faceboook

Como pedir uma indicação de emprego?

Conseguir uma Indicação de Emprego pode ser ideal para dar os Primeiros Passos na Carreira ou mesmo para Voltar ao Mercado. Veja 4 Dicas para Solicitar!(...)

Autor: Redação Impacta

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e com a alta taxa de desemprego, não basta ter uma excelente qualificação. Muitas vezes pode fazer diferença também conseguir uma boa indicação de emprego. 

A indicação pode ser uma importante e eficiente porta de entrada para os profissionais, principalmente no início de carreira, mas, claro, desde que acompanhada de habilidades e capacidades conforme a vaga. 

No entanto, a posição que a pessoa que indica outro profissional ocupa nem sempre é confortável, tendo em vista que ela pode se comprometer. É por isso que é preciso saber como solicitar uma indicação de emprego, de modo a não parecer invasivo. 

Pensando nisso, nós resolvemos elaborar este post com uma série de dicas para você conseguir uma indicação de emprego. Continue acompanhando o conteúdo para saber mais sobre o assunto e boa leitura!

Como pedir uma indicação de emprego ?

Conseguir uma indicação de emprego pode parecer uma tarefa delicada, mas você verá que é mais simples do que parece. Lembre-se que, acima de tudo, o seu histórico de comprometimento em qualquer lugar garantirá para as demais pessoas que você é alguém passível de ser indicado sem acarretar problemas para quem o indicou. 

Veja 4 dicas de como conseguir indicações de emprego sem parecer invasivo ou insistente

 

  • Conexões no LinkedIn

 

O LinkedIn é a maior rede social de perfil profissional do mundo. E uma excelente parceira para conseguir uma indicação! 

Para isso, lembre-se de manter o seu perfil no LinkedIn o mais completo possível e sempre atualizado. Além disso, pesquise sobre os colaboradores das empresas que você pretende conquistar uma vaga de emprego, principalmente aqueles que ocupam cargos importantes e estratégicos dentro da companhia. 

Assim, você poderá construir uma boa rede de conexões dentro da rede. A partir disso, será possível interagir com esses profissionais, divulgar o seu trabalho, conhecer mais sobre a empresa que você almeja trabalhar e participar de processos seletivos.   

Caso você esteja procurando a sua primeira oportunidade de emprego, poste sobre o seu cotidiano na universidade, sua experiência em trabalhos de grupo, pesquisas, visitas técnicas a empresas, semanas acadêmicas, seminários, palestras, cursos, trabalhos acadêmicos, ou seja, tudo que possa mostrar como você é um aluno engajado e com múltiplas aptidões e, consequentemente, será um excelente profissional. 

Agora, caso você esteja desempregado, não deixe de continuar aperfeiçoando-se e mostre isso no LinkedIn. Engaje-se com mais cursos e continue atuando em projetos e eventos na universidade, por exemplo.  

 

  • Ex-chefes, orientadores e colegas

 

Outra forma de conseguir uma indicação de emprego sem ser invasivo é manter uma boa relação com ex-chefes de trabalho/estágio, ex-orientadores da universidade e ex-colegas de universidade e trabalho. Ou seja, mantendo o bom e velho networking.

Por vezes, as pessoas acabam sendo demitidas de seus empregos por motivos que não estão relacionados a sua competência para exercer uma determinada função, mas sim por uma crise econômica e a necessidade de redução de custos, por exemplo.

Nesse sentido, é importante manter uma boa relação com o ex-chefe, pois certamente a empresa irá se recuperar no futuro e você poderá recuperar a vaga diretamente por sua indicação. 

O mesmo pode ocorrer com estágios. Desse modo, mesmo que o seu curso não demande estágio obrigatório, faça-o. Após concluí-lo, muitas pessoas que trabalharam com você poderão indicar você para ocupar uma vaga efetiva mais tarde. 

Além disso, manter uma boa relação com orientadores e professores da universidade também é uma ótima maneira de conseguir uma indicação. Muitas empresas entram em contato com as instituições de ensino superior para recrutarem jovens talentos e, se você for um bom aluno, certamente um professor ou seu orientador irá indicá-lo. 

Por fim, mantenha contato com os seus ex-colegas, tanto de trabalho/estágio quanto de faculdade. Essas pessoas certamente irão lembrar da sua competência e poderão também indicá-lo para uma oportunidade de emprego. Principalmente os seus ex-colegas de faculdade, tendo em vista que eles estarão adentrando ao mercado de trabalho gradualmente e poderão indicá-lo caso mais uma nova vaga surja. 

 

  • Programas de indicação

 

Há empresas que já contam com um programa de indicação, o qual auxilia no processo de recrutamento e seleção do departamento de gestão de pessoas. Vale destacar que o programa de indicação não substitui o processo seletivo da empresa, no entanto pode ser uma maneira de você conseguir se destacar.

Sendo assim, caso alguma das empresas que você deseja trabalhar disponham de um programa de indicação, tente conseguir uma pessoa que possa indicar você a partir das dicas mencionadas anteriormente.

Como a empresa já contará com um programa de indicação e ele fará parte da cultura da organização, a pessoa que poderá indicar você já se sentirá mais confortável e acostumada a essa situação. 

 

  • Carta de recomendação

 

Por fim, uma excelente maneira de conseguir uma indicação de emprego é com uma carta de recomendação!

A carta de recomendação é um documento solicitado pelo ex-empregado, estagiário ou trainee para a empresa com intuito de registrar que ele exerceu uma ótima atuação profissional dentro da companhia. Esse registro também servirá como uma recomendação para as demais empresas do ramo. 

Solicitar a carta de recomendação é uma atividade padrão e, devido a isso, não colocará ninguém em uma posição desconfortável, desde que você tenha exercido, obviamente, um bom trabalho na empresa. 

Concluindo…

Como você pôde perceber, há diversas formas de conseguir uma indicação de emprego sem ser invasivo e insistente. Você também deve ter percebido que para que as dicas apresentadas neste post sejam eficientes, você necessariamente precisa ser um bom estudante/profissional.

Nesse sentido, as dicas expostas neste conteúdo sobre indicação de emprego visam mostrar caminhos para que você evidencie ainda mais as suas habilidades, de modo que você crie maiores oportunidades para conseguir ocupar uma vaga de emprego e possa trilhar a trajetória profissional tão almejada.

Para mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter. 

Boa sorte!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!