Post no LinkedIn: como escrever um texto que engaja
Quer saber como escrever textos que engajam no LinkedIn, já que se trata de uma porta de entrada para quem visita seu perfil? Veja aqui
Autor: Redação Impacta
Com mais de 10 milhões de usuários ativos mensais, o LinkedIn é a principal rede social que conecta profissionais.
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Quer se destacar nessa rede? Não sabe como escrever um conteúdo mais atraente do que a concorrência? Daremos a você algumas dicas para criar postagens eficazes no LinkedIn neste artigo. Continue a leitura a seguir e saiba mais!
O que uma postagem do LinkedIn deve conter?
Use uma frase de efeito para chamar a atenção
Para um post ser fascinante, ele deve seguir certas regras e a primeira é ter uma frase de efeito cativante. No LinkedIn, você não precisa colocar um título em H1 no topo de uma postagem, mas precisa colocar uma frase de efeito introdutória destacada. Sem um título atraente, sua publicação, por mais interessante que seja, passa despercebida.
Apenas as 3 primeiras linhas são visíveis para o internauta. Se ele quiser conhecer o restante do seu post, deve clicar em “ver mais”. O bordão capta e depois faz o leitor querer ver mais. Esta é a base da fundação para fazer um post eficaz.
A técnica de storytelling geralmente funciona bem para colocar uma manchete cativante, por chamar a atenção do leitor que quer ver o resto da história. Por exemplo: “Como multipliquei meu faturamento por dois em 3 meses?”
Um texto fluido é o segredo n° 2 das postagens eficazes
A estrutura, assim como a formatação, também tem sua influência, pois é ela que estimula a continuação da leitura.
Para que um post do LinkedIn seja devorado por seus leitores, o texto precisa ser fluido. Ou seja, tente não escrever parágrafos com mais de 2 a 3 frases e certifique-se de que sejam curtos. Além disso, uma quebra de linha também permite destacar as passagens importantes de suas postagens no LinkedIn. Lembre-se de que uma postagem pode ser densa, mas ainda limpa e organizada para fazer com que seus clientes em potencial queiram lê-la.
Os emojis, além de trazerem um toque amigável ao seu post, estruturam o texto. Quebras de linha também são bem-vindas para exibir sua postagem. Ao estruturar sua publicação, você coloca a seu favor as chances de que ela seja lida na íntegra.
Finalmente, não perca a chamada à ação! É uma frase curta, geralmente colocada no final do post, que leva o leitor a agir. A ação pode ser uma simples interação (curtir ou comentar) ou algo mais direto (entrar em contato com você, inscrever-se em um treinamento, etc.).
Uma mensagem a transmitir: o segredo nº 3 de uma postagem bem-sucedida no LinkedIn
Cada conteúdo postado na rede deve estar focado em uma mensagem que você deseja transmitir ao seu público. Tente se concentrar em uma grande ideia e pergunte a si por que você está escrevendo este post e qual é o objetivo da comunicação.
Para cativar seu público até o fim, tenha em mente que um post com excesso de informação não é eficaz, porque seus contatos podem não entender para onde você está indo e, portanto, não continuar lendo.
Use hashtags e menções com moderação
Hashtags (#) são as letras pequenas que acompanham as postagens. Eles são frequentemente encontrados no final do post. O objetivo é colocar as palavras-chave nas hashtags para aparecer nas buscas.
Falamos de menções quando identificamos uma pessoa em uma publicação. Não basta escrever seu nome, mas clicar em seu perfil. Para aparecer, você deve colocar um “@” e começar a digitar seu nome ou primeiro nome. Hashtags e menções recebem curtidas ou comentários e, portanto, você ganha pontos com o algoritmo do LinkedIn.
Quais são os diferentes tipos de postagens do LinkedIn?
Para uma página estar viva, é importante dominar o funcionamento interno do LinkedIn e publicar regularmente variando o conteúdo. Nesse sentido, é possível fazer e distribuir diversos tipos de posts no LinkedIn: texto simples, carrossel, imagem, vídeo, artigo, etc.
A postagem clássica
É uma publicação que divulga um texto. É clássico, mas é o tipo de conteúdo que sempre funciona, desde que você tenha um título cativante e uma estrutura acolhedora. O storytelling é a arte de ensinar ou transmitir um valor, contando uma história envolvente, é favorável a esse tipo de postagem. Os usuários apreciam a narrativa relativamente bem quando ela é relevante.
Uma postagem também pode indicar eventos, feedback, treinamento ou um evento, por exemplo. Tantas possibilidades que permitem variar o tipo de informação que você divulga aos seus clientes potenciais.
Carrossel do LinkedIn, um post eficaz e interativo!
Esse tipo de postagem é o equivalente a uma apresentação de slides criada por você. A grande vantagem é que é interativo. De fato, para as imagens rolarem, cabe ao usuário clicar na seta “próximo”. Portanto, é livre para continuar ou não para ver o seu trabalho.
Além disso, o carrossel permite transmitir todos os tipos de mensagens de forma divertida e animada. Um tutorial, uma apresentação da sua mão de obra ou dos seus novos produtos, o carrossel é a publicação atrativa do momento!
Post que pede a opinião dos clientes em potencial
Quer obter a opinião dos seus prospects e clientes para fins comerciais, de marketing ou simplesmente para animar a sua comunidade? Solicite-os diretamente na plataforma criando uma pesquisa! Os internautas adoram dar seu ponto de vista sobre diversos assuntos. Simples, em três cliques seu post em forma de pesquisa está pronto para ser distribuído!
Quer os assuntos sejam sérios ou um pouco mais descontraídos, as enquetes são eficazes porque têm o mérito de criar engajamento e provocar reações. Além disso, uma pesquisa gera cliques, o que pode aumentar a visibilidade de suas postagens. De fato, o algoritmo do LinkedIn favorece as postagens que obtêm reações.
Obviamente, as respostas que você recebe também podem ser usadas para ajustar sua estratégia, aprimorar seu marketing, estruturar sua oferta e melhorar seu produto.
Ao adotar todas as dicas desse artigo, você começará a ver níveis mais altos de engajamento imediatamente. Quanto melhor for sua presença, mais altos serão os níveis de interações que você terá.
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