dizer, porém você não consegue transcrever esse pensamento em um texto?
Aquele momento em que seu chefe ou seu cliente te encaminha um e-mail formal e você tem que responder de forma clara e objetiva para todos?
Escrever um e-mail formal que seja simples e eficiente não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para dar mais produtividade e evitar desencontros de informações.
Para isso, separamos algumas dicas importantes para levar em consideração antes de clicar no enviar.
Confira e veja como escrever um e-mail formal com qualidade:
Tente ao máximo ser claro e objetivo
Por mais que você precise passar muitas informações em um e-mail, para ter uma comunicação assertiva é fundamental ser claro e objetivo.
Na maioria das vezes um texto muito longo e complicado torna-se cansativo e entediante. Ninguém vai chegar até o final.
Para ajudar a escrever o e-mail de forma clara, veja essas dicas:
- Organize o conteúdo em tópicos, isso facilita a leitura dinâmica;
- Não enrole: Coloque as informações mais importantes no início do texto;
- Informe o que interessa no Assunto. Não seja genérico, pois você corre o risco de ninguém abrir seu e-mail;
- Trabalhe com hiperlinks para termos que necessitem de explicações, se o leitor quiser saber mais detalhes ele vai em busca da informação.
Seja simpático e cordial
É muito importante, tentar ao máximo, ser simpático e cordial ao tentar se comunicar, seja com seu cliente ou seu gerente. Afinal, todos merecem respeito.
Ao redigir um e-mail você pode ter vários graus de formalidade, isso varia da empresa e do nível de intimidade que você possui com o destinatário. Em alguns casos é possível que você se comunique com um novo cliente de maneira mais formal, porém sendo simpático e próximo.
Lembre-se que por e-mail o destinatário não verá ou ouvirá o remetente, portanto, é preciso tomar cuidado com palavras ou expressões que possam ser interpretadas de maneiras diferentes.
Como ser cordial no e-mail:
- Personalize suas mensagens e procure evitar respostas prontas ou automáticas;
- Nunca envie qualquer tipo de e-mail em cópia oculta (Cco);
- Não esqueça da saudação: “Olá Fulano, bom dia! Segue a proposta comercial solicitada…”.
Não exagere na formalidade e faça o destinatário sentir-se importante
Você não é um robô, tenha a consciência que tudo em exagero é ruim, e muita formalidade pode soar forçado e extremamente desagradável.
Pense em passar sua mensagem de forma simples e agradável, e não com uma série de palavras difíceis, que formam frases complexas e sem o menor sentido provocando o desinteresse.
Procure meios ou formas de escrever sua mensagem para que o destinatário saiba que a resposta dele é importante para você e, com isso, ele também se sinta importante por ter recebido sua mensagem.
Ortografia
Parece meio óbvio, mas esse é um problema ainda comum nos e-mails corporativos. Portanto, é fundamental antes de enviar qualquer e-mail uma revisão ortográfica.
Algumas vezes, por confiar demais nos seus conhecimentos da língua portuguesa, você poderá entrar em situações desagradáveis e embaraçosas.
Para evitar esse tipo de problema e não cometer uma gafe, veja as dicas:
- Leia o corpo da mensagem pelo menos duas vezes antes de enviar;
- Caso tenha dúvida em alguma frase ou palavra, peça ajuda a um colega de trabalho ou pesquise na internet;
- Procure sempre ler, a melhor forma de escrever corretamente é através do hábito da leitura;
- Tente se atualizar a respeito nas novas normas da língua portuguesa.
Abreviações e caixa alta
Com a necessidade do envio de informações de maneira cada vez mais rápida, muitas vezes cometemos erros básicos.
“Vc”, “ñ”, “q”, e qualquer outro tipo de abreviação no texto corrido de um e-mail profissional devem ser evitados, sejam eles enviados a um superior ou cliente e até mesmo a um colega de trabalho.
O uso da caixa alta também é um grande e comum problema. É totalmente desagradável, desnecessário e pode soar até mesmo desrespeitoso.
Afinal, ESCREVER ASSIM DÁ A IMPRESSÃO QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. Não é mesmo?
Use os pontos de exclamação com moderação!!!!
Se você quiser dar ênfase em alguma frase, utilize apenas um ponto de exclamação no final. A não ser que você seja uma criança de 12 anos feliz com o ingresso do show da Hannah Montana.
- Nem toda a frase precisa terminar com o ponto de exclamação, o ponto final vai bem na maioria dos casos;
- Não utilize mais de um ponto de exclamação em uma única mensagem (não é em uma única frase, é em uma única mensagem);
- Não existe espaçamento antes de qualquer pontuação:
Certo: Eu tenho um ingresso para o show da Hannah Montana!
Errado: Eu tenho um ingresso para o show da Hannah Montana !!!
Aproveite essas dicas e comunique-se de uma forma melhor com seus clientes e colegas de trabalho. Afinal, a boa comunicação é fundamental para tudo e se fazer entender deixa tudo mais fácil e produtivo.
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Olá gostei do artigo, gostaria de deixar um link de Cursos de Desenhos para ajudar também, se poder me da uma força nessa fico grato.
Obrigado!
Olá, Geovani! Quais seriam suas dicas?
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Boa noite quero ser uma cliente oculta
Boa noite
Vou ser uma cliente oculta
#perfeito
Sugestão de Matéria:
“Whatsapp ASSERTIVOS, otimizando o atendimento ON-LINE ”
Foco: WhatsApp Business
Bom dia, Ruslan!!
Obrigado pelo elogio da matéria, todo material postado é sempre baseado em nossos leitores. Agradecemos também pela sua sugestão, é um assunto muito interessante!
Valeu! 🙂